Sam Bennett volta aos triunfos e é o novo líder do 4 Jours de Dunkerque!
O irlandês Sam Bennett (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a segunda etapa do 4 Jours de Dunkerque, uma ligação de 184.3km entre Wimereux e Abbeville, batendo ao sprint o francês Paul Penhoet (Groupama – FDJ) e o belga Sasha Weemaes (Bingoal WB).
Fácil formação da fuga do dia
A segunda etapa do 4 Jours de Dunkerque começou com um ritmo alto. A 160km do fim, Cyrus Monk (Q36.5 Pro Cycling Team), Maxime Jarnet (Van Rysel – Roubaix) e Robin Plamondon (CIC U Nantes Atlantique) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. 1km depois, na primeira contagem do dia, Jarnet foi o primeiro a passar no topo. Gwen Leclainche (Philippe Wagner-Bazin) atacou e tentava fazer a ponte para o grupo da frente.
A 141km do fim, na segunda contagem do dia, Jarnet foi o primeiro a passar no alto. 10km depois, o francês somou novamente a pontuação máxima na terceira contagem do dia. A 119km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Monk foi buscar a pontuação máxima. Leclainche acabou por ser alcançado. Poucos kms depois, o trio da frente seguia com uma vantagem de 8:00 sobre o pelotão. A 93km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Monk foi o mais forte.
Fuga é alcançada
40km depois, na quarta contagem do dia, Jarnet foi o primeiro a passar no topo. A 43km do fim, o francês foi o primeiro a passar no alto da quinta contagem do dia. 3km depois, Monk atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. A 28km da meta, Jarnet e Plamondon foram alcançados pelo pelotão que estava a 1:50 de Monk. 19km depois, o australiano foi alcançado. A 6km da meta, no último sprint intermédio do dia, Corbin Strong (Israel – Premier Tech) foi buscar 3s de bonificação. Jenno Berckmoes (Lotto Dstny) conquistou 2s.
Caótica chegada ao sprint
No início do último km, os ciclistas entraram numa zona muito técnica. Sam Bennett não estava na melhor posição para o sprint e Paul Penhoet perdeu algumas posições por causa de toques com outro ciclistas. Bennett acabou por conseguir subir muito bem, nos metros finais, e Penhoet agarrou a sua roda. Pascal Ackermann (Israel – Premier Tech) lançou o sprint final. Nos últimos metros, o alemão quebrou e foi passado por Bennett que tinha Penhoet na sua roda. O francês acabou por não ter capacidade para passar o irlandês que venceu assim a etapa 2 do 4 Jours de Dunkerque.
Sasha Weemaes ainda conseguiu passar Ackermann para ser terceiro. Milan Menten (Lotto Dstny) não teve muita ajuda nos últimos kms e ainda acabou por ser fechado, nos metros finais. Mesmo assim, o belga ainda foi 10º. Casper Van Uden (Team DSM-Firmenich PostNL) foi apenas 14º e Milan Fretin (Cofidis) 16º.
Sam Bennett é o novo líder da classificação geral e da classificação por pontos da 4 Jours de Dunkerque. Maxime Jarnet é o novo líder da classificação da montanha e Milan Fretin é o melhor jovem. A Decathlon AG2R La Mondiale é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images