Luca Bagnara triunfa na etapa rainha e é o novo líder da Volta a Portugal do Futuro!
O italiano Luca Bagnara (Team Polti Kometa U23) venceu a segunda etapa da Volta a Portugal do Futuro, uma ligação de 119.6km entre Murtosa e São Pedro do Sul, após se isolar nos primeiros kms da subida final. O costa-riquenho Dylan Jimenez (Rias Baixas Intxausti) foi segundo a 1:38 e o português Alexandre Montez (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) terceiro a 2:01.
Início bastante ofensivo, mas fuga acaba por se formar
A segunda etapa da Volta a Portugal do Futuro começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 95km do fim, na primeira meta volante do dia, João Martins (Rádio Popular – Paredes – Boavista) foi buscar a pontuação máxima. Logo a seguir, um grupo de 12 ciclistas ficou isolado na frente da corrida. A 84km do fim, o grupo da frente acabou por ser alcançado. 6km depois, novos ataques aconteceram e um grupo de 19 ciclistas ficou isolado.
A 64km do fim, o pelotão acabou por partir e alguns ciclistas fizeram a ponte para a frente da corrida. O camisola amarela, Owen Lightfoot (Rias Baixas Intxausti) ficou cortado. 8km depois, Gorka Corres (Caja Rural – Alea) e Cristobal Mena (Technosylva Maglia Bembibre) atacaram e formaram a fuga do dia. Logo a seguir, na primeira contagem do dia, Mena foi o primeiro a passar no topo. Afonso Lopes (Porminho Team U23) conseguiu fazer a ponte para a frente da corrida.
Grande grupo faz a ponte para a fuga do dia
A 47km do fim, João Nuno Oliveira (Credibom – La Alumínios – Marcos Car), Pablo Lospitao e Rafael Alonson (Caja Rural – Alea), André Ribeiro (Kelly – Simoldes – UDO), Fabricio Crozzolo e Charlie Lewis-Follows (Technosylva Maglia Bembibre), Antonio Gonzalez e Luca Bagnara (Team Polti Kometa U23), Juan Pablo Cardenas (Portos Windmob), Miguel Novoa (Supermercados Froiz) e Dylan Jimenez também se juntaram ao trio da frente. 6km depois, na segunda meta volante do dia, Mena foi buscar a pontuação máxima.
A 19km da meta, na última meta volante do dia, Mena somou novamente a bonificação máxima. 5km depois, na segunda contagem do dia, Gonzalez foi o primeiro a passar no topo. A cerca de 9km para a meta, os ciclistas entraram na subida final, a Serra de São Macário. O grupo da frente tinha uma vantagem de 1:25 sobre o pelotão.
Grande solo de Luca Bagnara na Serra de São Macário
Nos primeiros kms da Serra de São Macário, Luca Bagnara conseguiu isolar-se na frente da corrida. Dylan Jimenez perseguia a solo o italiano. A 6km da meta, Bagnara tinha 40s de vantagem sobre Jimenez. O italiano manteve o seu ritmo e conquistou assim a etapa rainha da Volta a Portugal do Futuro. Jimenez acabou por ser segundo a 1:38.
O português Alexandre Montez fez uma grande recuperação vindo do pelotão. Alexandre conseguiu terminar em 3º a 2:01 e ser assim o melhor português na etapa 2 da Volta a Portugal do Futuro. Lucas Lopes (Supermercados Froiz) também fez uma excelente subida final. O português também conseguiu recuperar várias posições e conseguiu ser 8º a 3:41.
Luca Bagnara é o novo líder da classificação geral e da classificação da montanha da Volta a Portugal do Futuro. Cristobal Mena é o novo líder da classificação por pontos e Gorka Corres é o novo líder da juventude. A Team Polti – Kometa U23 é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Podium Events