Alastair Mackellar bate portugueses na segunda etapa do Trofeu Joaquim Agostinho!

O australiano Alastair Mackellar (Israel Cycling Academy) venceu a segunda etapa do 44º Grande Prémio de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, uma ligação de 166km entre Arruda dos Vinhos e Torres Vedras, ao ser o mais forte no sprint final, batendo os portugueses Rafael Silva (Antarte – Feirense) e Tiago Antunes, ambos terminando com o mesmo tempo do vencedor.

A jornada começou a grande ritmo, com diversas tentativas de ataques a não sucederem. Foi só ao km20 que um grupo com Tiago Machado (Rádio Popular – Boavista), João Matias (Louletano – Loulé Concelho), Ricardo Mestre e José Mendes (W52 – FC Porto), Joan Bou (Euskaltel – Euskadi), Fábio Oliveira (Antarte – Feirense), Mario Aparicio (Burgos – BH) conseguiu ganhar vantagem ao pelotão, mesmo tendo a presença do 7º classificado à geral, Joan Bou.

A vantagem dos escapados foi crescendo para perto dos três minutos, o que obrigou a Efapel a aumentar o ritmo na tentativa de reduzir a diferença. A situação, ainda assim, acabou por complicar para a formação do camisola amarela, já que ao km 65, logo após a subida para o Parque Eólico da Carvoeira, João Rodrigues (W52 – FC Porto) e Alberto Gallego (Rádio Popular – Boavista) conseguiram fazer a ponte para a frente da corrida.

A entrada no circuito final e as três voltas que se deram a um duro percurso fechado acabaram por fazer a restante seleção, acabando com as aspirações da fuga. Gallego e Mestre foram os últimos alcançados, já na última passagem pela Serra da Vila, com cerca de 3km para a meta.

Com a Efapel sem unidades, os ataques para tentarem desfazer a liderança de Frederico Figueiredo não sucederam, e a discussão voltou a cair para o sprint, desta vez num grupo com quase 30 ciclistas. Rafael Silva e Tiago Antunes surgiram em grande nível, mas foi o australiano Mackellar que surpreendeu toda a gente e conquistou um excelente e apertado triunfo.

O líder da geral, Frederico Figueiredo (Efapel) foi nono e mantém-se de amarelo e de verde, pelo menos até amanhã. Joan Bou é o novo líder da montanha, e o britânico Mason Hollyman (Israel Cycling Academy) o novo líder da juventude. João Matias (Louletano – Loulé Concelho) lidera a classificação dos sprints intermédios.

Classificações Completas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Nem um empurrão de Serrano tirou a primeira vitória profissional de Edward Planckaert!

Edward Planckaert (Alpecin-Fenix) ganhou a primeira etapa da Vuelta a Burgos, batendo Gonzalo Serrano (Movistar) sobre a linha de meta, mesmo depois de ter levado um empurrão do espanhol. Numa chegada coincidente com uma rampa em Burgos, uma aceleração de Romain Bardet (Team DSM) com quatro corredores foi sucificente para abrir uma brecha, e quintento […]

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock