Alexey Lutsenko vence etapa rainha e sobe à liderança do Giro d’Abruzzo!

O campeão cazaque Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) venceu a terceira etapa do Giro d’Abruzzo, uma ligação de 163km entre Pratola Peligna e Prati di Tivo, batendo ao sprint o italiano Diego Ulissi (UAE Team Emirates) e o britânico Adam Yates (UAE Team Emirates).

A terceira etapa do Giro d’Abruzzo começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 150km do fim, Marco Tizza (Bingoal WB), Manuel Peñalver (Team Polti Kometa), Filippo Fiorelli (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Matteo Malucelli (JCL Team Ukyo) e Dennis Lock (Zalf Euromobil Fior) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. 3km depois, Marco Oliva (Vini Monzon – Savini Due – OMZ) e Tommaso Nencini (Zalf Euromobil Fior) atacaram e tentavam juntar-se aos cinco da frente.

A 144km do fim, os dois perseguidores fizeram a ponte para o grupo da frente, que tinha cerca de 3:00 de vantagem sobre o pelotão. 28km depois, Oliva deixou de ter capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida. A 71km do fim, no único sprint intermédio do dia, Peñalver foi buscar a pontuação máxima. A UAE Team Emirates controlava o pelotão que estava a cerca de 2:00 dos seis da frente.

A 48km do fim, na primeira subida categorizada do dia, o Croce Abbio, com 8km a 4.7%, Malucelli, Peñalver e Nencini perderam o contacto com o grupo da frente. 9km depois, Fiorelli foi o primeiro a passar no topo da subida. Os três da frente tinham uma vantagem de 1:45 sobre o pelotão. A 26km do fim, Lock deixou de ter capacidade para seguir Tizza e Fiorelli e foi alcançado pelo pelotão. 8km depois, o duo da frente foi alcançado.

A 14.7km da meta, os ciclistas entraram na subida final a Prati di Tivo, com uma pendente média de 7%. A Astana Qazaqstan Team impunha um ritmo elevado e o pelotão começou a perder unidades. 3km depois, a UAE Team Emirates aumentou o ritmo e Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech) acabou por ceder. Poucos metros depois, Domenico Pozzovivo (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e Sebastien Reichenbach (Tudor Pro Cycling Team) também perderam o contacto com o pelotão.

A 9km da meta, Diego Ulissi (UAE Team Emirates) aumentou o ritmo e era apenas seguido por Jan Christen, Pavel Sivakov e Adam Yates (UAE Team Emirates), Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team), Yannis Voisard e Marco Brenner (Tudor Pro Cycling Team), George Bennett (Israel – Premier Tech) e Paul Double (Team Polti Kometa). 1.8km depois, Christen deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do seu colega de equipa.

A 6km da meta, Sivakov atacou e foi seguido por Lutsenko. Poucos metros, Voisard, Yates e Bennett chegaram a ritmo aos dois. Double impunha o seu ritmo com Brenner na roda e tentavam reentrar na frente da corrida. Ulissi estava uns metros atrás de Double e Brenner a seu ritmo. A 5.3km da meta, Yates atacou, mas não ganhou um espaço importante. Logo a seguir, Sivakov atacou e isolou-se na frente da corrida.

A UAE Team Emirates bem tentou, mas não conseguiu bater Lutsenko na etapa 3 do Giro d'Abruzzo (Foto: Ivan Benedetto/SprintCyclingAgency©2024)
A UAE Team Emirates bem tentou, mas não conseguiu bater Lutsenko na etapa 3 do Giro d’Abruzzo (Foto: Ivan Benedetto/SprintCyclingAgency©2024)

A 4.8km da meta, Bennett deixou de ter capacidade para seguir Lutsenko, Yates e Voisard que fizeram a ponte para Sivakov. Poucos metros depois, Yates acelerou e Lutsenko foi o único que o seguiu. Voisard chegou a estar na roda do britânico, mas foi ao seu limite e teve de tirar pé. A 3.5km da meta, Sivakov reentrou na frente da corrida. Voisard recebeu a companhia de Bennett, Double e Ulissi. 300 metros depois, Yates atacou novamente e Sivakov acabou por ceder.

A 2.3km da meta, Ulissi, Voisard e Bennett fizeram a ponte para Sivakov. 300 metros depois, Ulissi saltou do grupo perseguidor e tentava fazer a ponte para o duo da frente. A 1.8km da meta, Lutsenko atacou. Yates não foi ao choque e conseguiu encostar na roda do cazaque. 400 metros depois, Ulissi chegou à dianteira e passou para o comando do grupo. Sivakov largou Bennett e Voisard e tentava garantir o quarto posto.

Os três da frente seguiram juntos para o sprint final com Ulissi a comandar o grupo. Lutsenko lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua primeira vitória da temporada na etapa rainha do Giro d’Abruzzo. Yates acabou por ficar a pé quando o cazaque lançou o sprint e nem conseguiu passar o Ulissi, que foi assim segundo a 2s.

Sivakov quebrou, nos metros finais, e foi alcançado por Bennett e Voisard. O suíço acabou por ser mais forte que o neozelandês e o francês para ser assim 4º a 21s. Double também fez uma boa subida a ritmo e foi 7º a 35s. Brenner finalmente mostrou perto do seu melhor numa etapa de alta montanha nesta temporada e conseguiu ser 8º a 48s. Christen quebrou bastante, depois de ter perdido o contacto a 7.2km da meta, e foi apenas 13º a 2:29.

Alexey Lutsenko é o novo líder da classificação geral, da classificação por pontos e da classificação da montanha do Giro d’Abruzzo. O cazaque segue para a última etapa com 14s de vantagem sobre Adam Yates, 37s sobre Yannis Voisard e George Bennett, 38s sobre Diego Ulissi e 40s sobre Pavel Sivakov. Marco Brenner é o novo líder da juventude e a UAE Team Emirates segue a melhor equipa.

Alexey Lutsenko é o novo camisola azul do Giro d'Abruzzo (Foto: Il Giro d'Abruzzo)
Alexey Lutsenko é o novo camisola azul do Giro d’Abruzzo (Foto: Il Giro d’Abruzzo)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock