Abram alas para o Campeão do Mundo de CRI! Filippo Ganna primeiro líder do Giro!

O italiano Campeão Mundial de Contrarrelógio Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) venceu esta tarde o contrarrelógio de abertura do 104º Giro d’Itália, terminando os 8.6km do esforço individual em 8:47, com uma média de 58.7km/h, um valor absurdo para um contrarrelógio! O segundo lugar foi para o seu comaptriota Edoardo Affini (Jumbo – Visma), a 10s, e o terceiro para o norueguês Tobias Foss (Jumbo – Visma), a 13s.

Saiu hoje finalmente para a estrada a 104ª edição do Giro d’Itália, uma corrida que estará debaixo dos olhares atentos dos portugueses, e que contará com 3 das nossas maiores figuras da modalidade ao longo de três semanas de corrida. Em dia de esforço individual, os primeiros tempos de referência começaram a surgir bem cedo, com Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers) e Nelson Oliveira (Movistar) a marcarem 9:14 e 9:16, tempos que os mantiveram nas duas primeiras posições durante bastante tempo.

A marca de Castroviejo só foi batida por Matthias Brandle (Israel Start-Up Nation) algum tempo depois, com o austríaco a fechar em 9:09 e a fazer os espectadores colocarem pela primeira vez o olho numa marca abaixo dos 9min para a vitória. Meia hora seria o tempo de Brandle na cadeira quente, já que pouco depois chegaria Tobias Foss com uma marca canhão de 9:00 que surpreendeu muitos dos presentes!

Os grandes candidatos foram chegando, e a surpresa deu-se de novo quando Remi Cavagna (Deceuninck – Quick Step) não conseguiu fazer melhor que 9:05 e ficava assim arredado da vitória. Pouco depois chegaria Affini, que se tornou no primeiro homem a baixar dos 9min e colocava um tempo que ameaçava vitória. Os grandes favoritos à geral foram chegando, mas todos se situavam entre os 20-25 de Affini.

Porém, a tendência foi contrariada com o português João Almeida (Deceuninck – Quick Step), que foi capaz de fechar a prova em 9:04, um tempo que lhe daria a quarta posição final, roubando tempo a todos os principais adversários! A expectativa para o final era o duelo entre Remco Evenepoel (Deceuninck – Quick Step), e Filippo Ganna… Se o regressado belga conseguiu fechar atrás de Almeida em 9:06, o Campeão Mundial não deu hipótese e dizimou toda a concorrência, fechando com o tempo de 8:47 para conquistar a quarta vitória da temporada e vencer pela segunda vez consecutiva a etapa inaugural do Giro d’Itália!

Nelson Oliveira terminou em 16º, a 29s do vencedor, e Ruben Guerreiro (EF Education – Nippo) em 74º, a 47s.

Ganna é o líder da geral, dos pontos e da juventude após o primeiro dia de corrida.

Classificações

Resultados do Passatempo

Luís Fonseca é o vencedor da primeira etapa e primeiro líder da classificação geral!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock