Arnaud De Lie em modo touro conquista Tro-Bro Leon!
O belga Arnaud De Lie (Lotto Dstny) venceu a Tro-Bro Leon, uma clássica de 203.5km entre Le Carpont Plouguin e Lannilis, batendo ao sprint os franceses Clément Venturini (Arkea-B&B Hotels) e Pierre Gautherat (Decathlon AG2R La Mondiale).
Fuga do dia com uma boa vantagem
A Tro-Bro Leon começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A cerca de 175km do fim, George Jackson (Burgos – BH), Jaume Guardeño (Caja Rural – Seguros RGA), Morne Van Niekerk (St Michel-Mavic-Auber93) e Samuel Leroux e Kevin Avoine (Van Rysel – Roubaix) atacaram e formaram a fuga do dia.
13km depois, Nicolas Alustiza (Euskaltel – Euskadi) e Alexander Konijn (Nice Métropole Côte d’Azur) fizeram a ponte para o grupo da frente. A 120km do fim, a vantagem dos sete fugitivos do dia era de 6:30 sobre o pelotão que era comandado pelas equipas dos principais favoritos.
Ataques começam a partir a corrida
A 69km do fim, Arnaud De Lie (Lotto Dstny) sofreu um furo. Logo a seguir, a chuva e ataques provocaram cortes no pelotão. Um grupo de cerca de 25 ciclistas acabou por conseguiu ficar intermédio. Arnaud De Lie ficou cortado e seguia no pelotão a tentar chegar ao grupo perseguidor. Na frente da corrida, Konijn sofreu um furo e acabou por ser alcançado pelo grupo perseguidor. 19km depois, o pelotão alcançou o grupo perseguidor.
A 40km do fim, Arnaud De Lie atacou, mas acabou por não ganhar um espaço importante. 3km depois, Anthony Turgis (TotalEnergies) conseguiu um pequeno espaço sobre o pelotão. A 32km do fim, o francês foi alcançado. Avoine sofreu um furo e perdeu o contacto com o grupo da frente. 2km depois, De Lie sofreu um novo furo e tinha de perseguir para reentrar no pelotão. A 26km do fim, Benoit Consefroy (Decathlon AG2R La Mondiale) tentou sair do pelotão, mas sem sucesso. Logo a seguir, Van Niekerk conseguiu isolar-se na frente da corrida.
De Lie reentra, volta a mexer e parte a corrida
A 20km da meta, mais ciclistas tentaram sair do pelotão, mas não tiveram sucesso. 3km depois, Cosnefroy conseguiu uma ligeira vantagem sobre o pelotão, mas foi rapidamente alcançado. Logo a seguir, o grupo de De Lie conseguiu reentrar no pelotão. A Lotto Dstny assumiu de imediato a perseguição e tentava reduzir a vantagem de Van Niekerk.
A 6.6km da meta, De Lie atacou e passou direto por Van Niekerk. 100 metros depois, Pierre Gautherat conseguiu fazer a ponte para o belga. A 6.2km da meta, Riley Sheehan (Israel – Premier Tech) também se conseguiu juntar aos dois da frente. Van Niekerk foi alcançado por Luca Mozzato e Clément Venturini (Arkea-B&B Hotels), Jonas Abrahamsen e Markus Hoelgaard (Uno-X Mobility) e Thomas Gachignard (TotalEnergies) que tentavam reentrar na luta pela vitória.
Grupo perseguidor faz a ponte e nove lutam ao sprint pela corrida
A 1.8km da meta, os seis perseguidores fizeram a ponte para o trio da frente. 1.2km depois, Hoelgaard conseguiu uma ligeira vantagem, mas Mozzato assumiu a perseguição e fechou o espaço. Nos metros finais, Gautherat lançou o sprint final, mas foi facilmente ultrapassado por De Lie que não deu hipótese e conquistou assim a sua segunda vitória da temporada na Tro-Bro Leon. Venturini fez um grande sprint e ainda conseguiu passar Gautherat para ser 2º.
Com o terceiro posto, Gautherat voltou a confirmar o seu potencial e a excelente temporada que está fazer. Sheehan também confirmou a sua grande temporada e o bom momento de forma ao conseguir ser 4º. Destaca-se a grande corrida de Van Niekerk que esteve presente na fuga do dia e ainda foi 6º.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: PhotoNews