“The Lioness” Marianne Vos conquista etapa 3 da La Vuelta Femenina!
A neerlandesa Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) venceu a terceira etapa da La Vuelta Femenina, uma ligação de 130.2km entre Lucena e Teruel, batendo ao sprint a neerlandesa Charlotte Kool (Team DSM-Firmenich PostNL) e a canadiana Olivia Baril (Movistar Team).
Início bastante ofensivo, mas só uma ciclista forma a fuga do dia
A terceira jornada da La Vuelta Femenina começou com um ritmo tranquilo. A 118km do fim, Mireia Benito (AG Insurance-Soudal Team) atacou e formou a fuga do dia. 17km depois, Mischa Bredewold (Team SD Worx-Protime), Brodie Chapman (Lidl – Trek), Eva Van Agt (Team Visma | Lease a Bike), Amber Kraak (FDJ-Suez), Yara Kastelijn (Fenix – Deceuninck) e Thalita De Jong (Lotto Dstny) saíram do pelotão e tentavam juntar-se a Benito.
A 99km do fim, Teniel Campbell (Liv AlUla Jayco) tentava a solo fazer a ponte para o grupo perseguidor. 1km depois, a trindadense recebeu a companhia de Sheyla Gutierrez (Movistar Team) e Sophie Von Berswordt (Team Visma | Lease a Bike). O pelotão percebeu que as perseguidoras eram ciclistas bastante fortes e acabou por aumentar o ritmo para que estas fosse alcançadas a 96km do fim. 11km depois, Benito tinha uma vantagem de 1:40 sobre o pelotão.
Alguns ataques no pelotão, mas Benito segue isolada
A 61km do fim, na única contagem do dia, Mireia Benito foi a primeira a passar no topo. A espanhola tinha uma vantagem de 4:30 sobre o pelotão. No pelotão, o ritmo aumentou um pouco e Alison Jackson (EF Education – Cannondale), Lizzie Deignan (Lidl – Trek) e Charlotte Kool acabaram por ceder. 11km depois, o grupo de Kool, Jackson e Deignan conseguiu reentrar no pelotão.
A 45km do fim, Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM Racing) e Kim Cadzow (EF Education – Cannondale) ficaram envolvidas numa queda, mas as duas reentraram no pelotão. 1km depois, Benito foi buscar a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. Grace Brown (FDJ-Suez) atacou e acabou por ir buscar 4s de bonificação no sprint intermédio. Blanka Vas (Team SD Worx-Protime) conquistou 2s de bonificação. A 40km do fim, Brown foi alcançada. 5km depois, Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) atacou, mas Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) conseguiu fechar o espaço.
Benito alcançada e queda parte o grupo antes do sprint
A 27km da meta, a Team Visma | Lease a Bike aumentou o ritmo do pelotão para tentar alcançar Benito. 2km depois, Daniek Hengeveld (Team DSM-Firmenich PostNL), Natalie Grinczer (Roland) e Teniel Campbell sofreram uma queda feia. A 7.5km da meta, Mireia Benito acabou por ser alcançada pelo pelotão que se começava a preparar para mais uma chegada ao sprint. 4.8km depois, o pelotão acabou por partir por causa de uma queda a meio do grupo. Gaia Realini (Lidl – Trek) e Evita Muzic (FDJ-Suez) ficaram envolvidas.
Nos metros finais, uma ciclista da FDJ-Suez tentou surpreender de longe, mas sem sucesso. Logo a seguir, Liane Lippert (Movistar Team) passou para o comando do grupo para lançar o sprint de Olivia Baril, mas tinha Vos na sua roda. A neerlandesa lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a etapa 3 da La Vuelta Femenina. Charlotte Kool não estava bem colocada e teve de começar a sprint mais cedo. Ainda quebrou nos últimos metros, mas conseguiu ser mais forte que Baril para ser 2ª.
A portuguesa Daniela Campos (Eneicat-CM Team) ficou presa na queda e acabou por ser 47ª, mas ficou com o mesmo tempo da vencedora.
Blanka Vas manteve a liderança da classificação geral da La Vuelta Femenina e é a nova líder da classificação por pontos. Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) segue líder da classificação da montanha e Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM Racing) é a melhor jovem. A Lidl – Trek é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos