Alison Jackson vence etapa 2 da La Vuelta Femenina e Blanka Vas é a nova líder!
A Campeã do Canadá, Alison Jackson (EF Education – Cannondale), venceu ao sprint a etapa 2 da La Vuelta Femenina, uma jornada de 118,3km entre Buñol e Moncofa, batendo a Campeã da Hungria, Kata Blanka Vas (Team SD Worx – Protime) e a neerlandesa Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) num final com bastantes quedas e curvas perigosas. Com o segundo posto, Vas é também a nova líder da geral.
Começo com formação de fuga, mas com o pelotão no controlo
A segunda etapa da La Vuelta Femenina contou com um dia frio e chuvoso, muito pouco tradicional na zona de Valência. O começo foi algo nervoso, com uma queda a suceder envolvendo Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek), mas sem gravidade. Ana Vitória Magalhães (Bepink – Bongioanni) e Cristina Tonetti (Laboral Kutxa – Fundación Euskadi) foram as primeiras a atacar, mas não tiveram sucesso.
A fuga do dia começaria a formar-se pouco depois, com o ataque de Idoia Eraso (Laboral Kutxa – Fundación Euskadi), Angela Oro (Bepink – Bongioanni) e Marine Allione (Winspace). No encalço do trio saíram Romy Kasper (Human Powered Health), Valerie Demey (Volkerwessels Pro Cycling Team) e Camilla Bye (Team Coop – Repsol). As seis ciclistas apenas se juntaram na dianteira ao km 26, já com quase 3min sobre o pelotão.
Em posição intermédia colocaram-se também Lourdes Oyarbide (Laboral Kutxa – Fundación Euskadi) e Andrea Casagranda (Bepink – Bongioanni). As duas ainda tentaram chegara à frente, mas foram absorvidas pelo pelotão ao km 32. A fuga manteve uma vantagem sólida, até se dar a aproximação ao Puerto de l’Oronet. A Visma | Lease a Bike assumiu o trabalho no pelotão, e foi reduzindo a diferença para as mulheres escapadas.
Subida a l’Oronet partiu o pelotão
Pouco antes da entrada para a subida, a 45km do fim, Idoia Eraso atacou e isolou-se na frente da corrida. A espanhola manteve-se um par de kms na frente, até ser alcançada por parte das companheiras de fuga. Ainda assim, O grupo não resistiu muito mais e acabou alcançado pelo pelotão. O ritmo da formação da Visma | Lease a Bike foi fazendo a diferença e eliminando mais de metade do pelotão, incluindo a principal adversárias de Vos, Charlotte Kool. Karlijn Swinkels foi a primeira no topo, assegurando a primeira camisola da montanha.
A descida revelou-se algo perigosa, com Mareille Meijering (Movistar) a cair. A Lidl – Trek assumiu o pelotão, colocando Gaia Realini segura. Com o pelotão partido, o sprint intermédio bonificado de Alfara de la Baronia tornou-se um momento chave. Anneke Dijkstra (Volkerwessels Pro Cycling Team) atacou, e conseguiu ser primeira. Mais atrás, Blanka Vas sprintou para ser segunda e tornar-se a líder virtual da corrida.
Final ao sprint em condições perigosas
O grupo de Kool começou pouco depois a aparecer atrás do pelotão. Os 40s iniciais foram-se reduzindo, e a 6km do fim eram apenas 22s. Parecia impossível fechar o espaço, mas os 3km finais foram caóticos. Sob o pórtico dos últimos 3km caíram Longo Borghini e Lizzie Deignan (Lidl – Trek), Niamh Fisher-Black e Mischa Bredewold (Team SD Worx – Protime). Pouco depois, numa rotunda, ficaram mais um punhado de ciclistas no chão, com destaque para Liane Lippert (Movistar Team).
O pelotão voltou a ficar totalmente partido, e o grupo de Kool reintegrou a frente a 1km do fim, quando as várias partes se reagruparam. O final revelou-se bastante difícil de prever, dado que nenhuma das principais favoritas estava nas primeiras posições. A EF Education – Cannondale surgiu para o sprint, lançando Alison Jackson nos últimos 150m. A Campeã do Canadá não deixou créditos por mãos alheias e sprintou para a vitória, a primeira da época, e logo na primeira grande volta do ano.
Blanka Vas foi segunda, e garantiu a subida à liderança da geral da La Vuelta Femenina, tendo 8s sobre Jackson. A canadiana lidera por pontos e Swinkels na montanha. Idoia Eraso foi a combativa do dia, e a Lidl – Trek é a melhor equipa. Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM Racing) é a melhor jovem, apesar de não ter qualquer camisola.
Daniela Campos foi a única ciclista da Eneicat – CM Team no pelotão, ao ser 45ª. Na geral, a portuguesa é agora 82ª a 2:02.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: SprintCyclingAgency