A aula de Pogacar!

O esloveno Tadej Pogacar da UAE Team Emirates venceu a nona etapa do Tour de France, uma ligação de 153km entre Pau e Laruns, batendo ao sprint o compatriota Primoz Roglic da Jumbo – Visma, e o suiço Marc Hirschi da Team Sunweb, ambos com o mesmo tempo do vencedor, numa etapa recheada de espetáculo!

Etapa 9 do Tour de France, um dia de montanha antes de chegarmos ao primeiro dia de descanso, que será já amanhã. O dia começou animado com muitos ciclistas a tentarem fazer parte da fuga do dia e nenhuma escapada a conseguir formar-se nos primeiros 60km. Quem não aguentou o ritmo do pelotão foi Fabio Aru, que após cerca de 30km rolava apenas à frente do carro vassoura, e acabou por abandonar já com ##km para o final.

Com 90km por percorrer, Marc Hirschi (Team Sunweb) isolou-se e conseguiu escapar em solitário, ganhando cumulativamente tempo ao pelotão, que cada vez era mais curto. Atrás dele ainda se formou um grupo em perseguição, com Davide Formolo (UAE Team Emirates), Omar Fraile (Astana Pro Team), Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers), David Gaudu e Sébastien Reichenbach (Groupama – FDJ), Warren Barguil (Arkea – Samsic), Daniel Martinez (EF Pro Cycling) e Lennard Kämna (Bora – Hansgrohe).

Hirschi conseguiu manter o seu esforço, e não foi alcançado pelo grupo, que viu também a sua vantagem crescer gradualmente. A 45km do final o pelotão comandado pela Jumbo – Visma alcançou o grupo intermédio, com Hirschi a seguir já a 4:30, mas a partir daqui a equipa de Primoz Roglic acelerou, e a vantagem começou a cair.

O suiço da Sunweb entrou no Col de Marie Blanque com 3:30 de vantagem, e o comboio da Jumbo começou a carburar, com Wout van Aert, Sepp Kuss, e quando George Bennett começou o seu trabalho, Tadej Pogacar lançou o seu primeiro ataque, com Dumoulin a responder numa primeira instância, partindo completamente o grupo, e Roglic depois a fechar um curto espaço, com o holandês a abrir para o lado.

A vantagem de Hirschi foi caindo, com uma série de ataques a sucederem na parte de trás, quer por Pogacar, quer por Roglic, e mesmo por Egan Bernal, que depois do sinal negativo de ontem, pareceu hoje bem melhor! Muitos candidatos passaram mal, o camisola amarela Adam Yates foi dos primeiros a ceder terreno, assim como Miguel Angel Lopez, e na frente, Pogacar, Roglic, Bernal e Landa ganhavam espaço para os restantes.

O quarteto cruzou o topo do Col de Marie Blanque com apenas 15 segundos de distância para Hirschi, e um grupo com Quintana, Uran, Porte, G. Martin, Mollema e Bardet a cerca de 15-20 segundos mais atrás. Adam Yates, Enric Mas, Alejandro Valverde, Miguel Angel Lopez e Damiano Caruso seguiam já a cerca de 1 minuto de Hirschi.

Com a descida, Hirschi conseguiu recuperar cerca de 15 segundos, mas com a chegada ao falso plano final foi inevitavelmente alcançado, tirando mesmo pé quando percebeu que tal seria inevitável. O grupo de Quintana esteve muitas vezes perto de fechar, mas não conseguiu, e a discussão da vitória foi mesmo para o quinteto da frente. Roglic assumiu o grupo sendo o melhor sprinter dos candidatos, mostrando não ter medo de dar a cara, e Marc Hirschi abriu o sprint a 250m do final. Porém, foi muito cedo para o suiço, e Tadej Pogacar, que havia apanhado a sua roda, saiu no momento certo para vencer a sua primeira etapa na sua primeira participação no Tour de France, com Roglic a ser ainda segundo e a subir à liderança da geral, e Hirschi apenas terceiro!

O grupo de Quintana chegou logo atrás, a apenas 11 segundos, comandado por Bauke Mollema que foi sexto. O líder, Adam Yates, chegou a apenas 54s, num grupo liderado por Damiano Caruso, e caiu para a oitava posição na classificação geral.

Primoz Roglic é agora o novo líder da classificação geral, com Peter Sagan a manter a liderança dos pontos, Benoit Cosnefroy a da montanha, e Egan Bernal a da juventude. Marc Hirschi foi o mais combativo do dia.

Nelson Oliveira foi 81º a 22:42, e segue agora em 59º na geral, a 1:07:35 de Roglic.

Flávio Vale vence etapa no passatempo, com Daniel Meneses a alargar a liderança na classificação geral para cerca de 500 pontos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock