Elisa Longo Borghini faz brilhar a tricolor e conquista a Brabantse Pijl!

A campeã italiana Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) venceu a Brabantse Pijl, uma clássica de 134.8km entre Sint-Kwintens-Lennik e Overijse, após isolar-se na frente da corrida a 7km da meta. A campeã neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx) foi segunda a 41s e a australiana Alexandra Manly (Team Jayco-AlUla) terceira a 1:06.

A Brabantse Pijl feminina começou com um ritmo alto. A 119km do fim, Laura Molenaar (VolkerWessels Pro Cycling Team) atacou e formou a fuga do dia. 2km depois, Coryn Labecki (EF Education – Cannondale), Emily Watts (Chevalmeire) e Karin Soderqvist (Lifeplus Wahoo) fizeram a ponte para a neerlandesa. As quatro conseguiram uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão.

A 91km do fim, Sophie Wright (Fenix – Deceuninck) e Stina Ragevi (Team Coop-Repsol) saíram do pelotão e tentavam juntar-se ao grupo da frente. 9km depois, Wright tirou pé e foi alcançada pelo pelotão. A 67km do fim, Kagevi foi alcançada pelo pelotão. 2km depois, a Team SD Worx-Protime mexeu com Demi Vollering e Femke Gerritse, mas nenhuma das duas conseguiram ganhar um espaço importante. A 59km do fim, Vollering voltou a acelerar, mas novamente não a deixar sair do pelotão.

17km depois, Sofia Bertizzolo (UAE Team ADQ) e Alessia Vigilia (FDJ-Suez) atacaram e juntaram-se às quatro da frente. Watts acabou por deixar de ter capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida. A 30km da meta, Soderqvist perdeu o contacto com o grupo da frente. Logo a seguir, Demi Vollering e Elisa Longo Borghini atacaram e demoraram cerca de 3km a juntarem-se às três da frente. A diferença entre o grupo da frente e o pelotão era de cerca de 15s.

A 21km da meta, Vollering acelerou e Borghini apanhou de imediato a sua roda. Bertizzolo e Labecki cederam, mas Vigilia lutou e conseguiu apanhar a roda das duas super favoritas. 6km depois, Sarah Gigante (AG Insurance-Soudal Team) saltou do pelotão. A 12km da meta, a australiana foi alcançada. 1km depois, Vollering acelerou e Vigilia acabou por ceder. Borghini ainda se mostrou para a neerlandesa para dizer que estava lá.

Momento em que Elisa Longo Borghini largou Demi Vollering na Brabantse Pijl (Foto: Getty Images)
Momento em que Elisa Longo Borghini largou Demi Vollering na Brabantse Pijl (Foto: Getty Images)

A 7km da meta, Borghini atacou e Vollering acabou por ceder. 2km depois, a italiana tinha cerca de 20s de vantagem sobre a neerlandesa. O pelotão acabou por tirar pé e os dois primeiros lugares do pódio estavam garantidos. Borghini manteve o seu ritmo e conquistou assim pela primeira vez na carreira a Brabantse Pijl. Vollering não se mostrou no seu melhor, mas ainda conseguiu um excelente segundo posto a 41s. O último lugar do pódio acabou por ser decidido ao sprint com Manly a levar a melhor sobre Gerritse e Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek).

Destaca-se a excelente exibição da jovem italiana Eleonora Ciabocco (Team DSM-Firmenich PostNL) que foi 7º a 1:06. Margot Vanpachtenbeke (VolkerWessels Pro Cycling Team) surpreendeu o ano passado ao conseguir ser 7ª. Este ano, a belga voltou a estar muito bem e conseguiu ser 10ª. A Campeã do Mundo Júnior, Julie Bego (Cofidis) também fez uma ótima corrida e foi 11ª.

Pódio Final

Pódio da Brabantse Pijl com Demi Vollering, Elisa Longo Borghini e Alexandra Manly (Foto: Sprint Cycling Agency)
Pódio da Brabantse Pijl com Demi Vollering, Elisa Longo Borghini e Alexandra Manly (Foto: Sprint Cycling Agency)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock