Francisco Pereira vence etapa 2 do GP Douro Internacional! Francisco Peñuela segue líder!

Francisco Pereira (ABTF Betão – Feirense) conquistou a sua primeira vitória entre os Elites na etapa 2 do GP Douro Internacional! O ciclista da equipa da Feira foi o mais forte em fuga, após 147,2km entre Santa Marta de Penaguião e Carrazeda de Ansiães, numa jornada que foi neutralizada devido às más condições meteorológicas. Gaspar Gonçalves (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) foi segundo, e o espanhol Jorge Galvez (Zamora Enamora) terceiro.

Início rápido com a fuga a surgir apenas após o Sprint Especial

A segunda etapa do GP Douro Internacional foi marcada pelo mau tempo que neutralizou a corrida. Os primeiros 90km da jornada foram disputados sob condições normais, e aí vigorou a força da fuga. Apenas ao km 21 se formou a fuga do dia, logo após o Sprint Especial de Tabuaço, onde Francisco Campos (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) foi o mais forte.

Em fuga colocou-se um grupo com Rodrigo Caixas (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car), Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Franklin Chacón (CCL / Matdiver / Anastácio Mendes Lda), Cláudio Leal (Porminho Team), Deetray Jarret (Technosylva Maglia Bembibre), Jorge Galvez, Francisco Pereira e Gaspar Gonçalves. A Rádio Popular – Paredes – Boavista assumiu o pelotão, e deu ao grupo uma vantagem de cerca de 4min.

Na frente, a segunda categoria de Santa Marinha, ao km 38,8, começou a fazer diferenças. Franklin Chacon descolou durante a subida, enquanto Gaspar Gonçalves foi o primeiro na contagem de montanha. A corrida prosseguiu com a diferença a manter-se relativamente estável para o pelotão. Ao km 80,1 surgiu a Meta Autarquias de Murça, com Rodrigo Caixas a ser primeiro.

Corrida neutralizada pelo mau tempo, mas fuga pôde discutir o triunfo

Rapidamente o grupo chegou à terceira categoria do Alto do Cavalo. A subida, curta mas íngreme, fez-se difícil, e Gaspar Gonçalves voltou a ser o primeiro no topo. Perante as condições difíceis da descida, com a estrada muito escorregadia, a corrida foi neutralizada. Era esperado que retomassem com as mesmas diferenças ao km 105,5, mas assim não sucedeu. Após reunião com todos os representantes, deu-se à fuga a hipótese de disputar a vitória, não havendo diferenças de tempo na meta para a geral. A contagem de primeira categoria coincidente com a meta seria também retirada.

Até ao risco final, disputou-se apenas o Sprint Intermédio de Favaíto, com Miguel Salgueiro a ser primeiro. O grupo da frente partiu-se durante a fase final da corrida. Aos últimos 10km resistiam apenas Francisco Pereira, Gaspar Gonçalves, Rodrigo Caixas e Jorge Galvez. O ciclista da ABTF Betão – Feirense fez a diferença a 5km do fim, quando conseguiu atacar subtilmente no grupo. Perante a marcação dos adversários, Francisco ganhou cada vez mais vantagem e conseguiu assim vencer a etapa.

Não havendo diferenças contabilizadas, Francisco Peñuela (Rádio Popular – Paredes – Boavista) mantém a liderança da geral e por pontos. Tiago Leal (Rádio Popular – Paredes – Boavista) segue também na frente da montanha, Miguel Salgueiro dos Sprints Intermédios e Fabrizio Crozzolo (Technosylva Maglia Bembibre) da juventude. Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor) mantém a liderança das Metas Autarquias e Francisco Campos é o novo líder nos Sprints Especiais. A Rádio Popular – Paredes – Boavista continua a melhor equipa.

Francisco Peñuela segue na liderança do GP Douro Internacional!
Francisco Peñuela segue na liderança do GP Douro Internacional!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Igor Martins / Global Imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock