Valentin Paret-Peintre estreia-se a vencer como profissional na etapa 10 do Giro d’Italia!
O francês Valentin Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a décima etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 142km entre Pompei e Cusano Mutri, após isolar-se na frente da corrida a 2.7km da meta. O francês Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL) foi segundo a 29s e o esloveno Jan Tratnik (Team Visma | Lease a Bike) terceiro a 1:01.
Início bastante ofensivo com vários ciclistas a tentar integrar a fuga
A décima etapa do Giro d’Italia começou com Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck) e Simon Clarke (Israel – Premier Tech) a ficarem isolados na frente da corrida. Logo a seguir, novos ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. A 125km do fim, Alessandro De Marchi (Team Jayco – AlUla) saiu do pelotão e juntou-se ao duo da frente.
Durante vários kms, muitos ciclistas tentavam sair do pelotão para tentar fazer a ponte para os dois da frente, mas nenhum deles conseguiu ganhar um espaço importante. A 90km do fim, Hermans perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. Logo a seguir, no primeiro sprint intermédio do dia, De Marchi foi o primeiro a passar no topo.
Grande grupo juntou-se à fuga do dia
A cerca de 77km do fim, Tobias Foss (Ineos Grenadiers), Nicola Conci (Alpecin – Deceuninck), Simone Velasco (Astana Qazaqstan Team), Max Schachmann (Bora – Hansgrohe), Simon Geschke (Cofidis), Valentin e Aurélien Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale), Esteban Chaves (EF Education – EasyPost), Enzo Paleni (Groupama – FDJ), Marco Frigo (Israel – Premier Tech), Andrea Bagioli e Juan Pedro Lopez (Lidl – Trek), Will Barta (Movistar Team), Julian Alaphilippe e Mauri Vansevenant (Soudal Quick – Step), Bardet, Chris Hamilton e Kevin Vermaerke (Team DSM-Firmenich PostNL), Filippo Zana (Team Jayco – AlUla), Mattia Bais (Team Polti Kometa), Jan Tratnik, Damiano Caruso (Bahrain Victorious) e Domenico Pozzovivo, Filippo Fiorelli e Luca Covili (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) saltaram do pelotão e tentavam juntar-se ao duo da frente.
A 63km do fim, o grupo perseguidor juntou-se a De Marchi e Clarke na frente da corrida. Poucos kms depois, Clarke deixou de ter capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida. A 60km do fim, na primeira contagem do dia, Geschke foi o primeiro a passar no alto. O grupo da frente tinha uma vantagem de 3:30 sobre o pelotão que era comandado pelo português Rui Oliveira (UAE Team Emirates).
Fuga parte antes da subida final
20km depois, Alaphilippe, De Marchi e Foss perdiam o contacto com a frente da corrida. A 37km do fim, Fiorelli atacou para ir buscar a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. 500 metros depois, Tratnik atacou e isolou-se na frente da corrida. Poucos metros depois, Bardet, Valentin Paret-Peintre, Frigo e Bagioli saltaram do grupo perseguidor e tentavam fazer a ponte para o esloveno. A UAE continuava a impor um ritmo calmo e a vantagem dos fugitivos do dia continuava a aumentar.
A 25km do fim, a Bahrain Victorious aumentou o ritmo do pelotão e tentava defender o lugar do Antonio Tiberi na classificação geral. 4km depois, no último sprint intermédio do dia, Tratnik foi buscar a pontuação máxima. Bardet ainda conseguiu conquistar 2s de bonificação. A 18.1km da meta, Tratnik entrou na subida final, a Bocca della Selva, que tem uma pendente média de 5.4%, com uma vantagem de 40s sobre os quatro perseguidores. 1:20 sobre o terceiro grupo e 5:00 sobre o pelotão.
Valentin Paret-Peintre e Romain Bardet vão em busca de Tratnik
4km depois, Pozzovivo atacou no terceiro grupo e foi seguido por Conci, Schachmann, Aurélien Paret-Peintre, Caruso, Hamilton, Zana, Chaves e Geschke. Frigo deixava de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo perseguidor e foi alcançado pelo grupo de Pozzovivo e Zana. A 13km da meta, Valentin Paret-Peintre atacou e foi seguido por Bardet. Bagioli não tinha capacidade para seguir os dois franceses e acabou por ir ao seu ritmo.
4km depois, Pedro Lopez reentrou no grupo de Pozzovivo e Zana. A Bahrain Victorious voltou a aumentar o ritmo do pelotão para continuar a defender o lugar do Tiberi na geral. A 6km da meta, Tratnik tinha cerca de 40s de vantagem sobre os dois perseguidores, 1:10 sobre Bagioli, 1:40 sobre o grupo de Pozzovivo e Zana e 4:50 sobre o pelotão. 2km depois, Caruso esperou do pelotão para trabalhar na frente do grupo em prol de Tiberi.
Valentin Paret-Peintre larga Bardet e passa direto por Tratnik
A 3km da meta, Valentin Paret-Peintre atacou e Bardet não teve capacidade para o seguir. 300 metros depois, o francês chegou a Tratnik e atacou para se isolar assim na frente da corrida. A 2.3km da meta, Bardet chegou a Tratnik e rapidamente o largou para tentar manter-se na luta pela etapa. 1.3km depois, no pelotão, Tiberi atacou, mas Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) rapidamente fechou o espaço.
Valentin Paret-Peintre manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória como profissional na etapa 10 do Giro d’Italia. Bardet fez uma excelente etapa em fuga e conseguiu ser 2º a 29s. O francês também recuperou segundos importantes na geral. Tratnik tentou a sua sorte de longe e ainda conseguiu ser 3º a 1:01. Bagioli ainda foi 4º a 1:18. Aurélien Paret-Peintre bateu ao sprint Geschke, Zana e Pozzovivo para ser 5º a 1:25 e completar o grande dia para os irmãos Paret-Peintre.
Alguns ataques no pelotão e camisola branca perde alguns segundos
A cerca de 1.1km da meta para os favoritos, Tiberi tentou saltar novamente do grupo, mas sem sucesso. Poucos metros depois, Alex Baudin (Decathlon AG2R La Mondiale) aumentou o ritmo e Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) cedeu de imediato. A 400 metros da meta, Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike) perdeu o contacto com o pelotão.
Logo a seguir, Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) atacou e foi seguido por Daniel Martinez (Bora – Hansgrohe), Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) e Einer Rubio (Movistar Team). Os cinco cruzaram a linha de meta a 3:14. Tiberi chegou com Jan Hirt (Soudal Quick-Step), Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team), Lorenzo Fortunato (Astana Qazaqstan Team) e Baudin a 3:18. Uijtdebroeks chegou a 3:27.
Depois do grande trabalho que fez em prol de Pogacar, Rui Oliveira foi 158º a 38:08.
Tadej Pogacar segue líder da classificação geral e da classificação da montanha. Cian Uijtdebroeks segue o melhor jovem e Jonathan Milan (Lidl – Trek) manteve a liderança da classificação por pontos. A Decathlon AG2R La Mondiale é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Giro d’Italia