Wout Poels triunfa em Pécs! Thibau Nys conquista Tour de Hongrie!
O neerlandês Wout Poels (Bahrain Victorious) venceu a última etapa do Tour de Hongrie, uma ligação de 173.2km entre Siofok e Pécs, batendo ao sprint o australiano Damien Howson (Q36.5 Pro Cycling Team) e o campeão alemão Emanuel Buchmann (Bora – Hansgrohe).
Grande fuga consegue formar-se
A última etapa do Tour de Hongrie começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 140km do fim, Andrew August (Ineos Grenadiers), Kelland O’Brien (Team Jayco – AlUla), Pavel Bittner (Team DSM-Firmenich PostNL), Dusan Rajovic (Bahrain Victorious), Mark Cavendish (Astana Qazaqstan Team), David Martin (Team Polti Kometa), Mathijs Paasschens (Lotto Dstny), Vincent Van Hemelen (Team Flanders – Baloise), Andoni Lopez de Abetxuko (Euskaltel – Euskadi), Adam Toupalik (Tdt – Unibet) e Nicolo Bonifazio (Team Corratec – Vini Fantini) atacaram e formaram a fuga do dia.
2km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Cavendish foi buscar a pontuação máxima. A 102km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, o britânico foi novamente o mais forte. A vantagem dos onze da frente sobre o pelotão era de cerca de 5:00. 37km depois, no último sprint intermédio do dia, Cavendish conquistou novamente a pontuação máxima.
Duas primeiras passagens na subida em Pécs fazem fuga ser alcançada
A 44km do fim, na primeira passagem na subida em Pécs, com 2.3km a 8.7%, August, Bittner, O’Brien, Toupalik, Paasschens e Van Hemelen ficaram isolados na frente da corrida. 1km depois, Van Hemelen foi o primeiro a passar no topo. A 29km do fim, Kristian Sbaragli (Team Corratec – Vini Fantini) atacou para tentar juntar-se ao grupo da frente, mas foi alcançado 2km depois.
A 22km da meta, na segunda passagem na subida em Pécs, Van Hemelen e O’Brien ficaram isolados na frente da corrida. No pelotão, Wout Poels atacou e foi seguido por Frank Van den Broek (Team DSM-Firmenich PostNL), mas os dois foram rapidamente ultrapassados. 1km depois, Van Hemelen foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia. A 18km do fim, o belga e O’Brien foram alcançados.
Vitória e geral decididas ao sprint na subida final
A 2.3km da meta, os ciclistas entraram na subida final e a UAE Team Emirates rapidamente aumentou o ritmo. 800 metros depois, Emanuel Buchmann acelerou e foi apenas seguido por Damien Howson, Thibau Nys (Lidl – Trek) e Callum Scotson (Team Jayco-AlUla). Wout Poels impôs o seu ritmo e mantinha-se perto do quarteto da frente. A 1.2km da meta, Buchmann voltou a atacar, mas não conseguiu ganhar um espaço importante.
Cerca de 400 metros depois, quando Poels reentrou no grupo da frente, Buchmann atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. Nys assumiu a perseguição e levava Howson, Scotson e Poels na sua roda. Nos metros finais, Scotson quebrou com Poels na sua roda. O neerlandês tinha de fechar um pequeno espaço e começou o seu sprint. Nys e Howson chegaram a Buchmann e, vindo de trás, Poels facilmente passou pelos três e conquistou assim a etapa final do Tour de Hongrie. Howson foi mais forte que Buchmann e Nys para ser 2º.
Thibau Nys é o grande vencedor do Tour de Hongrie, batendo Emanuel Buchmann por 12s e Wout Poels por 18s. O belga também venceu a classificação por pontos. Siebe Deweirdt (Team Flanders – Baloise) venceu a classificação da montanha e a Q36.5 Pro Cycling Team foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Tour de Hongrie