Benoit Cosnefroy conquista 5ª vitória em 2024 no Grand Prix du Morbihan!
O francês Benoit Consefroy (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu o Grand Prix du Morbihan, uma clássica de 197km entre Josselin e Plumelec, batendo ao sprint o francês Axel Zingle (Cofidis) e o belga Arnaud De Lie (Lotto Dstny).
Fácil formação da fuga do dia
O Grand Prix du Morbihan começou com diversas tentativas de ataque com Hugo Aznar (Equipo Kern Pharma), Romain Cardis (St Michel-Mavic-Auber93), Iker Bonillo (Euskaltel – Euskadi) e Negasi Abreha (Q36.5 Pro Cycling Team) a formarem a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem superior a 3:00 sobre o pelotão.
Fuga alcançada e ataques começam a partir a corrida
A Lotto Dstny e a Decathlon AG2R La Mondiale assumiram a perseguição dos fugitivos do dia e conseguiram alcançá-los a 56km do fim. 20km depois, ataques começaram a acontecer no pelotão, mas nenhum deles conseguiu ganhar um espaço importante. A 32km do fim, cortes aconteceram no pelotão e um grupo de 15 ciclistas ficou isolado. 8km depois, o pelotão acabou por alcançar o grupo da frente.
A 23km da meta, Urko Berrade (Equipo Kern Pharma) e Thomas Gachignard (TotalEnergies) atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. 7km depois, cortes voltaram a acontecer no pelotão. A cerca de 10km da meta, Markus Hoelgaard (Uno-X Mobility), Valentin Retailleau (Decathlon AG2R La Mondiale) e Marcel Camprubi (Q36.5 Pro Cycling Team) saíram do pelotão e tentavam fazer a ponte para o duo da frente. A 8km da meta, os dois perseguidores foram alcançados pelo pelotão que estava a 20s dos dois da frente.
Berrade e Gachignard alcançados na colina final e corrida é decidida ao sprint
A 1.7km da meta, os ciclistas entraram na colina final, o Côte de Cadoudal, com uma pendente média de 6.3%. 1km deppois, Gachignard atacou e isolou-se na frente da corrida. Berrade acabou por ser alcançado. A 450 metros da meta, Gachignard também foi alcançado pelo pelotão que era comandado pela Uno-X Mobility. Arnaud De Lie estava mal posicionado e tentava subir no grupo.
A 200 metros da meta, após a última curva, Benoit Cosnefroy lançou o sprint final com Axel Zingle na roda. O francês da Cofidis não conseguiu passar o seu compatriota que conquistou assim a sua quinta vitória da temporada no Grand Prix du Morbihan. Depois da má colocação, Arnaud De Lie fez uma grande recuperação e conseguiu passar Clément Venturini (Arkea-B&B Hotels) e Fredrik Dversnes (Uno-X Mobility) para ser terceiro. O belga ainda tentou, mas não conseguiu passar Zingle.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: LNC/B.Bade