Demi Vollering conquista La Vuelta Femenina com vitória na etapa final!
A campeã neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) venceu a última etapa da La Vuelta Femenina, uma ligação de 89km entre Madrid e Valdesquí, após se isolar-se na frente da corrida a cerca de 6km para a meta. A francesa Evita Muzic (FDJ-Suez) foi segunda a 29s e a neerlandesa Riejanne Markus (Team Visma | Lease a Bike) terceira a 33s.
Formação da fuga do dia
A última etapa da La Vuelta Femenina começou com um grupo de dez ciclistas a conseguir sair do pelotão, mas acabou por ser rapidamente alcançado. A 78km do fim, Tamara Dronova (Roland) e Ariana Gilabert (Eneicat-CM Team) atacaram, mas acabaram por ser alcançadas 1km depois. Logo a seguir, mais alguns ataques aconteceram no pelotão, mas sem sucesso.
A 70km do fim, Elena Cecchini (Team SD Worx-Protime), Jelena Eric (Movistar Team), Brodie Chapman (Lidl – Trek), Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike), Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ), Abi Smith (Team DSM-Firmenich PostNL), Flora Perkins (Fenix – Deceuninck), Sarah Gigante e Mireia Benito (AG Insurance-Soudal Team), Alessia Vigilia (FDJ-Suez), Silke Smulders (Liv AlUla Jayco), Magdelaine Vallieres (EF Education – EasyPost) e Lily Williams (Human Powered Health) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia.
Fuga alcançada e corrida começa a partir
A 44km do fim, já na primeira contagem do dia, o grupo da frente começou a perder elementos. 4km depois, Sarah Gigante atacou e foi apenas seguida por Karlijn Swinkels e Brodie Chapman. As três tinham uma vantagem de 40s sobre o pelotão. 3km depois, Chapman acelerou e Gigante e Swinkels acabaram por ceder. A 36km do fim, Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck) atacou e rapidamente passou por Chapman que foi alcançada pelo pelotão.
2km depois, a neerlandesa foi alcançada pelo pelotão que era composto por Demi Vollering, Marlen Reusser e Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime), Evita Muzic e Grace Brown (FDJ-Suez), Riejanne Markus, Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL), Elisa Longo Borghini e Chapman (Lidl – Trek), Ricarda Bauernfeind e Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM Racing), Yara Kastelijn (Fenix – Deceuninck), Kim Cadzow (EF Education – Cannondale), Karolina Perekitko (Winspace), Gigante e Swinkels.
Ataque de Swinkels, mas é alcançada no início da subida final
A 33km do fim, Muzic foi a primeira a passar no topo da subida. Gigante, Rooijakkers, Chapman e Swinkels quebraram perto do topo da subida, mas na descida, rapidamente conseguiram reentrar. 8km depois, Fisher-Black sofreu uma queda, mas conseguiu voltar à bicicleta. Poucos kms depois, Kristen Faulkner (EF Education – Cannondale), Monica Colonel (Bepink – Bongioanni) e Ingvild Gaskjenn (Liv AlUla Jayco) reentraram no pelotão. Fisher-Black também conseguiu reentrar no pelotão a solo.
A 19km da meta, Swinkels atacou e isolou-se na frente da corrida. 7km depois, a neerlandesa entrou na subida final com cerca de 1:10 de vantagem sobre o pelotão que era comandado por Grace Brown. A 10km da meta, Gaskjenn foi a primeira vítima do forte ritmo da australiana. 1km depois, Swinkels foi alcançada. Logo a seguir, Brown voltou a aumentar ainda mais o ritmo e foi apenas seguida por Muzic, Vollering, Borghini, Kastelijn, Rooijakkers, Bauernfeind, Niedermaier, Labous, Cadzow, Markus e Perekitko.
Vollering acelera, parte o grupo e isola-se
A 6.5km da meta, Vollering acelerou e Borghini, Niedermaier e Perekitko acabaram por ceder. Cerca de 500 metros depois, a campeã neerlandesa conseguiu isolar-se na frente da corrida. A 4km da meta, Vollering tinha 30s sobre Markus, Labous, Muzic, Bauernfeind, Kastelijn, Rooijakkers e Cadzow. 400 metros depois, Markus acelerou e Cadzow cedeu de imediato. Poucos metros depois, Labous e Rooijakkers também acabaram por quebrar.
Cadzow, Labous e Rooijakkers acabaram por ser alcançadas por Longo Borghini e Niedermaier. A 2km da meta, Markus voltou a aumentar o ritmo e só Muzic conseguiu seguir a sua roda. Kastelijn foi além dos seus limites e acabou por ficar a pé. Bauernfeind impôs o seu ritmo e tentava ainda reentrar no grupo perseguidor. Poucos metros depois, Kastelijn foi alcançada pelo grupo de Borghini e Labous.
Demi Vollering é a nova Rainha da La Vuelta Femenina
Demi Vollering manteve o seu ritmo e conquistou assim a etapa final da La Vuelta Femenina. Evita Muzic atacou, nos metros finais, e conseguiu largar Riejanne Markus para ser 2ª a 29s. Markus ainda foi 3ª a 33s e conseguiu os segundos necessários para subir ao segundo posto na geral. Pauliena Rooijakkers ainda saltou do grupo de Elisa Longo Borghini e conseguiu passar Ricarda Bauernfeind para ser 4ª a 53s. Borghini foi apenas 7ª a 1:00.
Daniela Campos (Eneicat-CM Team) foi 68ª a 21:33. Na geral, a portuguesa foi 74ª a 1:07:22.
Demi Vollering é assim a grande vencedora da La Vuelta Femenina, batendo Riejanne Markus por 1:49 e Elisa Longo Borghini por 2:00. A neerlandesa também conquistou a classificação da montanha. Marianne Vos venceu a classificação por pontos e Antonia Niedermaier foi a melhor jovem. A Team SD Worx-Protime foi a melhor equipa e Mireia Benito foi a super combativa.
Pódio Final






Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images