André Dutra vence primeira edição do GP “O Jogo” Júnior!
O açoriano André Dutra (Escola de Ciclismo Bruno Neves) venceu a primeira edição do GP “O Jogo” Júnior, clássica com 91,3km em Paredes, após bater ao sprint o brasileiro Davi Alves (Santa Maria da Feira / Segmento d’Época / Reol / Bolf) e o barcelense Gonçalo Rodrigues (Landeiro | KTM | Matias&Araújo).
Quedas e ataques marcaram o início da corrida
A primeira edição do GP “O Jogo” para o pelotão júnior contou com um curto pelotão de 48 jovens ciclistas. Paredes presenteou-os com um circuito ondulado, e algo técnico que acabou por provocar algumas quedas. A primeira, ainda muito cedo, atirou para fora de prova Luís Mendonça (Landeiro | KTM | Matias&Araújo) e Diogo Ramos (Paredes – Fortunna). A ondulação do percurso começou desde cedo a fazer vítimas, e vários foram os ciclistas que passaram dificuldades.
No início da segunda de quatro voltas, cerca do km 25, a Landeiro | KTM | Matias&Araújo atacou a corrida na primeira subida do circuito. Gonçalo Rodrigues, Gonçalo Santos e Samuel Guerra (Landeiro | KTM | Matias&Araújo) colocaram-se na dianteira, com Davi Alves, André Dutra e 3 outros ciclistas. Apenas a formação Alcobaça CC – Crédito Agríciola, sem ninguém no grupo, perseguiu, acabando por anular a iniciativa 10km volvidos.
Três homens isolados discutiram a vitória
Na volta seguinte, no mesmo local, Gonçalo Rodrigues voltou a atacar. Apenas André Dutra seguiu o ciclista da formação de Roriz, e os dois ganharam um pequeno espaço. Apesar disso, e perante o comportamento das duas equipas, acabaram por abrandar. As quedas voltaram a surgir no pelotão, com Gonçalo Santos (Landeiro | KTM | Matias&Araújo) a ser vítima de uma violenta, que o levou direto ao hospital.
Na volta final, a primeira subida voltou a ser a mais atacada. Gonçalo Rodrigues, André Dutra e Davi Alves ganharam cerca de 25s de vantagem, e o pelotão não reagiu. O trio foi aumentando sempre a diferença, mas acabou por se reduzir a dois já um pouco antes dos últimos 5km. Davi Alves perdeu o contacto com os adversários numa pequena rampa, mas acabaria por regressar a 2km do fim, com a marcação pela vitória.
Apesar dos vários ataques, o trio discutiu a vitória ao sprint. André Dutra foi o primeiro a arrancar, e ganhou algum espaço enquanto os adversários se olhavam. A diferença foi a suficiente para a vitória, com Davi em segundo e Gonçalo em terceiro. O pelotão chegou a mais de 3min, com João Silva (Tensai – Sambiental – Santa Marta) a vencer o sprint pelo quarto posto.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Carlos Carneiro / Global Imagens