Amialiusk triunfa perante a passividade das candidatas à geral!

A bielorrussa Alena Amialiusk (Canyon // SRAM Racing) conquistou a segunda etapa do Lotto Belgium Tour, uma ligação de 137.5km com partida e chegada em Galmaarden, após um final emocionante, em que se discutiu também a liderança da geral. O segundo lugar foi para a holandesa Lorena Wiebes (Team DSM), e o terceiro para a belga Lotte Kopecky (Belgium National Team), ambas a três segundos da vencedora.

Na etapa mais longa deste Lotto Belgium Tour, o dia prometia espetáculo por entre muros e setores de pavê, e assim foi, trazendo-nos uma etapa disputada e emocionante. A jornada começou com um ritmo bastante rápido, sem que ninguém conseguisse sair do pelotão na primeira de cinco voltas ao circuito de 27.5km que compunha a tirada. Só na segunda das voltas conseguimos ter uma ciclista a distanciar-se, com Rotem Gafinovitz (Bingoal Casino – Chevalmeire Cycling) a ganhar vantagem e a isolar-se.

Na terceira volta, o ritmo voltou a aumentar e novos ataques surgiram, com Gafinovitz a ganhar a companhia de Kopecky, Ellen van Dijk (Trek – Segafredo) e Alice Barnes (Canyon // SRAM Racing), e rapidamente estabeleceram um minuto de vantagem para o pelotão, que seguia comandado pela Team DSM. Por muito que parecesse que a vitória estaria na frente, o destino assim não quis, e depois de o quarteto perder Gafinovitz, eis que os azares começaram a surgir para destruir a escapada.

A pouco mais de 40km da chegada, já a meio da penúltima das voltas, Lotte Kopecky acabou por sofrer uma avaria mecânica quando a corrente lhe saltou, e pouco depois de já estar a rolar com o pelotão foi Ellen van Dijk que sofreu também uma avaria que a retirou da dianteira. Barnes ficou sozinha e por conta própria, e acabou por não conseguir aguentar a vantagem em solitário, sendo alcançada pelo pelotão a pouco menos de 27km para o final, à entrada da última volta ao circuito.

Na última volta, e já com um pelotão bastante reduzido, a corrida acabou por se decidir à entrada dos 10km finais. Hanna Ludwig (Canyon // SRAM Racing) foi a primeira a atacar, mas a sua movimentação estava condenada, já que pouco depois foi van Dijk a surgir de novo na ofensiva num pequeno muro, atacando de forma decisiva com Wiebes, Kopecky e Amialiusk. A espanhola Lourdes Oyarbide (Movistar) não conseguiu seguir de imediato, mas fez um grande esforço para não perder muito espaço e já numa fase mais plana acabou por conseguir chegar ao grupo, fechando assim o quinteto que viria a discutir a etapa.

As marcações na frente acabaram por ser decisivas, já que ninguém queria levar Wiebes para o risco e perder ao sprint, e por isso mesmo ninguém queria trabalhar para a holandesa. A 5km da chegada foi a própria Wiebes a atacar, surpreendendo as adversárias que a deixaram ganhar espaço e foram obrigadas a trabalhar em conjunto para a perseguir. Wiebes seria de novo alcançada a 3km do final, numa fase em que o jogo das marcações voltava. Amialiusk aproveitou muito bem o momento para lançar um forte ataque a 2.2km da meta, sem que ninguém tivesse vontade de responder, e foi progressivamente abrindo espaço. Oyarbide ainda tentou fazer a ponte, mas ficou a meio caminho, e a 1.5km do final foi alcançada por Kopecky, que trazia Wiebes e van Dijk na roda. Já dentro do último km, a espanhola tentou atacar de novo, mas sem sucesso, e acabou por tentar levar o grupo à discussão da vitória, o que acabou por não acontecer. A vantagem de Amialiusk era já demasiado grande e a bielorrussa conquistou assim a sua primeira vitória do ano. Wiebes e Kopecky acabaram por discutir o segundo posto, e por entre uma movimentação pouco legal da belga, acabou por ser mesmo a holandesa a ser segunda, o que lhe valeu também a ascensão à liderança da classificação geral.

Com o segundo lugar no dia, Wiebes é agora a camisola amarela da prova, à entrada para o último dia de corrida, assim como a líder da juventude. Kopecky lidera a classificação por pontos, e Gafinovitz a classificação da montanha.

Classificações Completas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock