Valentin Retailleau vence em Laval! Alberto Bettiol conquista Boucles de la Mayenne!
O francês Valentin Retailleau (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a última etapa da Boucles de la Mayenne, uma ligação de 169.2km entre Quelaines-Saint-Gault e Laval, batendo ao sprint o espanhol Gorka Sorarrain (Caja Rural – Seguros RGA). O italiano Matteo Moschetti (Q36.5 Pro Cycling Team) fechou o pódio.
Fuga facilmente se forma
A última etapa da Boucles de la Mayenne começou com diversas tentativas de ataque com Erik Fetter e Diego Pablo Sevilla (Team Polti Kometa), Valentin Retailleau, Gorka Sorarrain, Mathias Norsgaard (Movistar Team) e Tars Poelvoorde (Lotto Dstny) a formarem a fuga do dia. A 133km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Sorarrain foi buscar a pontuação máxima. 23km depois, na primeira contagem do dia, Retailleau foi buscar a pontuação máxima. A vantagem dos fugitivos do dia era de 2:00 sobre o pelotão.
A 56km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Sevilla foi o mais forte. O pelotão aumentou o ritmo, mas a fuga ainda tinha uma vantagem de 1:35 sobre o pelotão. 18km depois, Norsgaard atacou e Sevilla e Poelvoorde acabaram por perder o contacto com o grupo da frente. Logo na segunda contagem do dia, Rettaileau foi o primeiro a passar no topo. No pelotão Victor Campenaerts (Lotto Dstny) atacou e conseguiu juntar-se a Poelvoorde.
Alguns ataques e grupo da frente acaba por se partir
A 32km do fim, na última contagem do dia, Norsgaard foi o primeiro a passar no topo. 12km depois, Poelvoorde deixou de ter capacidade para seguir Campenaerts e foi alcançado. No último sprint intermédio do dia, Norsgaard foi o mais forte. A 16km da meta, a vantagem da fuga do dia era de apenas 40s sobre o pelotão. Campenaerts acabou por ser alcançado.
A 6km da meta, Norsgaard atacou, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. 2km depois, Retailleau tentou isolar-se na frente da corrida, mas só Fetter é que não teve capacidade para o seguir. O pelotão impunha um ritmo elevado e, a 1.5km da meta, estavam a 10s do grupo da frente. 500 metros depois, Norsgaard tentou isolar-se, mas não teve sucesso.
Fuga resiste em caótico final
A 800 metros da meta, Sorarrain atacou e foi apenas seguido por Retailleau. Um ciclista da UAE Team Emirates saltou do pelotão e conseguiu chegar a Norsgaard. Poucos metros depois, na última curva, esse ciclista da UAE e Norsgaard acabou por sofrer uma queda que afetou alguns ciclistas no pelotão. Para além de Norsgaard, Ivo Oliveira e Marc Hirschi (UAE Team Emirates) e Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost) ficaram envolvidos.
Nos metros finais, Retailleau e Sorarrain conseguiram resistir. O francês lançou o sprint e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua primeira vitória como profissional na etapa final da Boucles de la Mayenne. Matteo Moschetti foi o mais forte ao sprint do pelotão. O italiano quase passou Sorarrain, mas acabou por ser 3º.
Depois da queda, Ivo Oliveira terminou em 102º a 1s. Na geral, o português foi 38º a 1:40.
Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost) foi o grande vencedor da Boucles de la Mayenne, batendo Benoit Cosnefroy (Decathlon AG2R La Mondiale) por 23s e Axel Zingle (Cofidis) por 28s. Alex Martin (Team Polti Kometa) venceu a classificação da montanha e Emilien Jeanniere (TotalEnergies) venceu a classificação por pontos. Sam Watson (Groupama – FDJ) foi o melhor jovem e a Decathlon AG2R La Mondiale a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images