Alexander Kristoff regressa às vitórias na Elfstedenronde!
O norueguês Alexander Kristoff (Uno-X Mobility) venceu a Elfstedenronde, uma clássica de 199.9km com partida e chegada em Brugge, batendo ao sprint o belga Jarne Van de Paar (Lotto Dstny) e o francês Pierre Barbier (Philippe Wagner-Bazin).
Fácil formação da fuga do dia
A Elfstedenronde começou com Jelle Johannink (Tdt-Unibet), Ceriel Desal (Bingoal WB), Thimo Willems (VolkerWessels Cycling Team), Mike Bronswijk (Diftar Continental Cycling Team), Arne Santy (Tarteletto – Isorex) e Kay de Bruyckere (Pauwels Sauzen – Bingoal) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os seis conseguiram uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão.
A cerca de 80km do fim, a Intermarché – Wanty, a Uno-X Mobility e a Israel – Premier Tech aumentaram o ritmo do pelotão com o objetivo de diminuir a vantagem dos fugitivos do dia. 35km depois, alguns ciclistas tentaram sair do pelotão, mas acabaram por não ter sucesso. A 47km do fim, Lars Vanden Heede (Soudal Quick-Step) e Guillaume Visser (Diftar Continental Cycling Team) atacaram e tentavam fazer a ponte para o grupo da frente.
Depois de muita resistência, fuga é alcançada pelo pelotão
12km depois, Santy deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. A 32km do fim, Visser e Vanden Heede foram alcançados pelo pelotão. 4km depois, os cinco da frente estavam a conseguir resistir ao forte ritmo do pelotão e ainda tinham uma vantagem de 45s. Santy acabou por ser alcançado pelo pelotão.
A 10km da meta, Johannink tentou isolar-se na frente da corrida, mas acabou por não ter sucesso. 5km depois, Desal atacou e isolou-se na frente da corrida. Johannink, Willems e Bronswijk acabaram por ser alcançados. A 3.5km da meta, Desal também acabou por ser alcançado pelo pelotão que se preparava para uma chegada ao sprint.
Queda parte o pelotão, mas corrida é decidida ao sprint
A 2km da meta, uma queda aconteceu no pelotão que acabou por partir o grupo. O principal favorito a vencer no dia de hoje, o belga, Gerben Thijssen (Intermarché – Wanty) ficou envolvido e perdeu assim as suas chances de lutar pela vitória. Jensen Plowright (Alpecin – Deceuninck) e Timothy Dupont (Tarteletto – Isorex), dois ciclistas que podiam lutar por um lugar do pódio, também ficaram na queda.
A Uno-X Mobility foi a equipa que ficou mais representada na frente da corrida e assumiu o comando do grupo com o forte comboio para Alexander Kristoff. O norueguês foi quem lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua primeira vitória da temporada na Elfstedenronde. Jarne Van de Paar conseguiu ser mais forte, nos últimos metros, que Pierre Barbier para ser assim segundo. Simon Dehairs (Alpecin – Deceuninck) parecia ter potência para lutar pela vitória, mas acabou por ser fechado e foi apenas 4º.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency