Show de Tadej Pogacar na etapa rainha e é mais líder do Giro d’Italia!
O campeão esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a décima quinta etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 222km entre Manerba del Garda e Livigno, após isolar-se na frente da corrida a 2km para a meta. O colombiano Nairo Quintana (Movistar Team) foi 2º a 29s e o alemão Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost) terceiro a 2:32.
Fuga facilmente se forma
A décima quinta etapa do Giro d’Italia começou com diversas tentativas de ataque com Tobias Bayer (Alpecin – Deceuninck), Simone Velasco e Davide Ballerini (Astana Qazaqstan Team), Harrison Wood (Cofidis), Laurence Pithie, Olivier Le Gac e Lewis Askey (Groupama – FDJ), Lilian Calmejane (Intermarché – Wanty), Bert Van Lerberghe (Soudal Quick-Step), Caleb Ewan (Team Jayco-AlUla), Davide Bais (Team Polti Kometa) e Alessandro Tonelli (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) a formarem a fuga do dia. O grupo da frente conseguiu uma vantagem de 3:10 sobre o pelotão que era comandado pela Cofidis.
Grande grupo sai do pelotão
A 188km do fim, Simon Geschke (Cofidis) atacou e foi seguido por Ewen Costiou (Arkea-B&B Hotels). Poucos kms depois, Tobias Foss e Jhonatan Narvaez (Alpecin – Deceuninck), Edward Planckaert, Kaden Groves e Nicola Conci (Alpecin – Deceuninck), Michel Ries e Alessandro Verre (Arkea-B&B Hotels), Cristian Scaroni (Astana Qazaqstan Team), Jonas Koch e Max Schachmann (Bora – Hansgrohe), Aurélien Paret-Peintre, Andrea Vendrame e Damien Touze (Decathlon AG2R La Mondiale), Georg Steinhauser e Jefferson Cepeda (EF Education – EasyPost), Lorenzo Germani (Groupama – FDJ), Kevin Colleoni (Intermarché – Wanty), Andrea Bagioli, Amanuel Ghebreigzabhier e Juan Pedro Lopez (Lidl – Trek), Julian Alaphilippe e Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step), Pelayo Sanchez, Nairo Quintana, Albert Torres e Lorenzo Milesi (Movistar Team), Gijs Leemreize e Chris Hamilton (Team DSM-Firmenich PostNL), Luke Plapp, Max Walscheid e Alessandro De Marchi (Team Jayco-AlUla), Mattia Bais, Davide Piganzoli, Matteo Fabbro e Francisco Muñoz (Team Polti Kometa), Attila Valter e Jan Tratnik (Team Visma | Lease a Bike), Matteo Trentin, Michael Storer e Florian Stork (Tudor Pro Cycling Team) e Filippo Fiorelli, Luca Covili, Giulio Pellizzari, Martin Marcellusi e Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) fizeram a ponte para o grupo perseguidor.
Grupo perseguidor faz a ponte para a frente da corrida e novos ataques
A 185km do fim, na primeira contagem do dia, Pithie foi o primeiro a passar no alto. 20km depois, Scaroni, Piganzoli e Pellizzari atacaram e tentavam juntar-se ao grupo da frente. A 159km do fim, os três perseguidores juntaram-se ao grupo da frente. 1km depois, o grande grupo também se juntou à frente da corrida. Logo a seguir, Scaroni foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia. A 152km do fim, Bayer atacou e foi seguido por Ballerini, Scaroni, Wood, Tonelli e Pellizzari.
30km depois, Daniel Martinez (Bora – Hansgrohe) teve de trocar duas vezes de bicicleta, mas rapidamente reentrava no pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates. A 92km do fim, Ballerini foi buscar a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. 20km depois, Pellizzari e Scaroni ficaram isolados na frente da corrida. A 70km do fim, Conci atacou e conseguiu chegar aos dois da frente. 2km depois, na terceira contagem do dia, Scaroni foi o primeiro a passar no topo.
Steinhauser isola-se e UAE acelera no pelotão
A cerca de 55km do fim, Storer, Quintana, Sanchez, Velasco, Narvaez, Ries, Steinhauser, Alaphilippe, Vansevenant, Geschke, Lopez, Ghebreigzabhier, Piganzoli, Valter e Covili juntaram-se aos três da frente. 10km depois, o grupo da frente tinha uma vantagem de 3:45 sobre o pelotão. A 30km do fim, alguns ataques aconteceram na frente da corrida, mas nenhum deles teve sucesso. 1km depois, Valter foi buscar a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. A 25km do fim, no último sprint intermédio do dia, Piganzoli foi o primeiro a passar no alto.
3km depois, Steinhauser atacou e isolou-se na frente da corrida. Logo a seguir, Valter tentava a solo chegar ao alemão. A 18km da meta, Storer e Quintana chegar a Valter. Poucos metros depois, Geschke, Covili, Conci e Piganzoli chegaram aos três perseguidores. Logo a seguir, Quintana atacou e tentava a solo chegar a Steinhauser. No pelotão, Rafal Majka (UAE Team Emirates) impunha um ritmo elevado e muitos ciclistas começavam a ceder.
Quintana chega e larga a Steinhauser com Pogacar a mexer
A 14km da meta, Steinhauser tinha 22s sobre Quintana e 3:00 sobre o pelotão. 200 metros depois, Pogacar atacou e ninguém teve capacidade para o seguir. Daniel Martinez (Bora – Hansgrohe) ainda o tentou fazer, mas acabou por ser alcançado por Valentin Paret-Peintre e Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale), Thymen Arensman e Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), Antonio Tiberi e Damiano Caruso (Bahrain Victorious), Filippo Zana (Team Jayco-AlUla), Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL), Rafal Majka, Jan Hirt (Soudal Quick-Step) e Einer Rubio (Movistar Team).
A 13km da meta, Quintana chegou a a Steinhauser. 1km depois, o alemão deixou de ter capacidade para seguir o colombiano. Pogacar vinha a seu ritmo e passou direto pelo grupo de Storer. A 10.5km da meta, Bardet atacou e tentava subir lugares na geral. 1.5km depois, Quintana foi o primeiro a passar no topo da quarta contagem do dia. Pogacar passou direto por Steinhauser e ia em busca do colombiano.
Show de Pogacar
A cerca de 4km para a meta, Quintana entrou na subida final com uma vantagem de 40s sobre Pogacar. 1.5km depois, Rubio atacou e tentava também ganhar lugares na geral. Arensman tentou seguir o colombiano, mas não conseguiu. Tiberi tinha de perseguir, mas não estava com boas pernas. A 2km da meta, Pogacar chegou e passou direto por Quintana. Poucos metros depois, Thomas, Martinez, O’Connor e Hirt chegaram a Arensman.
A cerca de 1km para a meta, O’Connor e Hirt cederam. Poucos metros depois, O’Connor conseguiu reentrar no grupo de Thomas e Martinez. Pogacar manteve o seu ritmo e conquistou a sua quarta etapa nesta edição do Giro d’Italia. Quintana fez uma grande etapa em fuga e conseguiu ser 2º a 29s. Steinhauser também esteve em grande na fuga e completou o pódio a 2:32.
Luta pelo pódio e top10 da geral
Bardet conseguiu ser 4º a 2:47. Thomas atacou, nos metros finais, e foi seguido por Martinez. Os dois passaram direto por Rubio e, logo a seguir, Martinez atacou, mas Thomas respondeu. Os dois foram 5º e 6º, respetivamente, ambos a 2:50. Rubio e O’Connor chegaram juntos a 2:58. Arensman fez uma grande etapa em prol de Thomas e ainda foi 9º a 3:05.
Jan Hirt fez uma grande etapa e conseguiu ser 10º a 3:20 para subir ao top10 da geral. Filippo Zana também esteve muito bem e foi 11º a 3:35. Antonio Tiberi mostrou que ainda lhe falta endurance para dias com bastante altitude acumulada, mas ainda foi 14º a 3:59. Lorenzo Fortunato (Astana Qazaqstan Team) foi 20º a 5:24 e Alex Baudin (Decathlon AG2R La Mondiale) 37º a 14:49 e ambas saíram do top10 da geral.
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) teve um grande dia de trabalho e terminou em 143º a 47:20.
Tadej Pogacar reforçou a sua liderança da classificação geral e da classificação da montanha do Giro d’Italia. Jonathan Milan (Lidl – Trek) manteve a liderança da classificação por pontos e Antonio Tiberi é o melhor jovem. A Ineos Grenadiers é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Giro d’Italia