Tadej Pogacar conquista Santuario di Oropa e é o novo Maglia Rosa do Giro d’Italia!
O campeão esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a segunda etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 161km entre San Francesco al Campo e o Santuario di Oropa, após protagonizar um grande ataque a 4.5km da meta. O colombiano Daniel Martinez (Bora – Hansgrohe) foi segundo e o britânico Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) terceiro, ambos a 27s.
Início ofensivo, mas fuga facilmente se forma
A segunda jornada do Giro d’Italia começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 154km do fim, Christian Scaroni (Astana Qazaqstan Team), Andrea Piccolo (EF Education – EasyPost), Davide Bais (Team Polti Kometa) e Filippo Fiorelli e Martin Marcellusi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) atacaram e formaram a fuga do dia. Os cinco conseguiram uma vantagem de quase 5:00 sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates. O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) era um dos ciclistas que trabalhava no pelotão.
A 67km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Fiorelli foi buscar a pontuação máxima. 4km depois, Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) e Edward Dunbar e Filippo Zana (Team Jayco – AlUla) ficaram envolvidos numa queda, mas os três voltaram à bicicleta. A 55km do fim, no sprint bonificado do dia, Fiorelli foi o mais forte.
Ataque de Piccolo e queda de Pogacar
3km depois, Andrea Piccolo atacou e isolou-se na frente da corrida. A 39km do fim, na primeira contagem do dia, o italiano foi o primeiro a passar no topo. 15km depois, na segunda contagem do dia, Piccolo foi novamente o primeiro a passar no alto. A 20km do fim, Marcellusi juntou-se a Scaroni na perseguição a Piccolo. 5km depois, os dois perseguidores acabaram por ser alcançados.
A cerca de 12km para a meta, Tadej Pogacar sofreu um furo e acabou por sofrer uma pequena queda. O esloveno rapidamente recebeu uma nova bicicleta e alguns dos seus colegas de equipa começaram à esperar por si. Piccolo acabou por buscar a bonificação máxima no último sprint intermédio do dia. Geraint Thomas ainda foi buscar 2s de bonificação. Logo a seguir, no início do Santuario Di Oropa, Pogacar conseguiu reentrar no pelotão.
UAE Team Emirates e Pogacar partem a corrida
A UAE Team Emirates comandava o pelotão e Piccolo acabou por ser alcançado a 6.5km da meta. 1km depois, Daniel Martinez estava a passar dificuldades, mas seguia na cauda do pelotão. A 4.5km da meta, Pogacar atacou e foi seguido por Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale). O australiano rapidamente quebrou e o esloveno isolou-se assim na frente da corrida. Geraint Thomas inicialmente tentou seguir, mas acabou por depois ir a ritmo e conseguiu chegar a O’Connor.
A 2.5km da meta, Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike) chegou a Thomas e O’Connor. 300 metros depois, Florian Lipowitz e Martinez (Bora – Hansgrohe), Lorenzo Fortunato e Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team), Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team), Einer Rubio (Movistar Team), Juan Pedro Lopez (Lidl – Trek), Jan Hirt (Soudal Quick-Step) e Esteban Chaves (EF Education – EasyPost) também chegaram aos perseguidores. Logo a seguir, Martinez atacou, mas não ganhou um espaço importante.
Novo Maglia Rosa e algumas surpresas entre os favoritos
A 1.7km da meta, O’Connor pagou caro o ter tentado seguir Pogacar e a acabou por ceder com Chaves e Lutsenko. Lipowitz impunha um ritmo no grupo perseguidor em prol de Martinez. Pogacar manteve o seu ritmo e conquistou assim a etapa 2 do Giro d’Italia. No grupo perseguidor, Lipowitz comandava o grupo e começou a lançar o sprint para Martinez. O colombiano acabou por levar a melhor ao sprint sobre Thomas para ser assim segundo a 27s. Fortunato e Lipowitz também chegaram a 27s. Storer, Uijtdebroeks e Rubio a 30s.
Lutsenko e O’Connor perderam 1:00. Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL) chegou a 1:20 e Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) 1:36. Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) foi um dos maiores derrotados do dia e foi apenas 34º a 2:20.
Depois do grande dia de trabalho, Rui Oliveira foi 174º a 27:06.
Tadej Pogacar é o novo líder da classificação geral e da classificação da montanha do Giro d’Italia! Cian Uijtdebroeks é o novo líder da juventude e Filippo Fiorelli é o novo líder da classificação por pontos.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Reuters