Evita Muzic bate Demi Vollering e conquista etapa 6 da La Vuelta Femenina!

A francesa Evita Muzic (FDJ-Suez) venceu a sexta etapa da La Vuelta Femenina, uma ligação de 132.1km entre Tarazona e Vinuesa, batendo ao sprint a campeã neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx-Protime). A neerlandesa Yara Kastelijn (Fenix – Deceuninck) fechou o pódio a 15s.

Início bastante ofensivo, mas fuga não se consegue formar

A sexta jornada da La Vuelta Femenina começou com algumas tentativas de ataque, mas nenhuma teve sucesso. A 124km do fim, um grupo de 14 ciclistas conseguiu saltar do pelotão, mas foi rapidamente alcançado. 5km depois, Petra Stiasny (Fenix – Deceuninck) atacou e isolou-se na frente da corrida. Logo a seguir, Quinty Schoens (VolkerWessels Pro Cycling Team) fez a ponte para a suíça.

A 117km do fim, 15 ciclistas juntaram-se ao grupo da frente, mas o pelotão rapidamente fechou o espaço. 7km depois, Lily Williams (Human Powered Health) e Anneke Dijkstra (VolkerWessels Pro Cycling Team) atacaram e ficaram isoladas na frente da corrida. A 104km do fim, Jelena Eric (Movistar Team) e Mireia Benito (AG Insurance-Soudal Team) saíram do pelotão e juntaram-se às duas da frente. 5km depois, Liane Lippert e Olivia Baril (Movistar Team) fizeram a ponte para o grupo da frente, que acabou por ser alcançado poucos metros depois.

Fuga finalmente se consegue formar

Logo a seguir, Eva Van Agt (Team Visma | Lease a Bike) conseguiu uma vantagem de 30s sobre o pelotão. A 89km do fim, a neerlandesa acabou por ser alcançada. 4km depois, Laura Molenaar (VolkerWessels Pro Cycling Team) e Claudia San Justo (Eneicat-CM Team) atacaram e formaram a fuga do dia. A 83km do fim, Fauve Bastiaenssen (Lotto Dstny) juntou-se às duas da frente. 2km depois, Aurelia Nerlo (Winspace) também se conseguiu juntar à fuga do dia.

A 60km do fim, as fugitivas do dia tinham 3:50 de vantagem sobre o pelotão. Logo a seguir, a Team Visma | Lease a Bike atacou no pelotão, mas nenhuma das suas ciclistas que mexeu na corrida conseguiu ganhar um espaço importante. A 25km do fim, a diferença entre a fuga e o pelotão era de apenas 1:20 sobre o pelotão que estava a aumentar o ritmo.

Fuga alcançada e pelotão prepara-se para a subida final

3km depois, San Justo atacou, mas não ganhou um espaço importante. Logo a seguir, Molenaar contra atacou e foi apenas seguida por Bastiaenssen. A belga e a neerlandesa durante alguns metros atacavam uma de cada vez, mas nenhuma das duas estava a conseguir isolar-se. A 19km da meta, San Justo e Nerlo foram alcançadas. 1km depois, Bastiaenssen atacou e isolou-se. Molenaar acabou por ser alcançada pelo pelotão.

Poucos metros depois, Bastiaenssen também foi alcançada. A 17km da meta, no sprint intermédio do dia, Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) foi buscar a pontuação máxima. Riejanne Markus (Team Visma | Lease a Bike) e Julitte Labous (Team DSM-Firmenich PostNL) tentarão ir buscar bonificações, mas Elena Cecchini (Team SD Worx-Protime) e Brodie Chapman (Lidl – Trek) não deixaram que isso acontecesse.

Demi Vollering parte o pelotão na La Laguna Negra

A 6.5km da meta, as ciclistas entraram na subida final, a La Laguna Negra, que tem uma pendente média de 6.8%. A FDJ-Suez comandava o pelotão que começava a perder bastantes unidades. 2.8km depois, Demi Vollering assumiu o comando do grupo e impunha um ritmo alto. A 2.8km da meta, a campeã neerlandesa aumentou o ritmo e ciclistas começavam a ceder. 300 metros depois, Sarah Gigante (AG Insurance-Soudal Team) perdeu o contacto com o grupo.

A 2km da meta, o grupo acabou por parar e Gigante reentrou. 300 metros depois, Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck) atacou, mas Vollering acabou por fechar rapidamente o espaço. A campeã neerlandesa foi seguida por Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek), Evita Muzic, Yara Kastelijn, Riejanne Markus, Juliette Labous, Ricarda Bauernfeind (Canyon//SRAM Racing), Kim Cadzow (EF Education – Cannondale) e Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime).

Muzic é a única Vollering e consegue vencer ao sprint

A 1km da meta, Demi Vollering voltou a aumentar o ritmo do grupo e Cadzow e Fisher-Black foram as primeiras vítimas. 400 metros depois, Longo Borghini, que estava na roda de Vollering, acabou por quebrar e só Muzic conseguiu agarrar a roda da campeã neerlandesa. Kastelijn, Markus e Borghini ficaram juntas e perseguiam as duas da frente. A 200 metros da meta, Labous e Bauernfeind chegaram às três perseguidoras.

Nos metros finais, Evita Muzic lançou o sprint e Demi Vollering não teve capacidade para responder à francesa que regressou assim às vitórias no World Tour na etapa 6 da La Vuelta Femenina. Vollering foi assim 2ª a 2s. No grupo perseguidor, Kastelijn foi a mais forte, nos últimos metros, para ser 3ª a 15s. Markus foi 4ª a 17s e Longo Borghini, Bauernfeind e Labous cruzaram a linha de meta a 21s.

A portuguesa Daniela Campos (Eneicat-CM Team) foi 45ª a 5:20.

Demi Vollering segue líder da classificação geral da La Vuelta Femenina. Marianne Vos manteve a liderança da classificação por pontos e Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) segue líder da classificação da montanha. A Team SD Worx-Protime é a melhor equipa.

Demi Vollering segue a camisola vermelha da La Vuelta Femenina
Demi Vollering segue a camisola vermelha da La Vuelta Femenina

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Cxcycling Creative Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock