Ana Caramelo conquista Taça de Portugal Feminina após vitória de Inna Abaidullina na Maia!
A russa Inna Abaidullina (Matos Mobility – Flexaco) venceu a última prova da Taça de Portugal Feminina, uma corrida de 102,7km disputada na cidade da Maia! A vitória confirmou a Inna o triunfo na Taça de Portugal Feminina no escalão Sub-23, enquanto Ana Caramelo (Matos Mobility – Flexaco) foi segunda entre as Elites para confirmar a vitória na geral da Taça no mesmo escalão!
Nas Juniores, Raquel Dias (Tavira / ExtremoSul / SC Farense) assegurou a conquista da Taça após o segundo posto na jornada, enquanto Maria Coimbra (Maiatos) já havia vencido nas Cadetes.
Elites
A uruguaia Agustina Reyes (Matos Mobility – Flexaco) venceu nas Elites, após 60km fugida! Na companhia de duas ciclistas Sub-23, Agustina teve a vitória na mão desde que o grupo teve liberdade para escapar. No final, Agustina foi terceira na meta, mas venceu nas Elites, com 5:24 sobre Ana Caramelo (Matos Mobility – Flexaco), sua colega de equipa, que foi segunda e garantiu a conquista da Taça! A ucraniana Kateryna Velychko (Matos Mobility – Flexaco) foi terceira, a 8:01.
A corrida da decisão da Taça de Portugal Feminina começou desde cedo a ser muito atacada. Várias foram as ciclistas que procuraram escapar, mas só ao km 40 se deu a fuga. Agustina Reyes era a única elite presente no grupo, com as Sub-23 Inna Abaidullina e Mariana Líbano. As três ganharam uma vantagem bastante grande, que lhes permitiu discutir a vitória sem qualquer pressão. Agustina triunfou em Elites de forma confortável, enquanto via também Inna Abaidullina vencer nas Sub-23.
Mais atrás, Ana Caramelo sabia que apenas precisava do top4 e de ficar à frente da sua colega de equipa, Kateryna Velychko, para garantir a vitória na Taça. A ciclista portuguesa atacou a 17km do fim, e foi apenas seguida pela Sub-23 Mayra Silva. As duas rodaram juntas até à meta, com Ana a garantir o segundo posto e a conquista da Taça de Portugal Feminina! Mais atrás, Kateryna Velychko havia também atacado para ser terceira, já a 8:01.
Ana Caramelo sagrou-se assim a grande vencedora da Taça de Portugal, com 147pts. Kateryna Velychko foi segunda, com 130pts, enquanto Agustina Reyes completou o pódio, com 127pts.
Sub-23
Inna Abaidullina foi a grande vencedora da corrida no global e nas Sub-23! A russa foi a mais forte entre as três ciclistas em fuga, para conquistar novo triunfo! Mariana Líbano (Academia Efapel de Ciclismo) foi segunda, a 9s, enquanto a brasileira Mayra Silva (Tavira / ExtremoSul / SC Farense) foi terceira, a 5:39.
A corrida das Sub-23 começou também a jogar-se a partir da fuga que decidiu a jornada, ao km 40. Inna e Mariana integraram o trio que se adiantou, na companhia da Elite Agustina Reyes. As três construíram uma grande vantagem sobre o pelotão, e foi já nos kms finais que a vitória se decidiu. Inna foi mais forte que Mariana, e triunfou com 9s de vantagem, poucos dias após a queda na Vuelta a Andalucia.
Mais atrás, Mayra Silva havia sido a única ciclista a seguir a movimentação de Ana Caramelo. A brasileira da equipa Algarvia aguentou na roda da Campeã Nacional de Contrarrelógio, e garantiu o terceiro posto na jornada.
A vitória de Inna confirmou a conquista da Taça de Portugal Sub-23, com 185pts. A argentina Julieta Benedetti não foi além do quinto posto, a 8:59, fechando assim em segunda, com 130pts. A ucraniana Yuliia Pchelintseva (Matos Mobility – Flexaco) foi terceira, com 82pts.
Juniores
Entre as Juniores, a Campeã Ucraniana Valeria Ponomarenko (Matos Mobility – Flexaco) voltou a sagrar-se a grande vencedora! Num final ao sprint, após 76,5km, Valeria bateu Rita Tanganho (CDASJ / Cyclin´Team / Município Albufeira) e Raquel Dias (Tavira / ExtremoSul / SC Farense), para conquistar a segunda vitória em duas corridas.
O ritmo elevado imposto pelas Elites e Sub-23 desde cedo selecionou o pelotão das Juniores. Nenhuma ciclista conseguiu escapar, mas apenas seis chegaram juntas aos kms finais. Nem todas foram capazes de disputar o final ao sprint, mas Valeria voltou a ser a mais forte e a arrecadar o triunfo.
O terceiro posto deu a Raquel Dias a conquista da Taça de Portugal, com 120pts, enquanto Rita Tanganho foi segunda com 107pts. Bruna Gonçalves (Cantanhede Cycling / VESAM) foi sexta na corrida e fechou o pódio da Taça, com 102pts.
Cadetes
Nas Cadetes, Marta Esteves (Tensai / Sambiental / Santa Marta) conquistou uma surpreendente vitória! A ciclista da equipa de Viana do Castelo foi a mais forte após 50,4km, superando a já vencedora da Taça, Maria Coimbra, por 28s. Juliana Teixeira (Cantanhede Cycling / VESAM) voltou a ser terceira, a 35s.
Tal como nas Juniores, também o pelotão das Cadetes começou a dividir-se com o ritmo das Elite e Sub-23. Apenas três ciclistas foram capazes de se manter entre as primeiras, com Marta Esteves a alcançar a vitória. Maria Coimbra foi segunda, já com a geral da Taça conquistada, batendo Juliana Teixeira nos metros finais.
Nas contas da geral, Maria Coimbra sagrou-se a grande vencedora, com 220pts, enquanto Daniela Silva (CDASJ / Cyclin´Team / Município Albufeira), quarta na corrida, foi segunda com 85pts. Marta Esteves foi terceira, com 84pts.
Fotos: UVP/FPC