Tom Pidcock faz história e conquista a Amstel Gold Race!

O britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) venceu a Amstel Gold Race, uma ligação de 252.5km entre Maastricht e Berg en Terblijt, batendo ao sprint o campeão suíço Marc Hirschi (UAE Team Emirates) e o belga Tiesj Benoot (Team Visma | Lease a Bike).

Por causa de uma neutralização na corrida feminina, houve uma mudança no percurso. Os ciclistas não iriam passar no Bergseweg e iam diretos para o Korenweg por uma estrada alternativa. A Amstel Gold Race começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 223km do fim, uma queda aconteceu no pelotão e parece que João Almeida e Juan Ayuso (UAE Team Emirates) ficaram envolvidos.

7km depois, Tosh Van der Sande (Team Visma | Lease a Bike), Enzo Leijnse (Team DSM-Firmenich PostNL), Alexander Hajek (Bora – Hansgrohe) e Zeb Kyffin (TDT-Unibet) atacaram e formaram a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem de 4:30 sobre o pelotão. A 135km do fim, o ritmo da corrida era tranquilo e a vantagem dos fugitivos do dia aumentou para 5:00.

Poucos kms depois, o ritmo da corrida acabou por aumentar e a vantagem da fuga começou a diminuir. A 77km do fim, Hajek atacou e foi seguido por Kyffin e Leijnse. Van der Sande decidiu tirar pé e foi alcançado. 3km depois, os três da frente também acabaram por ser alcançados pelo pelotão. A 70km do fim, Quiten Hermans (Alpecin – Deceuninck) ficou envolvido uma queda, mas conseguiu reentrar no pelotão. 7km depois, ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum ciclista ganhou um espaço importante.

Importante movimentação de Vervaeke, Lapeira e Honore na Amstel Gold Race (Foto: Getty Images)
Importante movimentação de Vervaeke, Lapeira e Honore na Amstel Gold Race (Foto: Getty Images)

A 60km do fim, Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step) e foi seguido por Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale) e Mikkel Honore (EF Education – EasyPost). Os três conseguiram uma vantagem de cerca de 20s sobre o pelotão. 16km depois, Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) acelerou, mas Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) não deixou o polaco ganhar um espaço importante. Este ataque partiu um pouco o pelotão e pôs os favoritos em sentido.

A 38km do fim, Max Schachmann (Bora – Hansgrohe) deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão. 2km depois, Vervaeke perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. No pelotão, Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) atacou, mas não ganhou um espaço importante. Logo a seguir, Marc Hirschi atacou e foi seguido por Roger Adria (Bora – Hansgrohe), Valentin Madouas (Groupama – FDJ) e Bauke Mollema (Lidl – Trek).

A 31km da meta, Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step) e Quentin Pacher (Groupama-FDJ) juntaram-se ao grupo perseguidor. 2km depois, Pello Bilbao (Bahrain Victorious), Tom Pidcock, Kévin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels) e Tiesj Benoot também se juntaram ao grupo perseguidor. Logo a seguir, o grupo perseguidor fez a ponte para Honore e Lapeira. Benoot não perdeu muito bem e atacou, sendo seguido por Pidcock, Vansevenant e Hirschi, mas o grupo voltou a juntar-se.

O perigoso grupo que comandava a corrida a 21km da meta (Foto: Getty Images)
O perigoso grupo que comandava a corrida a 21km da meta (Foto: Getty Images)

A 21km da meta, o grupo da frente tinha 50s de vantagem sobre o pelotão. O português João Almeida (UAE Team Emirates) estava no pelotão e parecia estar com boas pernas. 2km depois, na última passagem no Cauberg, Hirschi atacou e fez com que Honore perdesse o contacto. No pelotão, Mattas Skjelmose (Lidl – Trek) mexeu na corrida. O dinamarquês esticou o grupo, mas não ganhou um espaço importante.

A 15km da meta, Bilbao mexeu numa descida, mas foi rapidamente alcançado. 2km depois, ataques aconteceram no grupo da frente e Hirschi, Benooit, Vansevenant e Pidcock ficaram isolados. A 10km da meta, os quatro da frente tinham 8s de vantagem sobre os perseguidores e 40s sobre o pelotão que era comandado pela Lotto Dstny e a EF Education – EasyPost. 4km depois, Lapeira atacou e tentava a solo chegar ao quarteto da frente.

Pidcock, Vansevenant, Hirschi e Benoot disputaram a Amstel Gold Race ao sprint (Foto: Getty Images)
Pidcock, Vansevenant, Hirschi e Benoot disputaram a Amstel Gold Race ao sprint (Foto: Getty Images)

A cerca de 5km para a meta, Pidcock atacou e isolou-se na frente da corrida. Poucos metros depois, Benoot e Hirschi fizeram a ponte para o britânico. Vansevenant passou dificuldades, mas conseguiu reentrar na frente da corrida a 4.2km da meta. 1.2km depois, a vantagem do grupo da frente era de cerca de 14s sobre Lapeira, 17s sobre Madouas, Pacher, Adria, Bilbao e Mollema e 35s sobre o pelotão.

A 1km da meta, Benoot tentou isolar-se, mas não teve sucesso e os quatro começavam a marcar-se. Nos metros finais, Vansevenant assumiu o grupo. O belga da Soudal Quick-Step foi até quem lançou o sprint com Pidcock na roda. Benoot também lançou o seu sprint e só quando se colocou ao lado de Pidcock é que o britânico começou a sprintar. Pidcock facilmente passou Benoot e Vansevenant, mas ainda tinha Hirschi na sua roda. O campeão suíço não conseguiu Pidock que se tornou assim no primeiro britânico a vencer a Amstel Gold Race.

Paul Lapeira voltou a confirmar a grande temporada que está a fazer. O francês foi o mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser 5º. Michael Matthews (Team Jayco-AlUla) foi o mais forte ao sprint do pelotão para fechar o top10. O Campeão do Mundo, Mathieu Van der Poel, foi apenas 22º a 11s.

João Almeida chegou seguro no pelotão. O português não se fez ao sprint e acabou por ser 38º a 11s.

Pódio Final

Pódio da Amstel Gold Race com Marc Hirschi, Tom Pidcock e Tiesj Benoot (Foto: Cor Vos)
Pódio da Amstel Gold Race com Marc Hirschi, Tom Pidcock e Tiesj Benoot (Foto: Cor Vos)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock