Felix Ritzinger triunfa em Karditsa e é o novo líder do Tour of Hellas! Iúri Leitão foi 7º!
O austríaco Felix Ritzinger (Team Felt-Felbermayr) venceu a segunda etapa do Tour of Hellas, uma ligação de 170km entre Katerini e Karditsa, batendo ao sprint o italiano Samuele Zoccarato (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e o polaco Konrad Czabok (Mazowsze Serce Polski).
Formação da fuga do dia
A segunda etapa do Tour of Hellas começou com diversas tentativas de ataque com Hermann Pernsteiner (Team Felt-Felbermayr), Samuele Zoccarato, Konrad Czabok, Ronan O’Connor (Global 6 United) e Anton Schiffer (Bike Aid) a formarem a fuga do dia. Filippo Tagliani (Vini Monzon-Savini Due-OMZ) também saiu do pelotão e fez a ponte para o grupo da frente na primeira contagem do dia, o Livadi, com 20.1km a 3.9%.
A 135km do fim, Tagliani foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. Os seis da frente seguiam com uma vantagem de 1:50 sobre o pelotão. 20km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Tagliani foi buscar a pontuação máxima. A 95km do fim, na segunda contagem do dia, Schiffer foi o primeiro a passar no topo. Poucos kms depois, o alemão acabou por perder o contacto com o grupo da frente e foi alcançado.
Fuga acaba por partir e fica reduzida a três elementos
A 60km do fim, O’Connor foi buscar a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. Pernsteiner acabou por tirar pé e foi alcançado. 6km depois, quando a fuga estava prestes a ser alcançada, Czabok atacou e foi apenas seguido por Zoccarato. O’Connor tentava a solo chegar aos dois da frente. Tagliani foi alcançado. Poucos kms depois, Felix Ritzinger atacou e fez a ponte para O’Connor.
A 41km da meta, os dois perseguidores fizeram a ponte para o duo da frente. 6km depois, O’Connor deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. O pelotão impunha um ritmo elevado, mas o trio da frente estava a cooperar muito bem e tinha uma vantagem de 1:40.
Fugitivos resistem e disputam etapa ao sprint
A cooperação no pelotão acabou por piorar e, a 20km da meta, os três da frente tinham uma vantagem de 2:00. 15km depois, o trio da frente continuava a cooperar bastante bem e tinha uma vantagem de 1:00 sobre o pelotão. Nos metros finais, Zoccarato lançou o sprint final, mas Ritzinger rapidamente o passou e conquistou assim a etapa 2 do Tour of Hellas. Zoccarato acabou por ser mais forte que Czabok para ser assim segundo. Bartosz Rudyk (ATT Investments) foi o mais forte ao sprint do pelotão e foi 4º a 25s.
Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) também sprintou no pelotão e acabou por ser 7º a 25s. José Mendes (Victoria Sports Cycling Team) foi 68º a 25s.
Filip Ritzinger é o novo líder da classificação geral do Tour of Hellas. Iúri Leitão manteve a liderança da classificação por pontos e Filippo Tagliani é o novo líder da classificação da montanha. Bogdan Zabelinskiy (Seleção do Chipre) segue o melhor jovem e a Team Felt-Felbermayr é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Nassos Triantafyllou