Kathrin Schweinberger volta às vitórias na Dwars door de Westhoek!
A austríaca Kathrin Schweinberger (Ceratizit-WNT Pro Cyclig) venceu a Dwars door de Westhoek, uma clássica de 138.3km com partida e chegada em Boezinge, batendo ao sprint a australiana Lauretta Hanson (Lidl – Trek). A americana Lily Williams (Human Powered Health) fechou o pódio a 1:46.
Cortes na primeira metade da corrida
A Dwars door de Westhoek começou com um ritmo elevado. O vento, o paralelo e algumas zonas com alguma inclinação podiam ter um grande impacto na corrida e algumas equipas poderiam querer surpreender ao tentarem partir a corrida de longe.
A cerca de 80km do fim, cortes acabaram por acontecer no pelotão e Lauretta Hanson, Fleur Moors, Ilaria Sanguineti e Lucinda Brand (Lidl – Trek), Kathrin Schweinberger e Franziska Brausse (Ceratizit-WNT Pro Cycling), Alice Wood e Lily Williams (Human Powered Health), Scarlett Souren e Sofie Van Rooijen (VolkerWessels Pro Cycling Team), Lotta Henttala (EF Education – Cannondale), Maud Rijnbeek (AG Insurance-Soudal Team) e Fauve Bastiaenssen (Lotto Dstny) ficaram isoladas. Ally Wollaston (AG Insurance-Soudal Team), Marthe Truyen (Fenix – Deceuninck) e Tereza Neumanova (UAE Team ADQ) foram as principais ciclistas que ficaram cortadas.
Duas ciclistas consegue isolar-se e disputam corrida ao sprint
A 55km do fim, o grupo da frente tinha uma vantagem de 1:00. No pelotão, não havia muitas equipas na frente e o grupo da frente ganhava cada vez mais tempo. 28km depois. Souren, Van Rooijen e Bastiaenssen perderam o contacto com o grupo da frente. Logo a seguir, ataques começaram a acontecer na frente da corrida, mas nenhuma ciclista estava a conseguir ganhar um espaço importante.
A 24km da meta, Bastiaenssen, Van Rooijen e Souren reentraram no grupo da frente. 3km depois, Kathrin Schweinberger e Lauretta Hanson atacaram e conseguiram isolar-se na frente da corrida. No grupo perseguidor não havia uma boa cooperação e as duas da frente tinham, km após km, uma maior vantagem.
Hanson e Schweinberger seguiram juntas para a linha de meta e acabaram a disputar a corrida ao sprint. A austríaca acabou por não dar hipótese e regressou assim às vitórias, 3 anos depois, na Dwars door de Westhoek. Hanson ficou perto de voltar aos triunfos, mas acabou por ser 2ª. Lily Williams foi mais forte ao sprint que Sofie Van Rooijen e Lotta Henttala para ser 3ª a 1:46. Destaca-se a excelente corrida da belga de 18 anos, Fleur Moors, que conseguiu ser 6ª.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Daan van Overveld