Max Kanter vence etapa 2 do Tour of Turkiye! Henri Uhlig é o novo líder!
O alemão Max Kanter (Astana Qazaqstan Team) venceu a segunda etapa do Tour of Turkiye, uma ligação de 190.6km entre Kemer e Kalkan, batendo ao sprint o alemão Henri Uhlig (Alpecin – Pimapen) e o dinamarquês Tobias Lund Andresen (Team DSM-Firmenich PostNL).
Fuga só se consegue formar ao km 40
A segunda etapa do Tour of Turkiye começou com um ritmo alto e nenhum ciclista tentava sair do pelotão. A 172km do fim, cinco ciclistas tentaram formaram a fuga do dia, mas sem sucesso. 4km depois, Antoine Berlin (Bike Aid) atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. A 153km do fim, o monegasco foi alcançado. Logo a seguir, mais ciclistas tentaram saltar do pelotão, mas nenhum deles ganhou uma vantagem importante.
A 150km do fim, David Lozano (Team Novo Nordisk), Gianni Marchand (Tarteletto – Isorex), Vinzent Dorn (Bike Aid), Samet Bulut (Beykoz Belediyesi Spor Turkiye), Jonathan Rottman (REMBE Pro Cycling Team Sauerland) e Jakub Kaczmarek (Mazowsze Serce Polski) atacaram e formaram a fuga do dia. 4km depois, na primeira contagem do dia, Dorn foi o primeiro a passar no topo. A diferença entre os fugitivos do dia e o pelotão era de 3:30. Poucos kms depois, Lozano foi o mais forte no sprint bonificado do dia.
Subida mais dura do dia parte a fuga e o pelotão
A 72km do fim, no sprint intermédio do dia, Dorn foi buscar a pontuação máxima. 2km depois, os ciclistas entraram na subida mais dura do dia de 11.9km a 4.9%. A 65km do fim, Mark Cavendish (Astana Qazaqstan Team) perdia o contacto com o pelotão. 3km depois, Fabio Jakobsen (Team DSM-Firmenich PostNL), Simon Dehairs (Alpecin – Pimapen) e Sasha Weemaes (Bingoal WB) também deixaram de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão.
A 58km do fim, Bulut atacou e isolou-se na frente da corrida. O turco foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. 1km depois, Dorn reentrou na frente da corrida e atacou de imediato, largando assim Bulut. A 55km do fim, Bulut foi alcançado. 6km depois, Dorn foi alcançado pelo pelotão que era comandado pela Bora – Hansgrohe. Danny Van Poppel e Sam Weslford (Bora – Hansgrohe), Henri Uhlig, Tobias Lund Andresen, Max Kanter e Davide Ballerini (Astana Qazaqstan Team), Giovanni Lonardi (Team Polti Kometa) e Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) estavam no pelotão.
Algumas tentativas de ataque, mas mais uma etapa disputada ao sprint
A 38km do fim, Mario Aparicio (Burgos – BH) tentou sair do pelotão. O espanhol foi seguido por Negasi Abreha (Q36.5 Pro Cycling Team) e Danny Van Poppel, mas foram rapidamente alcançados. A Astana Qazaqstan Team e a Caja Rural – Seguros RGA ajudavam a Bora – Hansgrohe a comandar o pelotão e aumentavam a vantagem que tinham sobre o grupo de Fabio Jakobsen. 28km depois, Aparacio mexeu novamente na corrida, mas não conseguiu ganhar um espaço importante.
Nos últimos kms, o ritmo era elevado e os sprinters tentavam manter-se bem colocados para o sprint na rampa final de 800m a 5.4%. David Gonzalez (Caja Rural – Seguros RGA) tentou surpreender ao lançar o sprint de longe com Van Poppel na sua roda. Ballerini vinha a subir posições e tinha Kanter na sua roda. O alemão lançou o seu sprint a 100m da meta e não deu hipótese, estreando-se assim a vencer como profissional na etapa 2 do Tour of Turkiye. Uhlig tentou seguir Kanter, mas não conseguiu e acabou por ser 2º. Lund Andresen estava mal colocado e fez um grande sprint para ainda passar Ballerini e ser 3º.
O português Iúri Leitão não estava na melhor posição para o sprint final. Ainda acabou por ser fechado e terminou em 11º.
Henri Uhlig é o novo líder da classificação geral do Tour of Turkiye. Giovanni Lonardi foi 4º, ontem, e 5º hoje, e é assim o novo líder da classificação por pontos. Samet Bulut é o novo líder da classificação da montanha e Vinzent Dorn manteve a liderança da classificação dos sprints intermédios. A Q36.5 Pro Cycling Team lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency