Carlos Rodriguez triunfa em Eibar! Juan Ayuso vence Itzulia Basque Country!
O espanhol Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) venceu a última etapa da Itzulia Basque Country, uma ligação de 137.8km com partida e chegada em Eibar, terminando à frente do seu compatriota Juan Ayuso (UAE Team Emirates) que conquistou a classificação geral. O espanhol Marc Soler (UAE Team Emirates) fechou o pódio a 41s.
A última etapa da Itzulia Basque Country começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 129km do fim, Kévin Vauquelin e Alessandro Verre (Arkea-B&B Hotels), Sjoerd Bax (UAE Team Emirates), Harold López (Astana Qazaqstan Team) e Jimmy Janssens (Alpecin – Deceuninck) saltaram do pelotão e ficaram isolados na frente da corrida. 4km depois, os cinco foram alcançados.
Logo a seguir, Brandon Rivera (Ineos Grenadiers), Romain Combaud, Oscar Onley e Martijn Tusveld (Team DSM-Firmenich PostNL), Mauro Schmid, Lucas Hamilton e Christopher Juul-Jensen (Team Jayco-AlUla), Steven Kruijswijk e Milan Vader (Team Visma | Lease a Bike), Igor Arrieta e Bax (UAE Team Emirates), Rein Taaramae (Intermarché – Wanty), James Shaw (EF Education – EasyPost), Matteo Sobrero (Bora – Hansgrohe) Gregor Muhlberger (Movistar Team), David de la Cruz (Q36.5 Pro Cycling Team), Gorka Izagirre (Cofidis), Fabien Doubey (TotalEnergies) e Janssens atacaram e formaram a fuga do dia. Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike), Bauke Mollema (Lidl – Trek), Jasha Sutterlin (Bahrain Victorious) e Esteban Chaves (EF Education – EasyPost) perseguiam o grupo da frente.
A 124km do fim, na primeira contagem do dia, Taaramae foi o primeiro a passar no topo. 4km depois, os quatro perseguidores fizeram a ponte para a frente da corrida. A 116km do fim, Schmid teve um problema mecânico e perdeu o contacto com a dianteira. 3km depois, na segunda contagem do dia, Taaramae foi novamente o primeiro a passar no alto.
A 93km do fim, na terceira contagem do dia, De la Cruz foi o primeiro a passar no topo. Vader e Combaud perderam o contacto com o grupo da frente e foram alcançado pelo pelotão. A fuga do dia tinha uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão. A 80km do fim, Arrieta e Juul-Jensen atacaram, mas os dois foram rapidamente alcançados.
9km depois, na Krabelin, com 5km a 9.6%, Chaves atacou e foi seguido por Kuss, Kruijswijk, Muhlberger, Mollema, Arrieta e Onley. No pelotão, William Lecerf (Soudal Quick-Step) atacou e foi seguido por Marc Soler. A 67km do fim, Kuss foi o primeiro a passar no topo da subida. Soler largou Lecerf e tentava chegar ao segundo grupo. 5km depois, Shaw chegou ao grupo da frente. Poucos kms depois, Soler chegou a Hamilton, Juul-Jensen, De la Cruz, Bax, Taaramae, Sutterlin, Gorka, Rivera, Doubey e Janssens.
A 54km do fim, Chaves foi buscar a bonificação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. 4km depois, o grupo da frente tinha 1:05 de vantagem sobre os perseguidores e 1:50 sobre o pelotão. Poucos kms depois, o grupo perseguidor partiu e só Soler e Hamilton ficaram entre a frente da corrida e o pelotão. A 45km do fim, na quinta contagem do dia, Kuss foi o primeiro a passar no topo. 4km depois, os dois perseguidores juntaram-se ao grupo da frente.
A 34km da meta, no segundo sprint intermédio do dia, Soler foi buscar 3s de bonificação. 2km depois, na Izua, com 4.1km a 9.2%, o grupo da frente partiu e Onley ficou isolado. No pelotão, ataques começaram a acontecer com Juan Ayuso e Carlos Rodriguez a tentarem chegar a Soler e Chaves. O camisola amarela, Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) perseguia a solo os dois espanhóis. A 27km da meta, Onley foi o primeiro a passar no topo. Ayuso largou Rodriguez e chegou a Chaves e Soler. Skjelmose alcançou Rodriguez.
Na descida da Izua, Onley foi alcançado por Chaves, Soler e Ayuso. Skjelmose fez uma grande descida com Rodriguez e os dois conseguiram juntar-se aos quatro da frente. A 17km da meta, na última subida do dia, a Urkaregi, com 5km a 4.8%, Ayuso atacou e foi seguido apenas Rodriguez. Skjelmose não conseguiu seguir os dois espanhóis e teve de ir a ritmo com Onley e Soler na sua roda.
5km depois, Rodriguez foi o primeiro a passar no topo. O duo da frente estava a cooperar muito bem e tinha 25s de vantagem sobre Skjelmose, Onley e Soler e 1:10 sobre Mollema, Chaves, Pello Bilbao (Bahrain Victorious) e Brandon McNulty e Isaac Del Toro (UAE Team Emirates).
Ayuso e Rodriguez seguiram juntos a colaborem perfeitamente. Na reta da meta, Rodriguez estava na frente e Ayuso nem contestou a etapa ao sprint, dando assim a vitória ao seu compatriota pela excelente colaboração que fizeram. No sprint pelo terceiro posto, Soler foi mais forte que Skjelmose e Onley para fechar um pódio todo espanhol. McNulty foi 7º a 1:31 e Del Toro 10º a 1:41 e fecharam assim o grande dia da UAE Team Emirates.
Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 47º a 6:16. Na geral, o português foi 34º a 7:42.
Juan Ayuso é o grande vencedora da Itzulia Basque Country, batendo Carlos Rodriguez por 42s e Mattias Skjelmose por 43s. O espanhol também venceu a juventude. Alex Aranburu (Movistar Team) venceu a classificação por pontos e Sepp Kuss venceu a classificação da montanha. A UAE Team Emirates foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency