Francisco Peñuela vence em Resende e é o primeiro líder do GP Douro Internacional!

O venezuelano Francisco Peñuela (Rádio Popular – Paredes – Boavista) venceu a primeira etapa do GP Douro Internacional, uma jornada de 141,5km com partida e chegada em Resende, após atacar nos metros finais para bater o dinamarquês Mathias Bregnhoj (Sabgal / Anicolor) por 6s e o argentino Nicolas Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) por 8s.

Começo muito atacado na luta pela fuga

A quarta edição do GP Douro Internacional teve hoje início com uma difícil etapa em Resende. O dia começou por ser muito atacado, e 15 ciclistas acabaram por ganhar alguma distância, mas foram alcançados ao km 12. Rapidamente surgiu o primeiro sprint intermédio em Barrô, com Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) a bater Tiago Antunes (Efapel Cycling).

Logo após a meta intermédia, surgiu a fuga do dia com seis ciclistas. João Macedo (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car), Leangel Linarez (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Francisco Campos (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Tiago Ferreira (Kelly – Simoldes – UDO), Carlos Oyarzun (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), Jose Martin (CCL / Matdiver / Anastácio Mendes Lda.) e Fabrizio Crozzolo (Technosylva Maglia Bembibre) foram os elementos a escapar. Ao km 26, o grupo contava já com 2:10 de vantagem.

Subida partiu a corrida

Ao km 38, Jose Martin venceu o sprint especial de Resende, com Liñarez já descolado do grupo. A distância dos escapados foi-se reduzindo e o grupo foi alcançado ainda antes da primeira categoria de São Cristovão. A subida, com 10,8km a 7,1% de pendente média, partiu o pelotão e alterou por completo a corrida. Tiago Leal (Rádio Popular – Paredes – Boavista) e Abner Gonzalez (Efapel Cycling) atacaram e ganharam algum terreno sobre o pelotão. No topo da contagem, o português foi primeiro e garantiu a ida ao pódio para a camisola azul.

Os dois ciclistas conseguiram cerca de 1:30 sobre o pelotão, mas Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor) atacou a cerca de 50km do fim. Aproveitando o terreno em descida, o ciclista da formação de Águeda fez a ponte para a dupla 10km depois. Com o pelotão a recuperar, Mendonça atacou e ficou isolado na dianteira. O ciclista da Sabgal / Anicolor resistiu até 10km do fim, enquanto Leal e Gonzalez foram alcançados mais cedo. Ainda assim, Mendonça venceu a Meta Autarquias de Resende, a 11km da meta.

Final com muitos ataques pela vitória

Com o pelotão muito reduzido, os ataques continuaram a acontecer. Antunes, Bregnhoj, Peñuela e Tivani escaparam pouco depois e ganharam cerca de 15s de vantagem. Os quatro entraram nos últimos 3km na frente, mas vários ataques atrás partiram a corrida. Miquel Valls (CCL / Matdiver / Anastácio Mendes Lda.) ainda tentou passar direto e entrou no km final na frente. A colina final em Resende acabou por ser decisiva, com o espanhol a quebrar. Peñuela foi o mais forte, atacando nos metros finais para a vitória, conseguida com 6s sobre Bregnhoj.

Com o triunfo, Peñuela é o primeiro líder da geral do GP Douro Internacional e da classificação por pontos. Tiago Leal comanda na montanha, Miguel Salgueiro nos sprints intermédios, e Fabricio Crozzolo (Technosylva Maglia Bembibre) é o melhor jovem. Luís Mendonça lider as Metas Autarquias e Jose Martin os Sprints Especiais. A Rádio Popular – Paredes – Boavista comanda por equipas.

A celebração da vitória de Francisco Peñuela na etapa 1 do GP Douro Internacional!
A celebração da vitória de Francisco Peñuela com César Fonte e Hugo Nunes!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto: Igor Martins / Global Imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock