Julian Alaphilippe vence etapa 12 do Giro d’Italia, após exibição monstruosa!
O francês Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) venceu a décima segunda etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 193km entre Martinsicuro e Fano, após isolar-se a 11.8km da meta e ter estado 126km na frente da corrida! O campeão equatoriano Jhonatan Narvaez (Ineos Grenadiers) foi 2º a 31s e o belga Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck) 3º a 32s.
Início bastante ofensivo, mas fuga consegue formar-se
A décima segunda etapa do Giro d’Italia começou com diversas tentativas de ataque com Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team), Enzo Paleni (Groupama – FDJ) e Roel Van Sintmaartensdijk (Intermarché – Wanty) a ficarem isolados na frente da corrida. A 158km do fim, vários ataques aconteceram no pelotão e fizeram com que o trio da frente fosse alcançado.
20km depois, Jhonatan Narvaez, Julian Alaphilippe, Mirco Maestri (Team Polti Kometa), Simon Clarke (Israel – Premier Tech), Benjamin Thomas (Cofidis), Ewen Costiou (Arkea-B&B Hotels), Cristian Scaroni (Astana Qazaqstan Team), Edoardo Affini (Team Visma | Lease a Bike) e Michael Hepburn (Team Jayco – AlUla) atacaram e formaram a fuga do dia.
A 128km do fim, Pelayo Sanchez (Movistar Team) juntou-se ao grupo da frente. 2km depois, Alaphilippe e Maestri atacaram e ficaram isoladas na frente da corrida. Quinten Hermans, Simone Velasco (Astana Qazaqstan Team), Ruben Fernandez (Cofidis), Michael Valgren (EF Education – EasyPost), Lilian Calmejane e Dion Smith (Intermarché – Wanty), Juan Pedro Lopez (Lidl – Trek), Kevin Vermaerke (Team DSM-Firmenich PostNL) e Trentin juntaram-se ao grupo perseguidor.
Grande grupo junta-se ao grupo perseguidor que acaba por partir
Poucos kms depois, Filippo Ganna (Ineos Grenadiers), Tobias Bayer (Alpecin – Deceuninck), Alessandro Verre (Arkea-B&B Hotels), Aurélien Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale), Mikkel Honore (EF Education – EasyPost), Laurence Pithie e Cyril Barthe (Groupama – FDJ), Nairo Quintana (Movistar Team), Jan Hirt e Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step), Gijs Leemreize (Team DSM-Firmenich PostNL), Luka Mezgec (Team Jayco – AlUla), Davide Piganzoli (Team Polti Kometa), Attila Valter (Team Visma | Lease a Bike), Alexander Kamp (Tudor Pro Cycling Team), Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Jasha Sutterlin (Bahrain Victorious), Domenico Pozzovivo e Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) saltaram do pelotão e juntaram-se ao grupo perseguidor.
A 116km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Maestri foi buscar a pontuação máxima. 16km depois, na primeira contagem do dia, o italiano foi o primeiro a passar no topo. A 92km do fim, Rui Oliveira tirou pé para ajudar a UAE Team Emirates no pelotão. Logo a seguir, o grupo perseguidor partiu e Narvaez, Hermans, Scaroni, Thomas, Valgren, Smith, Clarke, Leemreize e Trentin tentavam chegar aos dois da frente. Costiou chegou a estar neste grupo, mas teve um problema mecânico.
Duo da frente continua a cooperar muito bem
A 66km do fim, na segunda contagem do dia, Maestri foi o primeiro a passar no topo. Os dois da frente tinham 1:21 sobre os nove perseguidores, 2:50 sobre o grupo de Hirt e Pozzovivo e 5:26 sobre o pelotão. 12km depois, na terceira contagem do dia, Alaphilippe foi o primeiro a passar no alto. A 50km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Maestri foi buscar a pontuação máxima. 3km depois, na última contagem, o italiano foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia.
A 20km da meta, os dois da frente tinham 50s de vantagem sobre os perseguidores e 6:45 sobre o pelotão. Poucos kms depois, o grupo de Jan Hirt e Domenico Pozzovivo acabou por ser alcançado pelo pelotão.
Alaphilippe isola-se e grupo perseguidor parte
A 11.8km da meta, no Monte Giove, com 1.1km a 9.7%, Alaphilippe acelerou e Maestri deixou de ter capacidade para o seguir. No grupo perseguidor, Valgren atacou e foi seguida por Narvaez, Hermans e Scaroni. Poucos metros depois, Hermans atacou e só Narvaez o seguiu. Os dois passaram diretos por Maestri e tentavam chegar a Alaphilippe. Maestri também não tinha capacidade para seguir Scaroni e Valgren.
A 5km da meta, Alaphilippe tinha 35s sobre os dois perseguidores. O francês manteve o seu ritmo e fechou assim a tripla de vitórias de etapas em grandes voltas ao conquistar a etapa 12 do Giro d’Italia. Narvaez foi mais forte ao sprint que Hermans para ser segundo a 31s. Valgren e Scaroni fecharam o top5. Maestri foi 9º a 1:30, mas destaca-se a grande etapa que fez. O pelotão chegou a 5:25.
Rui Oliveira foi 149º a 14:42.
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) manteve a liderança da classificação geral e da classificação da montanha do Giro d’Italia. Jonathan Milan (Lidl – Trek) segue líder da classificação por pontos e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) é o melhor jovem. A Decathlon AG2R La Mondiale é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Reuters