Thibau Nys vence etapa rainha e é o novo líder do Tour de Hongrie!
O belga Thibau Nys (Lidl – Trek) venceu a terceira etapa do Tour de Hongrie, uma ligação de 182.7km entre Kazincbarcika e Kékesteto, após ser mais forte, nos metros finais, que o italiano Diego Ulissi (UAE Team Emirates) e o alemão Emanuel Buchmann (Bora – Hansgrohe).
Fácil formação da fuga do dia
O Tour de Hongrie começou com Sebe Deweirdt (Team Flanders – Baloise), Christian Bagatin (Team MBH Bank Colpack Ballan), Manuel Peñalver (Team Polti Kometa), Michael Morkov e Yevgeniy Gidich (Astana Qazaqstan Team) e Balasz Rozsa (Epronex – Hungary Cycling Team) a formarem a fuga do dia. A 160km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Peñalver foi buscar a pontuação máxima. O quinteto da frente seguia com uma vantagem de 3:30 sobre o pelotão.
80km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Peñalver conquistou novamente a pontuação máxima. A 72km do fim, na primeira contagem do dia, Deweirdt foi o primeiro a passar no topo. Poucos kms depois, o belga decidiu tirar pé e foi alcançado pelo pelotão. Kristian Sbaragli (Team Corratec – Vini Fantini) atacou e tentava fazer a ponte para a fuga do dia.
Fuga alcançada na subida final e pelotão começa a partir
A cerca de 37km do fim, Sbaragli fez a ponte para o quinteto da frente. 7km depois, Gidich teve um problema mecânico e acabou por ser alcançado pelo pelotão. A 15km da meta, Morkov, Rozsa e Bagatin cederam e acabaram por ser alcançados. 3km depois, os ciclistas entraram na subida final, o Kekesteto, que conta com uma pendente média de 5.6%. O grupo da frente tinha uma vantagem de 40s sobre o pelotão. O camisola amrarela, Martin Voltr (Pierre Baguette Cycling), atacou mas acabou por ser rapidamente alcançado pelo pelotão.
A 11.5km da meta, Peñalver foi buscar a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia e abriu para o lado. Wout Poels (Bahrain Victorious) ainda conseguiu ir buscar 1s de bonificação. 2.5km depois, Sbaragli acabou por ser alcançado pelo pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates. A 7km da meta, a Tudor Pro Cycling Team aumentou o ritmo do grupo.
Buchmann mostra-se em forma e consegue isolar-se
4km depois, o líder da Team DSM-Firmenich PostNL, Frank Van den Broek, teve um problema mecânico e perdeu assim as suas chances de lutar pela etapa e geral. Ben Zwiehoff (Bora – Hansgrohe) aumentou o ritmo em prol de Buchmann. Logo a seguir, o campeão alemão atacou, mas não ganhou um espaço importante. Zwiehoff voltou a subir no grupo e passou novamente para o comando.
A 1.7km da meta, Buchmann atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Mathias Vacek (Lidl – Trek) assumiu o comando do grupo perseguidor e era seguido por Thibau Nys, Diego Ulissi e Marc Hirschi (UAE Team Emirates), Yannis Voisard (Tudor Pro Cycling Team), Harm Vanhoucke (Lotto Dstny), Wout Poels, Callum Scotson (Team Jayco – AlUla), Óscar Rodriguez (Ineos Grenadiers) e Damien Howson e Matteo Badilatti (Q36.5 Pro Cycling Team).
Recuperação fenomenal de Thibau Nys que conquista o Kekesteto
Nos metros finais, Buchmann começou a quebrar, mas dava tudo para manter-se na dianteira. No grupo perseguidor, Ulissi atacou e foi seguido por Nys e Voisard. A cerca de 200 metros depois, Voisard acabou por ceder. 50 metros depois, Nys atacou e Ulissi não teve capacidade para agarrar a sua roda. O jovem belga conseguiu passar por Buchmann, nos últimos metros, para vencer a etapa 3 do Tour de Hongrie. Ulissi também conseguiu passar Buchmann e ambos chegaram com o mesmo tempo do vencedor.
Voisard foi 4º a 4s e Poels 5º a 9s. Vanhoucke chegou com Scotson a 11s. Hirschi foi 9º a 19s. O suíço tentou minimizar as perdas e ainda consegue defender o seu título, pois as duas restantes etapas são ao seu estilo. Van den Broek foi 32º a 1:31. O neerlandês estava num bom momento de forma, mas não deve estar na luta pela geral. Mesmo assim, pode ter mais liberdade para mexer e tenta redimir-se com uma vitória de etapa.
Thibau Nys é o novo líder da classificação geral do Tour de Hongrie. Martin Voltr manteve a liderança da classificação por pontos e Siebe Deweirdt manteve a liderança da classificação da montanha. A UAE Team Emirates é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Tour de Hongrie