Jhonatan Narvaez bate Max Schachmann e Tadej Pogacar e vence etapa 1 do Giro d’Italia!
O campeão equatoriano Jhonatan Narvaez (Ineos Grenadiers) venceu a primeira etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 140km entre Venaria Reale e Torino, batendo ao sprint o alemão Max Schachmann (Bora – Hansgrohe) e o campeão esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) numa grande jornada de ciclismo! O triunfo dá também a Narvaez a primeira Maglia Rosa da corrida!
Fácil formação da fuga do dia
A primeira etapa do Giro d’Italia começou com diversas tentativas de ataque. Louis Barré (Arkea-B&B Hotels), Lilian Calmejane (Intermarché – Wanty), Nicolas Debeaumarché (Cofidis), Amanuel Ghebreigzabhier (Lidl – Trek), Andrea Pietrobon (Team Polti Kometa) e Filippo Fiorelli (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) foram os homens a formar a fuga do dia. A UAE Team Emirates controlava o pelotão, que estava a cerca de 2:00 do grupo da frente.
A 92km do fim, na primeira contagem do dia, Fiorelli foi o primeiro a passar no topo. 9km depois, o italiano foi o mais forte no primeiro sprint intermédio do dia. A 64km do fim, Ghebreigzanhier atacou e isolou-se na frente da corrida. 2km depois, o eritreu foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia. Logo a seguir, Calmejane reentrou na dianteira. A 35km do fim, o francês foi primeiro no sprint Intergiro e bonificou 3s.
UAE Team Emirates parte a corrida no Colle Maddalena
Poucos kms depois, na última contagem do dia, o Colle Maddalena, com 6,1km a 7,4%, a UAE Team Emirates aumentou o ritmo e o pelotão começou a partir. A 25km da meta, Calmejane atacou e isolou-se na frente da corrida. No pelotão, Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) e Luke Plapp (Team Jayco – AlUla) acabavam por ceder. 1km depois, Romain Bardet (Team dsm-firmenich PostNL) também deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão.
A 22km da meta, Calmejane foi o primeiro a passar no topo da subida. O francês tinha cerca de 20s de vantagem sobre o pelotão. Tadej Pogacar tinha apenas Rafal Majka (UAE Team Emirates) consigo. 6km depois, ataques começaram a acontecer e Maximilian Schachmann, Giulio Pellizzari (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Mikkel Honore (EF Education – EasyPost), Nicola Conci (Alpecin – Deceuninck), Alex Baudin (Decathlon AG2R La Mondiale), Damiano Caruso (Bahrain Victorious) e Alessandro De Marchi (Team Jayco – AlUla) ganharam um espaço importante. Poucos kms depois, os sete chegaram a Calmejane.
Ataque monstruoso de Pogacar com Narvaez a surpreender
A 10km da meta, Caruso somou a bonificação máxima no último sprint intermédio do dia. 3km depois, Conci atacou e isolou-se na frente da corrida. A pouco menos de 5km do fim, o italiano entrou isolado no Bivio di San Vito, com 1,4km a 9,8%. Logo a seguir, no pelotão, Pogacar atacou e foi apenas seguido por Narvaez. Os dois estavam a voar e rapidamente chegaram ao grupo perseguidor. O esloveno voltou a aumentar o ritmo e foi apenas seguido pelo equatoriano e Schachmann.
Os três rapidamente alcançaram Conci, e Pogacar atacou de imediato com Narvaez a seguir a sua roda. Logo no início da descida, Schachmann reentrou no grupo da frente. Os três acabaram por seguir juntos até à linha de meta com Pogacar no comando do grupo. Baudin ainda passou Conci e tentava reentrar no grupo da frente.
Sprint a três com Narvaez a levar a melhor
Nos metros finais, Pogacar tentou surpreender ao lançar o sprint de longe, mas Narvaez agarrou a sua roda. O equatoriano facilmente passou o esloveno e regressou assim às vitórias no World Tour na etapa 1 do Giro d’Italia. Schachmann ainda conseguiu passar Pogacar para ser segundo. Baudin foi quarto a 6s e Conci quinto a 10s.
Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), Geraint Thomas (INEOS Grenadiers), Damiano Caruso, Daniel Martinez (BORA – hansgrohe), Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike), Edward Dunbar (Team Jayco – AlUla), Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) e Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) chegaram a 10s. Juan Pedro Lopez (Lidl – Trek) perdeu 20s, após cortar na descida final, Romain Bardet 57s e Thymen Arensman 2:17.
O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) teve um dia de trabalho e foi 164º a 14:48.
Jhonatan Narvaez é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos do Giro d’Italia. Lilian Calmejane é o primeiro líder da classificação da montanha e Alex Baudin é o melhor jovem. A Ineos Grenadiers é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Fotos: Giro d’Italia