Sam Welsford volta às vitórias e é o primeiro líder do Tour de Hongrie!

O australiano Sam Welsford (Bora – Hansgrohe) venceu a primeira etapa do Tour de Hongrie, uma ligação de 166.1km entre Karcag e Hajdúszoboszló, batendo ao sprint os italianos Samuel Quaranta (Team MBH Bank Colpack Ballan) e Jakub Mareczko (Team Corratec – Vini Fantini).

Fácil formação da fuga do dia

A primeira etapa do Tour de Hongrie começou com Mikel Bizkarra (Euskaltel – Euskadi), Martin Voltr (Pierre Baguette Cycling), Viktor Filutas (Seleção húngara) e Balazs Rozsa (Epronex-Hungary Cycling Team) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem de 2:25 sobre o pelotão que era comandado pela Astana Qazaqstan Team e Team Jayco – AlUla.

A 136km do fim, Peter Sagan (Pierre Baguette Cycling) ficou envolvido numa queda, mas acabou por conseguir voltar à bicicleta. 20km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Voltr foi buscar a bonificação máxima. O pelotão impunha um ritmo tranquilo e as principais equipas dos sprinters controlavam a vantagem dos fugitivos do dia.

Voltr tenta a sua sorte de longe, mas acabava por ser alcançado

A 39km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Filutas foi buscar a bonificação máxima. Logo a seguir, Voltr atacou e isolou-se na frente da corrida. A 25km do fim, Bizkarra, Filutas e Rozsa foram alcançados pelo pelotão que estava a 2:20 de Voltr. 5km depois, o checo foi buscar a bonificação máxima no último sprint intermédio do dia. Marc Hirschi (UAE Team Emirates) conseguiu conquistar 2s de bonificação.

O pelotão acabou por aumentar o ritmo e, a 13km da meta, Voltr foi alcançado pelo pelotão. 6km depois, um ciclista que é favorito a lutar pelo pódio da geral, Harm Vanhoucke (Lotto Dstny) sofreu uma queda, mas conseguiu voltar à bicicleta. A 6km da meta, Sagan sofreu um furo e teve de trocar de bicicleta. 3km depois, Vanhoucke e Sagan conseguiram reentrar no pelotão.

Final caótico com grande queda nos metros finais

Nos metros finais, Mark Cavendish (Astana Qazaqstan Team) lançou o sprint final, mas acabou por ser cedo demais e foi rapidamente ultrapassado por Sam Welsford. O australiano acabou por não dar hipótese e conquistou assim a sua quarta vitória da temporada na etapa 1 do Tour de Hongrie. Samuel Quaranta surpreendeu ao fazer um grande sprint para ser 2º. Jakub Mareczko fechou o pódio. Cavendish foi apenas 6º. Dylan Groenewegen (Team Jayco – AlUla) estava mal colocado e só foi 13º.

Um toque de rodas entre Emils Liepins (Team DSM-Firmenich PostNL) e Campbell Stewart (Team Jayco-AlUla) acabou por provocar uma grande queda que partiu o pelotão. Felizmente, todos os ciclistas cruzaram a linha de meta.

Sam Welsford é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos do Tour de Hongrie. A Pierre Baguette Cycling é a melhor equipa.

Sam Welsford é o primeiro camisola amarela do Tour de Hongrie (Foto: Tour de Hongrie)
Sam Welsford é o primeiro camisola amarela do Tour de Hongrie (Foto: Tour de Hongrie)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock