Benoit Cosnefroy conquista fenomenal Brabantse Pijl! António Morgado foi 21º!
O francês Benoit Cosnefroy (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a Brabantse Pijl, uma clássica de 196.9km entre Leuven e Overijse, batendo ao sprint os belgas Dylan Teuns (Israel – Premier Tech) e Tim Wellens (UAE Team Emirates).
A Brabantse Pijl começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. O ritmo manteve-se elevado durante alguns kms, e não estava fácil a formação da fuga do dia. A 143km do fim, Alan Riou (Arkea-B&B Hotels), Nicolas Debeaumarché (Cofidis), Jens Reynders (Bingoal WB), Dylan Vandenstorme (Team Flanders – Baloise), Lorrenzo Manzin (TotalEnergies) e Anders Johannessen (Uno-X Mobility) atacaram e formaram a fuga do dia.
Logo a seguir, Jordi Warlop (Soudal Quick-Step) e Tomas Kopecky (Tdt-Unibet) fizeram a ponte para os seis da frente. O ritmo da corrida continuava alto e o grupo da frente tinha uma vantagem de cerca de 1:40 sobre o pelotão. A 67km do fim, os fugitivos do dia acabaram por ser alcançados pelo pelotão. 4km depois, Andreas Leknessund (Uno-X Mobility) e Antoine Huby (Soudal Quick-Step) saltaram do pelotão e conseguiram uma pequena vantagem. Poucos kms depois, Alec Segaert (Lotto Dstny) conseguiu juntar-se aos dois da frente.
A 50km do fim, na segunda passagem no Moskesstraat, com 0.5km a 7%, António Morgado (UAE Team Emirates) com Tim Wellens na sua roda. O ataque do português foi bastante forte, mas acabaram por fechar rapidamente o espaço, pois os dois ciclistas da UAE era perigosos. Segaert acabou por perder o contacto com o grupo da frente.
3km depois, Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck) saiu do pelotão e fez a ponte para Huby e Leknessund. A 45km do fim, Benoit Cosnefroy (Decathlon AG2R La Mondiale) e Soren Kragh Andersen (Alpecin – Deceuninck) também se juntaram ao grupo da frente. 2km depois, um grupo de cinco ciclistas onde estava António Morgado também conseguiu juntar-se à frente da corrida. A 39km do fim, Stephen Williams (Israel – Premier Tech) fez a ponte a solo para a frente da corrida. 2km depois, os onze foram alcançados.
A 31km da meta, na penúltima passagem no Moskesstraat, Dylan Teuns atacou. Tim Wellens estava na roda do seu compatriota, mas acabou por quebrar e recebeu a companhia de Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost). Poucos metros depois, Wellens e Van den Berg alcançaram Teuns. Estes ataques fizeram com que o pelotão se esticasse, mas nenhuma equipa estava a querer perseguir.
A 25km da meta, alguns ciclistas tentaram saltar do pelotão, mas sem sucesso. 9km depois, o trio da frente tinha 22s de vantagem sobre o pelotão. A 16km da meta, Dries Van Gestel (TotalEnergies) atacou. O belga não conseguiu ganhar um espaço importante, mas o pelotão voltou a esticar. A Alpecin – Deceuninck assumiu o comando da perseguição, mas o trio da frente mantinha uma vantagem de 15s. 4km depois, a Decathlon AG2R La Mondiale aumentou o ritmo do pelotão.
A 11km da meta, na última passagem no Moskesstraat, Van den Berg atacou. Wellens e Teuns passaram dificuldades, mas conseguiram seguir com o neerlandês na frente da corrida. Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck) protagonizou um grande ataque no pelotão e demorou cerca de 1km a fazer a ponte para o trio da frente.
A 8km da meta, Benoit Consefroy atacou e rapidamente se juntou aos três da frente. O pelotão acabou por partir e um pequeno grupo tentava juntar-se ao grupo da frente. 1km depois, Jefferson Cepeda (Caja Rural – Seguros RGA) saltou desse segundo grupo e juntou-se ao grupo da frente. Poucos metros depois, Joe Blackmore (Israel – Premier Tech) atacou e também fez a ponte para a frente da corrida. Axel Laurance também o tentou fazer, mas não teve sucesso. A 4km da meta, a diferença entre os sete da frente e o pelotão era de 18s.
A 2.5km da meta, Marijn Van den Berg surpreendeu e atacou, isolando-se assim na frente da corrida. Poucos metros, Joe Blackmore assumiu a perseguição e começou a fechar o espaço para o neerlandês. A cerca de 500 metros da meta. Van den Berg foi alcançado e Blackmore ia lançar o sprint. Teuns lançou o sprint final com Cosnefroy na sua roda. Nos últimos metros, o francês facilmente passou o belga para vencer assim a Brabantse Pijl. Tim Wellens completou o pódio.
Destaca-se a grande corrida de Joe Blackmore! O jovem britânico fez a ponte sozinho para o grupo da frente, fez um grande trabalho em prol de Teuns, lançou o sprint para o belga e ainda conseguiu ser 4º. Jefferson Cepeda surpreendeu ao conseguir estar neste grupo e conseguiu um grande 5º lugar. Quinten Hermans não teve pernas para o sprint e foi apenas 6º. Marijn Van den Berg quebrou, depois de ser alcançado e foi assim 7º.
António Morgado esteve ao serviço dos seus líderes. Ainda assim, o português fez uma excelente corrida e foi 21º a 28s.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: BELGA