Tadej Pogacar para a história com 6ª vitória de etapa no Giro d’Italia!
O campeão esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a vigésima etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 184km entre Alpago e Bassano Del Grapa, após se isolar na frente da corrida a 34km da meta. O francês Valentin Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) foi segundo e o colombiano Daniel Martinez (Bora – Hansgrohe) terceiro, ambos a 2:07.
Fuga facilmente se forma
A vigésima etapa do Giro d’Italia começou com Davide Ballerini (Astana Qazaqstan Team) e Lorenzo Germani (Groupama – FDJ) a saírem do pelotão e a ficarem isolados na frente da corrida. A 161km do fim, Nicola Conci e Jimmy Janssens (Alpecin – Deceuninck), Henok Mulubrhan (Astana Qazaqstan Team), Ruben Fernandez (Cofidis), Andrea Vendrame (Decathlon AG2R La Mondiale), Edward Theuns (Lidl – Trek), Pelayo Sanchez (Movistar Team), Andrea Pietrobon (Team Polti Kometa) e Alessandro Tonelli (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) atacaram e tentavam chegar ao grupo da frente.
A 154km do fim, na primeira contagem do dia, Germani foi o primeiro a passar no topo. 12km depois, o grupo perseguidor fez a ponte para o duo da frente. A fuga do dia tinha uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão que era comandado por Sebastian Molano e Rui Oliveira (UAE Team Emirates). A 109km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Ballerini foi o mais forte.
Giulio Pellizzari faz a ponte para a frente da corrida
A 96km do fim, no início do Monte Grappa, com 18.1km a 8.1%, o grupo da frente acabou por partir. Poucos metros depois, Janssens isolou-se na frente da corrida. A 94km do fim, Sanchez e Mulubrhan fizeram a ponte para o belga. 5km depois, Vendrame e Tonelli reentraram na frente da corrida. A 86km do fim, Conci e Fernandez também juntaram-se ao grupo da frente. 2km depois, Sanchez acelerou e só Janssens é conseguiu seguir o seu ritmo. No pelotão, Filippo Zana (Team Jayco-AlUla) perdia o contacto.
A 82km do fim, Tonelli reentrou na frente da corrida. 1km depois, Giulio Pellizzari (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) atacou e tentava chegar ao trio da frente. A 78km do fim, o italiano juntou-se ao grupo da frente e ainda conseguiu ser o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. 9km depois, Pellizzari acelerou e foi apenas seguido por Sanchez.
Pellizzari isola-se e a UAE Team Emirates começa a partir o pelotão
A 64km do fim, Tonelli conseguiu reentrar no grupo da frente. 14km depois, o italiano foi buscar a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. Logo a seguir, o trio da frente entrou na última passagem no Monte Grappa com uma vantagem de cerca de 2:30 sobre o pelotão. Depois de um grande trabalho em prol de Pellizzari, Tonelli acabou por abrir para o lado. A 47km do fim, Lorenzo Fortunato (Astana Qazaqstan Team) e Nairo Quintana (Movistar Team) cederam no pelotão. 1km depois, Sanchez deixou de ter capacidade para seguir Pellizzari.
A 41km da meta, Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL) acabou por perder o contacto com o pelotão. 4km depois, Rafal Majka (UAE Team Emirates) aumentou o ritmo e foi apenas seguido por Tadej Pogacar, Daniel Martinez, Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) e Einer Rubio (Movistar Team). Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) ainda seguiu durante uns metros, mas foi alcançado pelo grupo de Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale). Poucos metros depois, Storer acelerou e conseguiu juntar-se ao grupo de Pogacar.
Pogacar ataca e rapidamente se isola na frente da corrida
A 36km da meta, Pogacar atacou e ia em busca de Pellizzari. 600 metros depois, o esloveno juntou-se ao italiano. Tiberi, Martinez e Rubio perseguiam os dois da frente. Storer foi alcançado por Thomas, O’Connor, Valentin Paret-Peintre e Jan Hirt (Soudal Quick-Step). A 34km da meta, Pellizzari deixou de ter capacidade para seguir Pogacar. 4km depois, na última contagem do dia, o esloveno foi o primeiro a passar no topo. Pellizzari foi alcançado por Tiberi, Rubio e Martinez.
A 20km da meta, Storer deixou de ter capacidade para seguir Valentin Paret-Peintre, O’Connor e Thomas que se estavam a aproximar do grupo perseguidor. Poucos metros depois, Martinez atacou e tentava garantir o segundo posto na etapa. A 16km da meta, Rubio e Tiberi conseguiram juntar-se novamente ao colombiano. 5km depois, Thomas, O’Connor, Valentin Paret-Peintre e Pellizzari juntaram-se aos três perseguidores. Pogacar tinha cerca de 2:00 de vantagem.
Pogacar para a história e definição do top10 da geral
Tadej Pogacar manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua sexta vitória de etapa no 107º Giro d’Italia. Valentin Paret-Peintre acabou por ser o mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser segundo a 2:07. Daniel Martinez foi mais forte que Antonio Tiberi para fechar o pódio. Einer Rubio foi 5º a 2:07 e conseguiu subir para o top7 da geral. Giulio Pellizzari voltou a confirmar o seu talento ao conseguir ser 6º.
Michael Storer foi 9º a 2:31 e conseguiu entrar no top10 da geral. Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) foi 12º a 3:08 e conseguiu segurar o seu sexto lugar na geral. Jan Hirt foi 13º a 3:08 e conseguiu subir para 8º na geral. Romain Bardet foi um dos derrotados do dia. O francês foi apenas 15º a 7:37 e acabou por cair a 9º na geral. Filippo Zana teve uma grande quebra. O italiano foi 21º a 9:54 e saiu do top10 da geral.
Depois de mais um grande dia de trabalho, Rui Oliveira terminou em 102º a 43:23.
Tadej Pogacar reforçou a liderança da classificação geral e da classificação da montanha. Antonio Tiberi reforçou a liderança da juventude e Jonathan Milan (Lidl – Trek) manteve a liderança da classificação por pontos.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Giro d’Italia