Lenny Martinez vence o Tour du Doubs e Groupama-FDJ faz o pleno!
O francês Lenny Martinez (Groupama-FDJ) venceu o Tour du Doubs, depois de travar um duelo com o seu compatriota Clément Berthet (Decathlon AG2R La Mondiale), que não conseguindo responder ao sprint final, dá a 4ª vitória do ano ao ciclista da Groupama! O espanhol José Manuel Diaz (Burgos-BH) fechou o pódio a 8s.
44ª Edição do Tour du Doubs
Hoje realizou-se na região da Borgonha, em França, a 44ª Edição do Tour du Doubs, que ligou Morteau a Portalier-Le Lamont. O percurso, que era composto por 200km, era muito acidentado, e o final em alto deixa uma disputa aberta entre os punchers e trepadores.
Jesus Herrada (Cofidis), vencedor da última edição, estava presente e pronto para defender o seu título. Lenny Martinez, Harm Vanhoucke (Lotto-DSTNY), Clément Berthet e Guillaume Martin (Cofidis) eram outros corredores que iriam alinhar e seriam alguns dos grandes favoritos a vencer.
Impasse, quedas e neutralização da corrida
O início da prova foi marcado por um pelotão muito pouco permissivo, que não deu margem para nenhum dos atletas que tentavam escapar. No começo, houveram várias quedas que fizeram com que a corrida fosse neutralizada com pouco mais de 30 km de corrida. A organização estavam à espera de novas ambulâncias chegassem ao local da corrida para que houvesse assistência médica para os ciclistas, caso acontecesse mais alguma queda.
A corrida recomeçou a 150 km da meta, e foi no recomeço que surgiu aquela que seria a fuga do dia. A mesma era composta por Kévin Avoine e Samuel Leroux (Van Rysel-Roubaix), Federico Biagini (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè), Hamish Beadle (Team Novo Nordisk), Vinzent Dorn (Team Bike Aid), James Fouché (Euskaltel – Euskadi), Scott David (Hrinkow Advarics), Gwen Leclainche e Quentin Bezza (Philippe Wagner – Bazin). Os fugitivos chegaram a ter pouco mais de 3:30 minutos de avanço para o pelotão.
Fuga começou a partir e ataques aconteceram no pelotão
A 49km da meta, alguns fugitivos do dia começaram a perder o contacto com a frente da corrida. 11km depois, Leroux, Biagini e Dorn ficaram isolados na frente da corrida. O pelotão aumentou o ritmo, mas não estava diminuir a vantagem da fuga. A 26km da meta, Biagini conseguiu isolar-se. 2km depois, Lerouz conseguiu fazer a ponte para a italiana. Dorn foi alcançado pelo pelotão.
A 21km da meta, Johannes Kulset (Uno-X Mobility) atacou e tentava juntar-se aos dois da frente. 2km depois, Biagini conseguiu largar Leroux. A 17km da meta, Alexis Guerin (Philippe Wagner-Bazin) fez a ponte para Kulset. 3km depois, Leroux conseguiu juntar-se novamente a Biagini na frente da corrida. A 10km do fim, Leroux atacou e conseguiu isolar-se. Baigini foi alcançado por Kulset e Guerin que estavam a 25s da frente da corrida. 3km depois, os três perseguidores foram alcançado.
Sobrevivente da fuga alcançado e sprint a dois na subida final
Na entrada da subida final, o Pontarlier, com 6.4km a 5.4%, Leroux detinha uma vantagem de apenas 15 segundo. A 3.6km do fim, Leroux foi alcançado. Cerca de 200 metros depois, José Manuel Diaz atacou e conseguiu isolar-se. Lenny Martinez e Clément Berthet também saltaram do pelotão e conseguiram juntar-se ao espanhol. A 2.3km do fim, os três da frente foram alcançados.
A cerca de 1km para o fim, Martinez atacou e só Berthet fez a ponte para o francês. Guillaume Martin (Cofidis) tentou juntar-se aos dois da frente, mas sem sucesso. O duo da frente seguiu juntos e disputou a corrida ao sprint. Martinez lançou o sprint final e Berthet não teve capacidade para responder ao sprint do francês da Groupama-FDJ que deu assim à equipa francesa a terceira vitória em três clássicas francesas nos últimos três dias. Nos metros finais, Diaz saltou do pelotão para ser 3º a 8s.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: LNC – Ligue Nationale de Cyclisme