Grace Brown surpreende e conquista Liège-Bastogne-Liège!

A australiana Grace Brown (FDJ-Suez) venceu a Liège-Bastogne-Liège, uma clássica de de 153km entre Bastogne e Liège, batendo ao sprint a campeã italiana Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) e a campeã neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx-Protime).

Sarah Gigante forma a fuga do dia, mas segue sem companhia

A Liège-Bastogne-Liège feminina começou com Titia Ryo (Arkea-B&B Hotels) e Spela Kern (Cofidis) a saírem do pelotão e a ficarem isoladas na frente da corrida. A 138km do fim, as duas foram alcançadas. 5km depois, Sarah Gigante (AG Insurance-Soudal Team) atacou e formou a fuga do dia. A 122km do fim, Anne Knijnenburg (VolkerWessels Pro Cycling Team) tentou fazer a ponte para Gigante, mas foi alcançada em menos de 5km.

9km depois, Stina Kagevi (Team Coop-Repsol) tentava juntar-se a Gigante que tinha 2:20 de vantagem sobre o pelotão. A 98km do fim, Kim Cadzow (EF Education – EasyPost) e Sara Martin (Movistar Team) fizeram a ponte para Kagevi. 15km depois, Kagevi cedeu e foi alcançada. A 76km do fim, as duas perseguidoras foram alcançadas.

Grupo perigoso faz a ponte para Gigante

Logo a seguir, Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing) atacou e foi seguida por Kim Cadzow, Grace Brown, Mischa Bredewold (Team SD Worx-Protime), Eva van Agt (Team Visma | Lease a Bike), Mikayla Harvey (UAE Team ADQ), Flora Perkins (Fenix – Deceuninck) e Lucinda Brand (Lidl – Trek). A 62km do fim, as oito perseguidoras juntaram-se a Gigante na frente da corrida.

4km depois, Julie Bego (Cofidis) saltou do pelotão e tentava juntar-se ao grupo da frente. A 50km do fim, as nove da frente tinham 50s de vantagem sobre Bego e 2:30 sobre o pelotão. 10km depois, nenhuma equipa estava a querer comandar o pelotão e a vantagem das fugitivas do dia aumentou para 3:00.

A perigosa fuga da Liège-Bastogne-Liège feminina com Grace Brown em destaque (Foto: ASO)
A perigosa fuga da Liège-Bastogne-Liège feminina com Grace Brown em destaque (Foto: ASO)

Côte de la Redoute parte o grupo da frente

A 35km da meta, no Côte de la Redoute, com 1.5km a 9.2%, o grupo da frente começou a partir. 1km depois, Elise Chabbey atacou e foi apenas seguida por Kim Cadzow e Grace Brown. A 30km da meta, a vantagem das três da frente era de 36s sobre Van Agt, Perkins, Gigante, Bredewold e Brand e 2:35 sobre o pelotão. 2km depois, Silvia Persico (UAE Team ADQ) atacou, mas não conseguiu sair do pelotão porque foi marcada por Longo Borghini e Vollering.

A 25km da meta, Van Agt, Bredewold e Brand perderam o contacto com o grupo perseguidor e foram alcançadas pelo pelotão. Poucos kms depois, Gigante e Perkins também foram alcançadas. A Lidl – Trek e Team SD Worx-Protime comandavam o pelotão e tentavam reduzir a vantagem das três da frente.

Ataque de Elise Chabbey no Côte de la Redoute (Foto: Luc Claessen/Getty Images)
Ataque de Elise Chabbey no Côte de la Redoute (Foto: Luc Claessen/Getty Images)

Três principais favoritas atacam e fazem a ponte para o grupo da frente

A 14km da meta, no Côte de la Roche-aux-Faucons, 1.2km a 11%, Chabbey impunha um ritmo alto. Cadzow passou dificuldades, mas a ritmo reentrou na frente da corrida. No pelotão, Borghini atacou e foi seguida por Vollering, Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) e Niewiadoma. Poucos metros depois, Vos acabou por ir limite e cedeu. A neerlandesa foi alcançada por Riejanne Markus (Team Visma | Lease a Bike), Julitte Labous (Team DSM-Firmenich PostNL), Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime) e Neve Bradbury e Ricarda Bauernfeind (Canyon//SRAM Racing).

Borghini e Vollering começaram a cooperar muito bem e estava a reduzir a vantagem das três da frente. A 9km da meta, Borghini atacou e fez a ponte para o grupo da frente. 1km depois, a italiana voltou a mexer para que Vollering e Niewiadoma não chegassem à frente da corrida e Cadzow cedeu. A 7km da meta, Brown cometeu um erro e foi para fora de estrada, mas rapidamente voltou ao seu ritmo. 1km depois, Vollering, Niewiadoma, Cadzow e Brown juntaram-se às duas da frente.

Canyon//SRAM Racing mexe na corrida, mas vitória é decidida ao sprint

A 4.7km da meta, Chabbey atacou, mas não ganhou um espaço importante. Poucos kms depois, a suíça tentou novamente, mas Borghini fechou um espaço. A 1.3km da meta, Niewiadoma atacou e Cadzow tentava fechar o espaço. A neozelandesa acabou por quebrar, já no início do km final, e Borghini atacou para chegar à roda de Niewiadoma. Brown levava Chabbey e Vollering na roda para tentar o ligeiro espaço.

Elisa Longo Borghini lançou o sprint e parecia que tinha a vitória nas mãos, mas vinda de trás, Brown fez um grande sprint e passou a italiana para conquistar assim o seu primeiro monumento na Liège-Bastogne-Liège. Demi Vollering não estava na melhor posição para o sprint. A neerlandesa ainda fez um bom sprint, mas não conseguiu passar Borghini e acabou por ser terceira. A Canyon//SRAM Racing fez uma grande corrida, mas falhou o pódio com Chabbey e Niewiadoma. Cadzow fez uma grande corrida em fuga e foi 6ª.

Pódio Final

Pódio da Liège-Bastogne-Liège com Elisa Longo Borghini, Grace Brown e Demi Vollering (Foto: ASO)
Pódio da Liège-Bastogne-Liège com Elisa Longo Borghini, Grace Brown e Demi Vollering (Foto: ASO)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock