Alex Molenaar vence na Covilhã! Artem Nych revalida conquista do GP Beiras & Serra da Estrela!

O neerlandês Alex Molenaar (Illes Ballears Arabay Cycling) venceu a terceira e última etapa do GP Beiras & Serra da Estrela, uma jornada de 171km entre Manteigas e Covilhã, batendo ao sprint Artem Nych (Sabgal / Anicolor) na rampa final. O uruguaio Maurício Moreira (Sabgal / Anicolor) foi terceiro, a 3s do vencedor. O segundo lugar na etapa permtiu a Nych revalidar a geral da corrida, tornando-se o primeiro ciclista a conseguir tal feito na competição.

Começo com bastante dureza e Garcia Pierna numa fuga solitária

A terceira e última etapa do GP Beiras & Serra da Estrela trouxe o dia decisivo para as contas da geral. A jornada começou com subida às Penhas da Saúde e à Torre, com vários ataques a surgirem no pelotão. Carlos Garcia Pierna (Equipo Kern Pharma) assumiu a dianteira antes das Penhas da Saúde, e assim prosseguiu durante todo o dia. O espanhol passou em primeiro nas duas contagens, para garantir a liderança virtual da montanha.

Um grupo de seis ciclistas com Keegan Swirbul (Efapel Cycling), Oscar Cabedo (ABTF Betão – Feirense), Hugo Nunes (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Calum Johnston (Caja Rural – Seguros RGA), Julien Amezqueta (Illes Balears Arabay Cycling) e Luís Fernandes (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car) esteve em posição intermédia. Luís tentou defender a camisola da montanha, mas pontuou apenas nas Penhas da Saúde. O ciclista da equipa do Seixal foi o primeiro a descolar do grupo, e foi absorvido pelo pelotão antes do Alto da Torre.

O pelotão chegou à Torre com pouco mais de 2min de atraso para o líder. O grupo perseguidor, a cerca de 1min, foi perdendo unidades, até resistir apenas Hugo Nunes. Ao km 50, Hugo ainda foi segundo no sprint intermédio na Seia, mas Pedro Pinto (Efapel Cycling), na cabeça do pelotão, já foi o terceiro, após absorção dos corredores intermédios. O segundo sprint intermédio estava posicionado em Gouveia, cerca de 15km depois. Hugo Nunes estava já alcançado, e Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor) era segundo. Na frente, Garcia Pierna tinha 4min de vantagem.

Final perigoso ao sprint confirmou a amarela de Artem Nych

A etapa manteve esta situação de corrida até perto do final. O pelotão controlou a diferença de Garcia Pierna, sabendo que o alcançaria quando quisesse. O espanhol acabou por ser alcançado a 15km do fim, e a corrida encaminhou-se para a meta. A Sabgal / Anicolor assumiu o ritmo do pelotão até final, mantendo a velocidade alta para evitar ataques. A 300m do final, na rampa em empedrado da reta da meta, deu-se uma queda com Jefferson Cepeda e Joel Nicolau (Caja Rural – Seguros RGA). Maurício Moreira lançou o sprint, com Nych a não precisar de fazer mais do que seguir a roda de Molenaar, que vencia assim a etapa.

O segundo posto deu ao russo a vitória na geral, a segunda consecutiva nesta corrida. Nych terminou com 10s sobre Molenaar e 25s sobre Maurício Moreira. Molenaar venceu por pontos e Garcia Pierna na montanha. Jorge Gutierrez (Equipo Kern Pharma) foi o melhor jovem e a Sabgal / Anicolor venceu coletivamente.

Artem Nych venceu o GP Beiras & Serra da Estrela pelo segundo ano consecutivo!
Artem Nych venceu o GP Beiras & Serra da Estrela pelo segundo ano consecutivo!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: João Fonseca Photographer

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock