Jonathan Milan bisa na etapa 11 do Giro d’Italia!
O italiano Jonathan Milan (Lidl – Trek) venceu a décima primeira etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 207km entre Foiano Di Val Fortore e Francavilla Al Mare, batendo ao sprinto australiano Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) e o italiano Giovanni Lonardi (Team Polti Kometa).
Aventura da fuga do dia
A décima primeira etapa do Giro d’Italia começou com Thomas Champion (Cofidis) e Edoardo Affini e Tim Van Dijke (Team Visma | Lease a Bike) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. A 159km do fim, na única contagem do dia, Van Dijke foi o primeiro a passar no topo. O trio da frente seguia com uma vantagem de 2:35 sobre o pelotão. 26km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Champion foi buscar a pontuação máxima.
A 69km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Champion conquistou novamente a pontuação máxima. O ritmo do pelotão e os três da frente tinham cerca de 40s de vantagem. 34km depois, os três fugitivos do dia foram alcançados. Logo a seguir, no último sprint intermédio do dia, Ryan Mullen (Bora – Hansgrohe) foi o mais forte. Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) ainda foi buscar 2s de bonificação.
Final caótico com a Maglia Ciclamino a brilhar
A 20km do fim, Andrea Piccolo (EF Education – EasyPost) atacou, mas foi rapidamente alcançado. Cerca de 15km depois, o pelotão entrou com tudo numa zona bastante técnica. A corrida estava caótica e o grupo até acabou por cortar. Os sprinters e os favoritos à geral tentavam manter-se bem colocados para que não ficassem cortados.
No início do km final, a Alpecin – Deceuninck comandava o pelotão. Poucos metros depois, Bert Van Lerberghe (Soudal Quick-Step) assumiu o comando do grupo e preparava-se para lançar o sprint de Tim Merlier (Soudal Quick-Step). O belga lançou o sprint final e Jonathan Milan rapidamente se colocou ao seu lado. Nos últimos metros, o italiano conseguiu passar Merlier para conquistar assim a sua segunda vitória nesta edição do Giro d’Italia.
Merlier foi o segundo a cruzar a linha de meta, mas acabou por ser relegado por sprint irregular. Kaden Groves fez um bom sprint e acabou por ser 2º. Giovanni Lonardi conseguiu ser mais forte que Laurence Pithie (Groupama – FDJ) e fechou assim o pódio.
Nos últimos metros ainda aconteceu uma queda no pelotão na qual ficaram envolvidos, Madis Mihkels (Intermarché – Wanty), Tobias Lund Andresen e Fabio Jakobsen (Team DSM-Firmenich PostNL) e Jenthe Biermans (Arkea-B&B Hotels).
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) teve mais um dia de trabalho e ainda conseguiu ser 23º.
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) segue líder da classificação geral e da classificação por pontos do Giro d’Italia. Jonathan Milan reforçou a liderança da classificação por pontos e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) é o melhor jovem. A Decathlon AG2R La Mondiale é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Fotos: Giro d’Italia