Fuga vinga no Giro d’Italia e dá a 1ª vitória World Tour a Benjamin Thomas!
O francês Benjamin Thomas (Cofidis) venceu a quinta etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 178km entre Genova e Lucca, batendo ao sprint o dinamarquês Michael Valgren (EF Education – EasyPost). O italiano Andrea Pietrobon (Team Polti Kometa) completou o pódio.
4 ciclistas conseguem isolar-se, mas Alpecin – Deceuninck acelera
A quinta etapa do Giro d’Italia começou com Lewis Askey (Groupama – FDJ), Mattia Bais (Team Polti Kometa) e Ewen Costiou (Arkea-B&B Hotels) a saírem do pelotão e a ficarem isolados na frente da corrida. A 173km do fim, Simon Geschke (Cofidis) e Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) atacaram e tentavam chegar ao grupo da frente. Costiou acabou por tirar pé e foi alcançado pelo pelotão. 8km depois, Tarozzi e Geschke juntaram-se aos dois da frente.
A 160km do fim, o grupo da frente tinha 1:35 de vantagem sobre o pelotão. 30km depois, na primeira contagem do dia, a Alpecin – Deceuninck aumentou o ritmo e a vantagem da fuga começou a diminuir. Fabio Jakobsen (Team DSM-Firmenich PostNL) foi a primeira vítima do forte ritmo da equipa belga. A 120km do fim, Tim Merlier (Soudal Quick-Step), Fernando Gaviria (Movistar Team) e Caleb Ewan (Team Jayco – AlUla) também cederam. 4km depois, Mattia Bais foi o primeiro a passar no topo da subida.
Fugitivos alcançados, corrida acalma e nova fuga se forma
A 111km do fim, os quatro da frente foram alcançados. Logo a seguir, Ewan, Merlier e Gaviria conseguiram reentrar no pelotão. Jakobsen ainda estava a mais de 3:00, mas tinha Julius Van den Berg e Gijs Leemreize (Team DSM-Firmenich PostNL) consigo. A 86km do fim, Jakobsen conseguiu reentrar no pelotão. 7km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) foi o mais forte. Christophe Laporte (Team Visma | Lease a Bike) sofreu uma queda, mas voltou à bicicleta.
A 77km do fim, Enzo Paleni (Groupama – FDJ), Benjamin Thomas, Michael Valgren e Andrea Pietrobonatacaram e ficaram isolados na frente da corrida. 20km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Pietrobon foi buscar a pontuação máxima. A vantagem dos quatro da frente era de 1:10 sobre o pelotão.
Algumas quedas no pelotão e os quatro da frente seguem com uma boa vantagem
A 36km do fim, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos Daniel Martinez (Bora – Hansgrohe) e Davide Piganzoli e Giovanni Lonardi (Team Polti Kometa), mas os três conseguiram reentrar no pelotão. 8km depois, no último sprint intermédio do dia, Benjamin Thomas foi buscar a pontuação máxima. Logo a seguir, nova queda no pelotão na qual ficaram envolvidos Michael Woods (Israel – Premier Tech), Attila Valter (Team Visma | Lease a Bike) e Tobias Foss (Ineso Grenadiers).
A 22km da meta, na última contagem do dia, Valgren foi o primeiro a passar no topo. 6km depois, não havia muita cooperação no pelotão e o quarteto da frente seguia com uma vantagem de 55s. A cerca de 13km para a meta, várias equipas começaram a trabalhar na frente do pelotão, mas não estava fácil diminuir a vantagem dos quatro da frente.
Fuga vinga pela primeira vez nesta edição do Giro d’Italia
A 8km da meta, o quarteto da frente tinha 44s de vantagem sobre o pelotão. Pietrobon já não cooperava com os seus colegas de fuga. O pelotão aumentou ainda mais o ritmo, mas os fugitivos estavam a resistir e tinham 20s a 2km para a meta. Paleni e Valgren eram quem mais puxavam na frente da corrida para que esta fuga conseguisse vingar.
A 800 metros da meta, Pietrobon surpreendeu com um ataque de longe e conseguiu uma boa vantagem. Paleni acabou por assumir a perseguição e tentava fechar o espaço. Nos metros finais, Valgren lançou o sprint com Benjamim Thomas na sua roda. Os dois passaram por Pietrobon, e nos últimos metros, o francês foi mais forte que o dinamarquês para se estrear assim a vencer no World Tour na etapa 5 do Giro d’Italia. Jonathan Milan (Lidl – Trek) foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser 5º a 11s.
O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 136º a 2:10.
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) segue líder da classificação geral e da classificação da montanha do Giro d’Italia. Jonathan Milan segue líder da classificação por pontos e Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike) é o melhor jovem. A Ineos Grenadiers é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Fotos: Giro d’Italia