Tiago Santos é o grande vencedor da Volta a Portugal de Cadetes!

O jovem português Tiago Santos (Alcobaça CC / Crédito Agrícola) conquistou a 13.ª edição da Volta a Portugal de Cadetes, após vencer a terceira e última etapa da competição, com 84.9km entre Rio Maior e Santarém, batendo ao sprint o espanhol Hector Alvarez (Grupo Sime – Level) sobre o risco de meta! O terceiro lugar foi para Tiago Silva (Grupo Desportivo de Lousã), já a 7s do vencedor.

Tiago Santos venceu a última etapa ao sprint.

Com quase 85km de extensão, a terceira e mais dura tirada da Volta a Portugal de Cadetes contava com três contagens de montanha e prometia ser decisiva para se encontrar o vencedor final. A jornada foi desde cedo atacada, com diversos ciclistas a tentarem saltar para a frente do pelotão e a rolarem escapados, mas sem que a camisola amarela de Juan José López (Valverde Team) estivesse em perigo, com a equipa espanhola a controlar as movimentações.

Porém, a pouco mais de 20km para a meta, um quarteto com três portugueses e um espanhol acabou por conseguir escapar sem que a Valverde Team pudesse responder. Tiago Santos, Hector Alvarez, Tiago Silva e José Moreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) colaboraram de forma praticamente perfeita, e foram ganhando tempo ao pelotão que não se conseguia aproximar.

Com uma vantagem estabelecida a cerca de 50s, a decisão da etapa e da geral caiu para o quarteto na dianteira, e foi já na rampa final em Santarém que Tiago Santos e Hector Alvarez se isolaram dos companheiros escapados, para disputarem a vitória num sprint a dois. Tiago acabou por ser o mais forte e levar não só a etapa como garantir a vitória na classificação geral final.

O anterior líder, Juan José López, foi 33º a 55s, e falhou a defesa da camisola amarela, tendo sido forçado a contentar-se com a terceira posição na geral final.

O pódio final com os diversos vencedores.

Tiago Santos é assim o grande vencedor da 13ª Volta a Portugal de Cadetes, com Héctor Álvarez a fechar na segunda posição da geral a 8s e Juan José López a ser terceiro a 11s. Tiago venceu também a camisola verde, símbolo de triunfo na classificação por pontos. Henrique Lopes (Seissa / KTM – Bikiseven / Matias&Araújo / Frulact) venceu a classificação da montanha e a camisola azul, após ter estado presente nas diversas movimentações do dia. Héctor Álvarez foi o melhor jovem e a Grupo Sime – Level o melhor coletivo.

Classificações Completas (Clique Aqui)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock