Derek Gee conquista etapa 3 e sobe à liderança do Critérium du Dauphiné!
O canadiano Derek Gee (Israel – Premier Tech) venceu a terceira etapa do Critérium du Dauphiné, uma ligação de 181.7km entre Celles-Sur-Durolle e Les Estables, batendo ao sprint o francês Romain Grégoire (Groupama – FDJ). O britânico Lukas Nerurkar (EF Education – EasyPost) fechou o pódio a 3s.
Início com alguns ataques, mas fuga consegue formar-se
A terceira etapa do Critérium du Dauphiné começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 159km do fim, na primeira contagem do dia, Nicolas Prodhomme (Decathlon AG2R La Mondiale) foi o primeiro a passar no topo. Cerca de 9km depois, Rémy Rochas (Groupama – FDJ), Harry Sweeny (EF Education – EasyPost) e Prodhomme atacaram e formaram a fuga do dia.
A 135km do fim, Primoz Roglic (Bora – Hansgrohe) ficou envolvido numa queda, mas conseguiu voltar à bicicleta e reentrar no pelotão. 30km depois, no sprint intermédio do dia, Prodhomme foi buscar a pontuação máxima. Os três da frente tinham uma vantagem de 3:10 sobre o pelotão. A 94km do fim, na segunda contagem do dia, Rochas foi o primeiro a passar no alto. 40km depois, o francês foi novamente o primeiro a passar no alto da terceira contagem do dia.
Juul-Jensen faz a ponte para a fuga do dia
A 41km do fim, Christopher Juul-Jensen (Team Jayco-AlUla) atacou e tentava fazer a ponte para o grupo da frente. 1km depois, Valentin Madouas (Groupama – FDJ) saltou do pelotão e tentava chegar ao dinamarquês. A 36km do fim, Juul-Jensen juntou-se ao grupo da frente que tinha 25s de vantagem sobre Madouas e 50s sobre o pelotão. 2km depois, na quarta contagem do dia, Rochas foi o primeiro a passar no alto.
A 30km da meta, Madouas foi alcançado pelo pelotão. 1km depois, Chris Harper (Team AlUla-Jayco) sofreu uma queda, mas conseguiu voltar à bicicleta e tinha alguns colegas de equipa à sua espera. A 23km da meta, Rochas perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. 1km depois, Harper conseguiu reentrar no pelotão. A 10km da emta, o trio da frente tinha 30s de vantagem sobre o pelotão. 3km depois, Mads Pedersen (Lidl – Trek) aumentou o ritmo do pelotão.
Fuga alcançada e ataques surpreendem o pelotão nos metros finais
A 3.8km da meta, os ciclistas entraram na subida final, o Côte des Estables, que tem uma pendente média de 5.2%. 1.3km depois, os três da frente foram alcançados. A 900 metros da meta, Krists Neilands (Israel – Premier Tech) atacou, mas Matteo Sobrero (Bora – Hansgrohe) acabou por fechar o espaço. Cerca de 400 metros depois, Derek Gee atacou e foi apenas seguido por Romain Grégoire. Sean Quinn (EF Education – EasyPost) tinha Lukas Nerurkar na sua roda e tentava fechar o espaço, mas não estava a conseguir.
A cerca de 350 metros da meta, Grégoire atacou, mas Gee conseguiu agarrar a sua roda. Nos metros finais, o canadiano lançou o sprint final. O francês não teve capacidade para responde e Gee conquistou assim a sua primeira vitória no World Tour na etapa 3 do Critérium du Dauphiné. Nerurkar acabou por ser o mais forte ao sprint do pelotão para ser terceiro a 3s.
Derek Gee é o novo líder da classificação geral do Critérium du Dauphiné. Giulio Ciccone (Lidl – Trek) é o novo líder da classificação por pontos e Romain Grégoire da juventude. Mathis Le Berre (Arkea-B&B Hotels) manteve a liderança da classificação da montanha e a Movistar Team segue a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Critérium du Dauphiné