Demi Vollering triunfa no Alto de Rosales e é a nova líder da Vuelta a Burgos Feminas!
A campeã neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) venceu a segunda etapa da Vuelta a Burgos Feminas, uma ligação de 123.2km entre Briviesca e Medina de Pomar, após isolar-se na frente da corrida a 600 metros da meta. A francesa Evita Muzic (FDJ-Suez) foi segunda a 4s e a neerlandesa Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) terceira a 10s.
Início com vários ataques
A segunda etapa da Vuelta a Burgos Feminas começou com um ritmo alto. A 104km do fim, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas não tiveram sucesso. 12km depois, Dominika Wlodarczyk (UAE Team ADQ) conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão e foi a primeira a passar no topo da primeira contagem do dia. Poucos kms depois, a polaca acabou por ser alcançada pelo pelotão.
A 62km do fim, Antri Christoforou (Roland), Valentina Basilico (Eneicat-CM Team), Marta Romeu (Laboral Kutxa-Fundacion Euskadi) e Miryam Nuñez (Primeau Vélo-Groupe Abadie) atacaram e fiacaram isoladas na frente da corrida. As quatro conseguiram uma vantagem de 1:00 sobre o pelotão que era comandado pela Team SD Worx-Protime.
Ritmo elevado e vento provocam alguns cortes
A 34km do fim, Katrine Aalerud (Uno-X Mobility) ficou envolvida numa queda. 2km depois, as quatro da frente acabaram por ser alcançadas. A 27km do fim, alguns cortes aconteceram no pelotão. 5km depois, no sprint intermédio do dia, Soraya Paladin (Canyon//SRAM Racing) foi buscar 3s de bonificação. Karlijn Swinkels conquistou 2s e Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing) 1s.
A 18km da meta, um grupo de cerca de 20 ciclistas conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão, mas acabou por ser rapidamente alcançado. O pelotão impunha um ritmo elevado e as ciclistas começavam a preparar-se para a subida final.
Demi Vollering imperial no Alto de Rosales
A 2.4km da meta, o pelotão entrou na subida final, o Alto de Rosales, com uma pendente média de 6.3%, com a Team SD Worx-Protime no comando. 500 metros depois, Marlen Reusser (Team SD Worx-Protime) perdeu o contacto com o pelotão. A 1.6km da meta, Léa Curinier (FDJ-Suez) aumentou o ritmo. 700 metros depois, Demi Vollering acelerou e foi seguida por Karlijn Swinkels e Evita Muzic. Poucos metros depois, Muzic decidiu impor o seu ritmo e mantinha-se perto das duas da frente.
A 600 metros da meta, Swinkels acabou por deixar de ter capacidade para seguir Vollering. Muzic passou direta por Swinkels e tentava chegar à campeã neerlandesa. Vollering manteve o seu ritmo e conquistou assim a segunda etapa da Vuelta a Burgos Feminas. Muzic ainda deu luta à neerlandesa, mas acabou por ser segunda a 4s. Swinkels surpreendeu na subida final e conseguiu um grande terceiro posto.
Noemi Ruegg (EF Education – Cannondale) e Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing) fecharam o top5 a 13s. Letizia Borghesi (EF Education – Cannondale) surpreendeu ao conseguir ser 7ª a 19s.
Demi Vollering é a nova líder da classificação geral da Vuelta a Burgos Feminas. Karlijn Swinkels é a nova líder da classificação por pontos e Shirin Van Anrooij é a nova líder da juventude. Katrine Aalerud manteve a liderança da classificação da montanha e a Canyon//SRAM Racing é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images