Kämna vence, Ruben Guerreiro é 2º! Na geral tudo igual!
O alemão Lennard Kämna (Bora – Hansgrohe) venceu a quinta a etapa da Volta a Catalunya a partir da fuga do dia, e deu assim a primeira vitória do ano à sua equipa! O português Ruben Guerreiro (EF Education – Nippo) foi 2º, depois de ser ter distanciado nos metros finais do grupo que perseguia o alemão, chegando a 39s, e o espanhol Mikel Bizkarra (Euskaltel – Euskadi) foi terceiro, a 42s.
A Deceuninck – QuickStep foi a principal agitadora do dia, procurando colocar diversos ciclistas em fuga, talvez para tentar preparar uma mexida de João Almeida na última subida. O italiano Fausto Masnada foi o primeiro a tentar, mas devido à sua proximidade na classificação geral acabou por não ter liberdade para sair. A equipa belga acabou por conseguir colocar todos os outros ciclistas na frente, com Remi Cavagna a ser o primeiro a introduzir-se na mexida que acabaria por resultar com Matej Mohoric (Bahrain Victorious), a quem depois se juntaram Thymen Arensman (Team DSM) e Ide Schelling (Bora – Hansgrohe), a 160km do final.
A descida da primeira contagem de montanha acabaria por ser decisiva, já que o pelotão havia partido com um grupo de 40 ciclistas, no qual se incluía Ruben Guerreiro, sem nenhum perigo à geral de Yates, a ganhar vantagem e a seguir em busca do quarteto de líderes. A Ineos nunca esteve muito preocupada, e controlou sempre a distância, até porque a retiradas das bonificações reduzia as chances da classificação geral ser atacada.
Antes da última subida, Cavagna atacou e abriu mais de 1 minuto de vantagem para os restantes adversários de fuga, tempo que acabaria por não ser suficiente para o francês se manter na liderança no topo do Port de Montserrat, ao ser alcançado por Sebastien Reichenbach (Groupama – FDJ) e por Bizkarra, com um grupo de cerca de 20 ciclistas logo atrás.
O planalto acabou por os juntar a todos, e a descida final foi decisiva com os diversos ataques que aconteceram. O espanhol Carlos Verona (Movistar) esteve bastante tempo adiantado e parecia que a vitória não lhe ia fugir, mas acabou alcançado dentro dos últimos 10km. Lennard Kamna acabou por conseguir isolar-se e usar a sua técnica para abrir espaço que não mais seria fechado, conquistando assim a sua primeira vitória em 2021.
O pelotão não teve mexidas até João Almeida ter atacado dentro dos últimos 200m na tentativa de roubar segundos e ainda assaltar o top5 da geral. O espanhol Alejandro Valverde (Movistar) estava atento e sprintou para não ceder tempo para o jovem português.
O trio Ineos permanece no pódio da classificação geral, com as camisolas das diversas classificações a manterem-se no corpo dos mesmos portadores por mais um dia.