Maurício Moreira vence a Clássica Aldeias do Xisto após solo de 60km!

O uruguaio Maurício Moreira (Sabgal – Anicolor Cycling Team) venceu a Clássica Aldeias do Xisto, a 3ª prova da Taça de Portugal, com 152km entre a aldeia da Figueira e a aldeia de Sarzedas, após se ter isolado a 60km para o fim. O português Emanuel Duarte (Credibom – La Alumínios – Marcos Car) foi segundo a 2:12, após ser mais forte, nos metros finais, que o seu compatriota Frederico Figueiredo (Sabgal – Anicolor Cycling Team).

A Clássica Aldeias do Xisto começou com um ritmo alto. A 128km do fim, Frederico Figueiredo, Duarte Domingues (Sabgal – Anicolor Cycling Team), Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense), Henrique Casimiro (Efapel Cycling), Luís Fernandes (Credibom – La Alumínios – Marcos Car) e Samuel Blanco (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) atacaram e formaram a fuga do dia. A Rádio Popular – Paredes – Boavista e a Aviludo – Louletano – Loulé Concelho controlavam o pelotão, pois não tinham num elemento na dianteira e também sabiam que o grupo da frente era perigoso.

A 80km do fim, os seis da frente entraram na primeira contagem do dia em Portela do Fojo, com uma vantagem de 2:30 sobre o pelotão. 14km depois, os ciclistas entraram na segunda contagem do dia em Casal Novo. O pelotão aumentou o ritmo e diminuiu bastante a vantagem dos fugitivos do dia. Cinco ciclistas conseguiram saltar do pelotão e juntaram-se aos seis da frente. Maurício Moreira e Emanuel Duarte eram dois dos cinco.

A 60km da meta, Maurício Moreira atacou e isolou-se na frente da corrida. O uruguaio manteve o seu ritmo e foi aumentando a vantagem sobre os perseguidores km após km, para dar a primeira vitória da temporada vitória à Sabgal – Anicolor Cycling Team na Clássica Aldeias do Xisto.

O grupo perseguidor acabou por partir e Frederico Figueiredo, Emanuel Duarte e Samuel Blanco acabaram por lutar pelos restantes lugares do pódios. Nos metros finais, Emanuel acabou por ser o mais forte para ser assim 2º a 2:12. Frederico foi mais forte para Samuel para ser 3º a 2:16 e ainda teve tempo para celebrar a vitória de Maurício.

Pódio da Clássica Aldeias do Xisto com Emanuel Duarte, Maurício Moreira e Frederico Figueiredo
Pódio da Clássica Aldeias do Xisto com Emanuel Duarte, Maurício Moreira e Frederico Figueiredo

Os portugueses Fábio Costa (ABTF Betão – Feirense) e Francisco Campos (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) foram 8º e 12º, respetivamente. Com os resultados da Clássica Aldeias de Xisto, Francisco perdeu a liderança para Fábio, com apenas uma prova para o fim da Taça de Portugal.

O português Alexandre Montez (Credibom – La Alumínios – Marcos Car) foi 16º a 2:41. Alexandre foi mais forte ao sprint que Diogo Pinto (Óbidos Cycling Team) e Duarte Domingues para ser o melhor Sub-23 na Clássica Aldeias do Xisto. Na Taça de Portugal, Duarte perdeu a liderança para Alexandre, mas os dois estão empatados com 200pts.

Alexandre Montez é o novo líder da Taça de Portugal nos sub23 e Fábio Costa em elites
Alexandre Montez é o novo líder da Taça de Portugal nos sub23 e Fábio Costa em elites

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock