Noah Campos vence em fuga a etapa 3 da Volta a Portugal do Futuro!
O português Noah Campos (Kelly – Simoldes – UDO) venceu a terceira etapa da Volta a Portugal do Futuro, uma ligação de 143.4km entre Gois e Pombal, batendo ao sprint os seus compatriotas Diogo Pinto (Óbidos Cycling Team) e Gabriel Baptista (Sabgal – Anicolor Cycling Team).
Início com alguns ataques, mas fuga consegue formar-se
A terceira etapa da Volta a Portugal do Futuro começou com Pedro Pinto (Efapel Cycling) e João Paulo Silva (Óbidos Cycling Team) a saírem do pelotão e a ficarem isolados. A 137km do fim, João Paulo Silva cedeu e foi alcançado. 5km depois, na primeira contagem do dia, Pedro Pinto foi o primeiro a passar no topo. Logo a seguir, o português da Efapel Cycling acabou por ser alcançado.
A cerca de 113km do fim, François Vie (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Hugo Pestaña (Caja Rural – Alea), Noah Campos, Cristobal Mena (Technosylva Maglia Bembibre), Diogo Pinto, Afonso Lopes (Porminho Team U23), Owen Lightfoot (Rias Baixas Intxausti), Pablo Gonzalez (Supermercados Froiz) e Rafael Barbas (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) atacaram e formaram a fuga do dia. 10km depois, na segunda contagem do dia, Mena foi o primeiro a passar no topo. Gabriel Baptista saltou do pelotão e tentava chegar ao grupo da frente.
Alguns ataques, mas fugitivos voltam a juntar-se
A 96km do fim, na primeira meta volante do dia, Mena foi buscar a pontuação máxima. 3km depois, na terceira contagem do dia, o chileno foi o primeiro a passar no topo. A 80km do fim, na quarta contagem do dia, François Vie foi o primeiro a passar no topo. Gabriel Baptista conseguiu fazer a ponte para o grupo da frente. 12km depois, Vie e Noah Campos ficaram isolados na frente da corrida.
A 50km do fim, os perseguidores fizeram a ponte para o grupo da frente que tinha quase de 4:00 de vantagem sobre o pelotão. Logo a seguir, na segunda meta volante do dia, Lightfoot foi o mais forte. A 27km do fim, na última meta volante do dia, Mena foi buscar a pontuação máxima. O grupo da frente ainda tinha uma vantagem superior a 2:00 sobre o pelotão.
Fuga resiste e disputa etapa ao sprint
A 18km da meta, na última subida do dia em Ereiras, ataques começaram a acontecer no grupo da frente e Noah Campos, Rafael Barbas, Gabriel Baptista, Diogo Pinto, Hugo Pestaña e Pablo Gonzalez ficaram isolados. 2km depois, Noah foi buscar a pontuação máxima da contagem. O pelotão aumentou o ritmo e, a 10km da meta, estavam a 1:10 dos seis da frente.
Os seis conseguiram resistir ao ritmo do pelotão e, no sprint final, Noah Campos foi o mais forte para vencer assim a etapa 3 da Volta a Portugal do Futuro. Diogo Pinto foi 2º, Gabriel Baptista 3º e Rafael Barbas 4º. Cláudio Leal (Porminho Team U23) foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser 7º a 1:12.
Luca Bagnara (Polti Kometa U23) manteve a liderança da classificação geral. Cristobal Mena manteve a liderança da classificações por pontos e é o novo líder da classificação da montanha. Gorka Corres (Caja Rural – Alea) é o melhor jovem e a Polti Kometa U23 a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Podium Events