Bryan Coquard conquista etapa 2 do Tour de Suisse! Rui Costa foi 5º!

O francês Bryan Coquard (EF Education – EasyPost) venceu a segunda etapa do Tour de Suisse, uma ligação de 177km entre Vaduz e Regensdorf, batendo ao sprint o australiano Michael Matthews (Team Jayco-Alula) e o belga Arnaud De Lie (Lotto Dstny).

Fuga facilmente se forma

A segunda etapa do Tour de Suisse começou com diversas tentativas de ataque com Gerben Kuypers (Intermarché – Wanty), Roberto Gonzalez (Team Corratec – Vini Fantini) e Félix Stehli (Seleção Suíça) a formarem a fuga do dia. Antoine Debons (Team Corratec – Vini Fantini) e Luca Jenni (Seleção Suíça) também saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para o trio da frente. A 172km do fim, os dois perseguidores juntaram-se aos três da frente. A diferença entre a fuga do dia e o pelotão era de 3:00.

A 135km do fim, na primeira contagem do dia, Kuypers foi o primeiro a passar no topo. 32km depois, na segunda contagem do dia, Jenni foi o primeiro a passar no alto. Gonzalez acabou por deixar de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. O quarteto da frente tinha uma vantagem de 40s sobre Gonzalez e 5:00 sobre o pelotão. A 66km do fim, Gonzalez acabou por ser alcançado. 30km depois, no sprint intermédio do dia, Jenni foi o mais forte.

Fuga alcançada e ataques acontecem no pelotão

A 25km da meta, no km de ouro, Stehli foi buscar 6s de bonificação. Jenni conquistou 3s, Kuypers 2s e Debons 1s. No pelotão, o ritmo aumentou e alguns ciclistas acabavam por ceder. A 13.4km da meta, os ciclistas entraram na última subida do dia, a Regensberg, com 2.9km a 6.3%. Jenni acelerou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. 2km depois, David de la Cruz (Q36.5 Pro Cycling Team) atacou e tentava chegar ao suíço.

Rui Costa foi o melhor português na etapa 1 do Tour de Suisse (Foto: Sabine Zwicky/SprintCyclingAgency©2024)
Rui Costa foi o melhor português na etapa 2 do Tour de Suisse (Foto: Sabine Zwicky/SprintCyclingAgency©2024)

A 11km da meta, a Alpecin – Deceuninck aumentou o ritmo do pelotão e De la Cruz e Jenni foram rapidamente alcançados. O forte ritmo da equipa belga também provocou um corte no pelotão. 1.5km depois, Soren Kragh Andersen (Alpecin – Deceuninck) foi o primeiro a passar no topo da terceira contagem do dia. Poucos metros depois, na descida, o dinamarquês e Mauro Schmid (Team Jayco-AlUla) conseguiram uma ligeira vantagem a descer. A EF Education – EasyPost assumiu a perseguição.

A 5.2km da meta, alguns ciclistas fizeram ao grupo da frente. Um grupo que cortou na subida conseguiu reentrar no pelotão. Poucos metros depois, quando o pelotão tava a alcançar o grupo da frente, Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost) atacou e conseguiu uma pequena vantagem. A 3km da meta, alguns ataques aconteceram no pelotão com um grupo de quatro ciclistas a ficar intermédio, mas acabou por ser alcançado. 1.7km depois, Bettiol foi alcançado. Ethan Hayter (Ineos Grenadiers), Emanuel Buchmann (Bora – Hansgrohe) e Yannis Voisard (Tudor Pro Cycling Team) ficaram envolvidos numa queda.

Caótica chegada ao sprint

No km final, várias equipas começaram a lutar pela frente do pelotão, mas foi o comboio da Lotto Dstny que acabou por assumir o comando. Nos metros finais, Coquard lançou o sprint final com De Lie na sua roda. O belga acabou por ter um problema na corrente que fez com que o francês ganhasse um bom espaço. Matthews ainda tentou fechar o espaço, mas acabou por não conseguir e Coquard estreou-se assim a vencer este ano na etapa 2 do Tour de Suisse.

De Lie conseguiu resolver o problema na corrente e ainda passou Brandon Rivera (Ineos Grenadiers) para ser terceiro. A Alpecin – Deceuninck fez um grande trabalho para Axel Laurance na última subida do dia. O jovem francês acabou por ficar sem ajuda, nos kms finais, e não estava bem posicionado. Mesmo assim, acabou por ser 6º.

João Almeida é agora 3º na geral do Tour de Suisse (Foto: Sabine Zwicky/SprintCyclingAgency©2024)
João Almeida é agora 3º na geral do Tour de Suisse (Foto: Sabine Zwicky/SprintCyclingAgency©2024)

O português Rui Costa (EF Education – EasyPost) também esteve no sprint final e conseguiu um excelente 5º posto. João Almeida (UAE Team Emirates) e Nelson Oliveira (Movistar Team) chegaram seguros no pelotão e foram 45º e 64º, respetivamente. Na geral, João Almeida é agora 3º. Nelson Oliveira subiu para 18º e Rui Costa para 48º.

Yves Lampaert (Soudal Quick-Step) manteve a liderança da classificação geral e da classificação por pontos do Tour de Suisse. Gerben Kuypers é o primeiro líder da classificação da montanha. Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) é o melhor jovem e a UAE Team Emirates a melhor equipa.

Yves Lampaert segue o camisola amarela do Tour de Suisse (Foto: Heinz Zwicky/SprintCyclingAgency©2024)
Yves Lampaert segue o camisola amarela do Tour de Suisse (Foto: Heinz Zwicky/SprintCyclingAgency©2024)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images Sport

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock