Guilherme Lino vence em Penafiel e é o novo líder da Taça de Portugal Júnior!
O brasileiro Guilherme Lino (Landeiro | KTM | Matias&Araújo) venceu a terceira prova da Taça de Portugal Júnior, uma prova de 90.3km com partida e chegada em Penafiel, após se isolar na rampa final em direção à meta! Paulo Fernandes (Landeiro | KTM | Matias&Araújo) foi segundo, a 4s, e deu a dobradinha à equipa de Roriz, enquanto Guilherme Mestre (Willebrord Wil Vooruit) foi terceiro, a 10s.

Começo com vários ataques e uma larga fuga
A terceira prova da Taça de Portugal Júnior trouxe-nos uma corrida com alguma chuva e frio em Penafiel. A jornada arrancou com vários ataques, formando-se rapidamente uma primeira fuga com Gabriel Silva (Landeiro | KTM | Matias&Araújo), Joaquim Moreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) e Henrique Pereira (Alcobaça CC – Crédito Agrícola). Os três não rodaram muito tempo juntos, já que os ataques prosseguiam no pelotão.
A fuga do dia formar-se-ia ao km 10, com 17 ciclistas a adiantarem-se e a construírem uma rápida vantagem. Nessa fuga rodavam Guilherme Lino e Guilherme Mestre, que eram 5º e 8º na geral da Taça. Davi Alves (Santa Maria da Feira/ Segmento d’Época / Reol / Bolf) tentou rapidamente adiantar-se, mas não teve sucesso, e ao km 17 voltava a rodar no grupo que jue já tinha mais de 1min sobre o pelotão. Mais atrás, os ataques sucediam, enquanto a fuga perdia o seu primeiro elemento, Afonso Coelho (Tensai / Sambiental / Santa Marta).
A chegada à subida mais difícil do dia endureceu naturalmente a corrida. A fuga perdeu mais unidades, enquanto o pelotão se reduziu com vários ataques. Entre os grupos, porém, a diferença era já de 2min. Feita a descida, o ritmo no pelotão abrandou, e a diferença voltou a esticar para os 3min. Um segundo grupo juntando os descolados da frente rodava intermédio, a 1:30.
Grupo cada vez mais partido, mas com as decisões levadas para a rampa final
O pelotão acabou por abrandar ainda mais, sem nenhuma equipa a querer assumir a perseguição. A Landeiro | KTM | Matias&Araújo jogava com os homens em fuga para manter a liderança, enquanto o pelotão não parecia preocupado. Na segunda passagem pela subida, o grupo em fuga voltou a partir, e a na frente de corrida resistiam 9 ciclistas. As diferenças eram cada vez maiores, e o pelotão voltava a assistir a uma série de ataques.

As decisões pela vitória deram-se nos kms finais, com o grupo a começar a lançar vários ataques. Vários homens foram descolando, até ficarem apenas quatro na frente. A 5km do fim, Guilherme Lino lançou um ataque que parecia decisivo, mas Guilherme Mestre conseguiu fechar o espaço. Os dois entraram na rampa final com Paulo Fernandes e também Ricardo Caria (ABTF Betão – Bairrada). Paulo foi o primeiro a acelerar, e abriu um pequeno espaço. Sentindo os adversários a ceder, Guilherme Lino arrancou para a vitória, conseguida numa grande jornada de ciclismo. Paulo Fernandes foi segundo para garantir a dobradinha e Guilherme Duarte terceiro.
Os primeiros classificados da geral da Taça de Portugal Júnior chegaram bastante longe, com Daniel Moreira (Willebrord Wil Vooruit) a ser 18º, Gonçalo Rodrigues 20º, e João António (ABTF Betão – Bairrada) 22º. A geral muda de mãos, com Guilherme Lino a ser o novo líder com 151pts. Gonçalo Rodrigues é segundo, com 132pts, e Daniel Moreira terceiro, com 127pts.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UVP/FPC