Francisco Campos vence Clássica Viana do Castelo! Fábio Costa conquista Taça de Portugal!
Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-SC Farense) conquistou a seu 2º triunfo da temporada na Clássica Viana do Castelo, após ser o mais forte ao sprint de um grupo reduzido. Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense) foi 2º na prova e confirmou assim o triunfo na geral da Taça de Portugal! Tomas Contte (Aviludo Louletano-Loulé Concelho) fechou o pódio.
4ª Edição da Clássica Viana do Castelo
Hoje decorreu em Viana do Castelo a 4ª edição da Clássica de Viana, uma prova amadora que seria o palco final da Taça de Portugal, sendo a última prova pontuável. Os 134,5km disputados entre Vila Nova de Anha e a Praia Norte (Viana do Castelo) iriam trazer a dureza dos setores de empedrado e dos terrenos ligeiramente acidentados. A disputa da geral da Taça de Portugal estava em aberto, e Fábio Costa tinha de dar a cara à luta para triunfar na mesma.
Fuga duradoura e um pelotão que se foi desintegrando aos poucos
Logo no início da Clássica Viana do Castelo destacou-se um grupo de 8 corredores, formado por Aleksandr Grigorev (Efapel Cycling), André de Carvalho (Sabgal – Anicolor Cycling Team), Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios- Marcos Car), Germán Nicolas Tivani (Aviludo – Louletanto – Loulé Concelho), Hugo Nunes (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Rui Carvalho (Kelly-Simoldes-UDO), Samuel Florez (Equipo Cortizo) e João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua).
A fuga conseguiu ganhar uma boa distância e lutar por classificações secundárias. De forma a negar o sucesso da fuga, as equipas dos ciclistas que estavam a lutar pela geral da Taça de Portugal anularam a distância, apanhando os fugitivos a cerca de 15km da meta.
Final que decidiria o futuro vencedor da geral da Taça de Portugal
A equipa do líder da Taça de Portugal, ABTF Betão-Feirense, assumiu o controlo e reduziu o pelotão a 15 ciclistas. Vários ciclistas tentar partir ainda mais a corrida nos últimos kms, mas nunca conseguiram ter sucesso. Assim, o cenário da disputa da prova ao sprint era a mais viável.
Tomas Contte tentou surpreender e lançou o sprint de longe com Francisco Campos e Fábio Costa a apanharem a sua roda. Nos últimos metros, Francisco passou Contte para triunfar assim pela segunda vez esta temporada na Clássica Viana do Castelo. O segundo posto foi decidido, no photofinish, com Fábio Costa a conseguir levar a melhor sobre Tomas Contte e somar os pontos necessários para conquistar a Taça de Portugal.
Pódio Final da Taça de Portugal
Feitas as contas, a geral da Taça de Portugal, nos elites, termina com a vitória de Fábio Costa, que somou 235 pontos. O português da ABTF Betão – Feirense bateu Francisco Campos por apenas 5 pontos. Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) foi 4º na Clássica Viana do Castelo e terminou em 3º na geral da Taça, somando um total de 180 pontos.
Nos Sub-23, João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista) foi o melhor no dia, acabando em 11º, mas foi Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) que levou a melhor na geral, terminando com 265 pontos. Duarte Domingues (Sabgal-Anicolor Cycling Team) foi 2º com 250 pontos e João Martins 3º com 200 pontos.
Classificações:
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo