Imparável Tadej Pogacar conquista 110ª Liège-Bastogne-Liège!
O campeão esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a Liège-Bastogne-Liège, uma ligação de 254km com partida e chegada em Liège, após protagonizar um poderoso ataque a 34km da meta. O francês Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL) foi segundo a 1:39 e o neerlandês, Campeão do Mundo, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) terceiro a 2:02.
Fácil formação da fuga do dia
A Liège-Bastogne-Liège começou com Gil Gelders (Soudal Quick-Step), Rémy Rochas (Groupama – FDJ), Lilian Calmejane (Intermarché – Wanty) e Paul Ourselin (TotalEnergies) a saltarem do pelotão e a formarem a fuga do dia. A 248km do fim, Christian Scaroni (Astana Qazaqstan Team), Ivan Romeo (Movistar Team), Enzo Leijnse (Team DSM-Firmenich PostNL), Loic Vliegen (Bingoal WB) e Fabien Doubey (TotalEnergies) juntaram-se ao grupo da frente.
Poucos kms depois, Danny van der Tuuk (Equipo Kern Pharma) tentou juntar-se ao grupo da frente, mas acabou por não ter sucesso. A UAE Team Emirates controlava o ritmo do pelotão e os fugitivos do dia tinham uma vantagem de quase 4:00 sobre o pelotão. O ritmo acabou por aumentar, e a 100km do fim, a vantagem dos fugitivos do dia sobre o pelotão era de apenas 1:30. 1km depois, William Lecerf (Soudal Quick-Step), Chris Hamilton (Team DSM-Firmenich PostNL) e Toon Clynhens (Team Flanders – Baloise) sofreram uma queda.
Queda parte pelotão e alguns favoritos ficam cortados
Logo a seguir, nova queda aconteceu que acabou por partir o pelotão. Valentin Madouas (Groupama – FDJ), Tobias Johannessen (Uno-X Mobility) e Ben Tulett (Team Visma | Lease a Bike) ficaram envolvidos. Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck), Pello Bilbao, Santiago Buitrago, Wout Poels e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), Romain Grégoire (Groupama – FDJ), Simon Yates (Team Jayco-AlUla), Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe), Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step) e João Almeida (UAE Team Emirates) acabaram por ficar cortados.
A 95km do fim, Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) teve um problema mecânico e perdeu o contacto com o primeiro pelotão. Calmejane, Leijnse e Romeo cederam e foram alcançados pelo pelotão. 6km depois, os restantes fugitivos do dia foram alcançados pelo pelotão. A diferença entre o primeiro e o segundo pelotão era de 1:25. Pidcock teve de trocar de bicicleta e acabou por ficar no grupo de Mathieu Van der Poel.
Junção entre o pelotão e o grupo dos favoritos
A 79km do fim, Pidcock atacou e foi seguido por Poels, Tiberi e Vansevenant. Os dois Bahrain acabaram por ceder, mas o britânico e o belga continuaram com o forte ritmo e tentavam reentrar na frente da corrida. 3km depois, Grégoire fez a ponte para Pidcock e Vansevenant. Omar Fraile (Ineos Grenadiers) e Rémy Rochas esperaram por Pidcock e Grégoire, respetivamente, e tentavam ajudá-los a reentrar no grupo da frente.
O ritmo da corrida acabou por baixar e, a cerca de 72km do fim, o grupo de Pidcock reentrou no pelotão. Poucos kms depois, o grupo de Mathieu Van der Poel e João Almeida também conseguiu reentrar no pelotão. A 69km do fim, Carlos Canal (Movistar Team) sofreu uma queda feia e ficou bastante maltratado. A UAE Team Emirates assumiu o comando do pelotão que se começava a preparar para entrar na fase mais dura da corrida. 20km depois, a equipa dos Emirados Árabes Unidos aumentou ainda mais o ritmo. Stephen Williams (Israel – Premier Tech) esteve em dificuldades, mas manteve-se no grupo.
Ataque destruidor de Tadej Pogacar
A 35.6km da meta, o pelotão entrou no Côte de La Redoute, com 1.6km a 8.8%. Domen Novak (UAE Emirates) impunha um ritmo alto e Williams acabou ceder. 800 metros depois, Pogacar atacou e só Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) apanhou a sua roda. O esloveno manteve um ritmo elevado e o equatoriano acabou por quebrar, poucos metros depois. Carapaz foi alcançado por Egan Bernal (Ineos Grenadiers), Maxim Van Gils (Lotto Dstny), Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) e Vansevenant.
Poucos metros depois, um grupo composto por Ben Healy (EF Education – EasyPost), Pello Bilbao, Tiesj Benoot (Team Visma | Lease a Bike), Vlasov, Mattias Skjelmose (Lidl – Trek), Marc Hirschi e João Almeida (UAE Team Emirates), Grégoire, Bardet, Laurens De Plus (Ineos Grenadiers) e Benoit Cosnefroy e Aurélien Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) juntou-se aos cinco perseguidores. Mathieu Van der Poel seguia num terceiro grupo.
Ataques no grupo perseguidor
A 30km da meta, Ben Healy atacou e tentava a solo chegar a Pogacar. Poucos metros depois, Bardet chegou ao irlandês. A 27km da meta, Cosnefroy e Grégoire atacaram e conseguiram chegar a Healy e Bardet. O grupo de Van der Poel conseguiu chegar ao grupo onde estava João Almeida. Pogacar mantinha o seu ritmo e tinha 1:00 de vantagem sobre os quatro perseguidores e 1:15 sobre o grupo de Almeida e Van der Poel.
A 14km da meta, no Côte de la Roche-aux-Faucons, com 1.3km a 10%, Healy acelerou e foi seguido por Bardet. Cosnefroy e Grégoire não foram ao choque e conseguiram chegar aos dois. Logo a seguir, Bardet atacou e tentava garantir a solo um lugar no pódio. Bernal, Carapaz, Benoot, Van Gils e Lutsenko atacaram e chegaram a Healy, Grégoire e Consefroy. A 11km da meta, Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale), Vansevenant e Bilbao chegaram ao grupo de Van Gils. Logo a seguir, os ciclistas atacavam e paravam no terceiro grupo e isto ajudava Bardet a ganhar espaço.
Top2 garantido e luta ao sprint pelo terceiro posto
A 5km da meta, Van der Poel, Pidcock, Guillaume Martin (Cofidis) e Bauke Mollema (Lidl – Trek) reentraram no terceiro grupo. Poucos kms depois, mais ciclistas também conseguiram reentrar na luta pelo pódio. Tadej Pogacar manteve o seu ritmo e conquistou assim pela segunda vez na carreira a Liège-Bastogne-Liège. Romain Bardet também seguiu com o seu ritmo e conquistou um emocionante segundo lugar num monumento.
Mathieu Van der Poel não estava claramente no seu melhor dia, mas mesmo assim, ainda foi o mais forte ao sprint do terceiro grupo para ser terceiro a 2:02. Maxim Van Gils continua a confirmar o seu grande talento ao conseguir ser 4º a 2:02. Aurélien Paret-Peintre reentrou nos últimos kms e ainda conseguiu ser 5º. Mauri Vansevenant confirma a boa forma ao conseguir ser 6º. Tom Pidcock foi apenas 10º.
O português João Almeida foi 29º a 3:52.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency